Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Amar a Deus e ao próximo (Mc 12,28-34) (04/06/09)

Essa não foi uma pegadinha ou uma armação para pegar Jesus. Os escribas eram os intelectuais, eles dominavam aquela complicada escrita e conheciam a lei.  Sua pergunta foi tão sincera que o próprio Jesus reconheceu.

Quanto à resposta de Jesus, acho que ela merece uma explicação detalhada. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito, de todo o teu entendimento" (em outros evangelistas)   isso quer dizer:  Amar a Deus com toda a minha vontade, com toda minha juventude, sem medir esforços, por exemplo, para ir à missa num dia de chuva, não ter  preguiça de rezar, de ajudar na igreja se eu puder, de ensinar a palavra de Deus aos outros, etc. Em outros evangelistas, aparece a frase:  "com todo o teu entendimento"  O que significa o seguinte: Se eu não sei que uma coisa é pecado e eu fizer essa coisa, eu não pequei, mas se eu estou sabendo que aquilo é pecado e eu o fizer, meu pecado será maior. Exemplo: Nunca disseram a um jovem que a  masturbação é um pecado contra a castidade. Se ele faz isso, não está pecando. Ao contrário, outro jovem que está consciente de seu erro e o comete, estará pecando.  Vejam. Quanto mais eu conheço a lei de Deus, mais aumenta a minha responsabilidade. Porque eu estou ciente do que estou fazendo. Eu faço, repito, volto ao padre e confesso. Peco de novo. Seria o caso de um psiquiatra. Não, eu não disse que você está ficando louco(a).  Porque no Brasil quem procura um psiquiatra, é louco. Então seria o caso de procurar um sacerdote para acompanhar o seu problema. Meu irmão, minha irmã. Se estou falando do seu caso, por favor não desista de ser cristão, ou cristã, só porque está sendo difícil vencer este seu defeito de personalidade. Deus quer o nosso esforço para vencer os nossos defeitos. E você está se esforçando, tentando ser cristão ou cristã. Continue lutando bravamente. Mesmo se o padre maravilhoso com quem você se aconselha não resolveu o seu problema, seja firme! Um dia você vai conseguir vencer tudo isso que o está impedindo de ser um (a) cristão como todas as outras pessoas.

Amar a Deus de todas as tuas forças. Significa que eu vou me dedicar às coisas de Deus de acordo com a minha saúde, meu estado  físico, e a minha idade, etc. Exemplo: Hoje é domingo, você está doente e não pode ir à missa. Você não pecou. Agora, o seu amigo, em plena saúde, e que mora razoavelmente perto da igreja, faltou à missa. Então ele pecou. 

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não é sair por aí dando beijinho nos "caras" que você encontrar. Este mandamento do Mestre quer nos dizer que   devemos desejar para os outros, exatamente o mesmo que desejamos para nós. Se eu estou lavando a louça na minha casa. O meu copo preferido eu lavo bem lavado. Os demais copos, eu lavo de qualquer jeito, eu não estou amando os meus próximos mais próximos como a mim mesmo. Você concorda? Ou sem corda?

 

Sal

Você é catequista? então ABRA AQUI

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Coisa que não damos valor.

    O que seria esta coisa a qual não damos valor.
    A explicação é bem simples, existe um Deus único o qual somos dependentes. Dizem os que acreditam que ele nos protege, nos orienta e nos encaminha pela vida. A maioria acha que estando com Deus não necessita de mais nada, tudo está resolvido.
    Fazendo minhas reflexões cheguei á seguinte conclusão existe uma coisa superimportante que nos ajudam a viver, as quais somos seus dependentes. Atentem para isso, nós seres humanos não podemos viver nossas vidas sem a presença dos nossos semelhantes, pois ninguém se basta a si mesmo. Nós sempre estaremos dependendo uns dos outros, isso é facilmente entendível. Só que nós não damos o devido valor ao nosso próximo, se esquecendo o que ele representa para nossa sobrevivência. Eu poderia enumerar aqui, quem precisa de quem, mas isso é desnecessário, pois todos sabem qual o tamanho da importância dos nossos semelhantes. Salvo as raras e honrosas exceções, nós não conseguimos dar-lhes o valor merecido porque somos impedidos pelo nosso egoísmo. Hipocrisia, falsidade, individualismo, maledicência e muitos outros defeitos os quais são heranças malditas enraizadas no nosso intimo. Nós humanos principalmente os religiosos Dão uma tremenda importância a Deus e se esquecem que nossos semelhantes são nossos irmãos, portanto são filhos de Deus e merecem o todo nosso respeito, nós não podemos tratar bem o pai e esquecer os seus filhos. Vamos gente: vamos distribuir melhor nossa atenção, nosso amor e nossa solidariedade.
    Sendo assim os que adoram a Deus sobre todas as coisas, procure amar o seu próximo como a ti mesmo, de verdade não da boca para fora com falsidade, sobretudo, dar-lhe a importância merecida, pois ele é tão importante quanto Deus. Se nós ficarmos isolados neste planeta nem Deus poderá nos salvar. A vida só é possível quando estivermos vivendo em grupos, tribos, comunidades ou nações, não há como viver isoladamente.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir