Pesquisar neste blog

domingo, 26 de abril de 2009

Por que tenho medo? (Lc 24,35-48) (26/04/09)

Caríssimos,

 

O objetivo principal da Liturgia da Palavra nos domingos do Tempo Pascal é renovar em nós, seguidores e servos do Senhor, o dom da Fé em seu ponto central:  A RESSURREIÇÃO DE JESUS! De fato, diz Paulo: "Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé" (1Cor 15). Esse reforço era ainda mais importante no tempo dos Apóstolos, primeira comunidade fundada por Jesus, que de uma hora pra outra se vê sozinha, abandonada com a aparente derrota de seu Fundador, morto vergonhosamente no madeiro. Sentimentos como desespero, medo, fracasso, desilusão foram os mais comuns no coração daqueles primeiros homens e mulheres. E Jesus sabia disso. Por isso fez questão de aparecer por diversas vezes para confirmar-lhes a fé e incentivá-los de que os planos traçados pelo Pai antes da criação do mundo haviam sido cumpridos em plenitude: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho". Pense você em alguém que viste morrer, após 3 dias estar diante de ti novamente. A preocupação do evangelista é muito clara: ele escolhe as palavras para transmitir-nos, 20 séculos depois, que as aparições não foram ilusão da cabeça de uns poucos, mas fatos contra os quais não há argumentos: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles". Jesus é profundo conhecedor do ser humano porque Ele próprio o foi por excelência, em tudo igualando-se à nossa condição, exceto no pecado. E é catequista também após sua gloriosa vitória sobre a morte para que aqueles poucos homens e mulheres tivessem condições de serem verdadeiras testemunhas, fiéis até a morte, se preciso fosse! Foi isso que deu a Pedro a coragem de vencer todos os seus temores e levantar-se no meio de todo o povo (que dias antes havia matado seu Mestre) conclamando-os à conversão, iluminados pelas promessas das Escrituras cumpridas em Jesus.

Irmãos, o Cristo Vivo, presente e atuante nos abre a mente também hoje, através desta liturgia, a fim de aceitarmos seu maravilhoso ensinamento, deixando nossos medos e dúvidas para trás ao ouvirmos o testemunho de nossos primeiros irmãos e de tantos outros que, ao longo destes 2000 anos, elevaram ao mundo suas vozes, convidando ao arrependimento e à conversão. Aquele que até a morte venceu por nossa causa está nos aguardando de braços abertos com a vitória em suas mãos. "Porque tanto medo? Porque tantas preocupações com o que comer ou vestir ou onde trabalhar ou de como será o amanhã? Filho, abandona em minhas mãos esses temores. Sei o que será de ti amanhã e estou cuidando também disso. Mas hoje, fica comigo assim como estou contigo, e serás "um" em nós como somos "um" em ti!

 

SIM PAPAI, SIM JESUS, SIM VENTO SANTIFICADOR! QUERO ACREDITAR E QUERO EM VÓS LANÇAR MEU FUTURO. NÃO QUERO MAIS TER MEDO, NEM FICAR TRISTE, NEM DUVIDAR, PORQUE VENCENDO A MORTE E ESTANDO AQUI COMIGO SEI QUE, DE FATO, NADA É IMPOSSÍVEL! E MESMO QUE EU ERRAR, SENHOR, SEI QUE ME DEFENDERÁS, POIS O DOCUMENTO QUE EXIGIA MINHA CONDENAÇÃO JÁ FOI PAGO PELO TEU INFINITO AMOR! E NESSA FORÇA QUERO DAR MEU TESTEMUNHO AOS IRMÃOS QUE PRECISAREM PARA QUE MAIS E MAIS GENTE POSSA EXPERIMENTAR COMO É GOSTOSA, LEVE E LIVRE A VIDA QUANDO VIVIDA AO TEU LADO!

 

NADA É IMPOSSÍVEL PARA TI

INTÉRPRETE: ADRIANA

 

Por que tenho medo se nada é impossível para ti?
Por que tenho medo se nada é impossível para ti?
Por que tenho medo se nada é impossível para ti?
Por que tenho medo se nada é impossível para ti?

Por que ficar triste se nada é impossível para ti?
Nada é impossível para ti
Nada é impossível para ti

Porque duvidar se nada é impossível para ti?
Nada é impossível para ti
Venceste a morte, pois nada é impossível para ti
Estás entre nós e nada é impossível para ti
Nada é impossível para ti

 

 

Atenciosamente,

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

www.ciser.com.br (Ciser - Parafusos e Porcas - Vendas - Região SUL)

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário