Pesquisar neste blog

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jesus resumiu os mandamentos em apenas dois (Jo 14,21-26) (11/05/09)

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele."
        Mais quais são os mandamentos de Jesus? São diferentes dos DEZ MANDAMENTOS que foram entregues a Moisés no Sinai?

   Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois

1-   Amar a Deus sobre todas as coisas: De que modo nós amamos a Deus?  Rezando lendo o evangelho, indo à missa aos domingos e dias santos de guarda, pensando nas três pessoas da Santíssima Trindade, ouvindo e divulgando a  sua palavra, acreditando em Jesus... etc.

 

2-   Amar as pessoas como a nós mesmo: De que modo nós amamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia na família, na escola e que são próximas a nós?

Respeitando, evitando uma briga, não roubando, não prejudicando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, ajudando, demonstrando interesse, compreendendo, falando bem, mostrando seus erros, corrigindo, não sendo falso, mas amigo de verdade, não fazendo fofoca, não estragando as coisas dos outros, não fazendo bagunça durante às aulas, não tendo inveja e não desejando o mal a ninguém, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais, tendo pena e ajudando: Os cegos, mendigos, paralíticos e outros deficientes etc, sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não sendo fingido, não caluniando, não guardando rancor, não tendo ódio, não sendo preguiçoso, não divulgando os defeitos dos outros, não ofendendo, não fazendo gozação, enfim, procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.

Cristão é aquele que vive o amor de Cristo e trabalha para construir um mundo melhor, combatendo as coisas erradas, por exemplo. O cristão cresce, ou se valoriza, como pessoa, quando ele se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento dos outros. Quando procura viver como irmãos. E é esse amor fraterno que dá sentido a nossa vida e à vida das outras pessoas.   Mas será que vivemos sempre esse amor fraterno? Será que no nosso dia-a-dia na família, na escola, no trabalho etc, nós nos esforçamos realmente para que este mundo seja melhor?                

Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira etc. tudo é manifestação de convivência. E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, Isto é, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.

Todas as leis que existem no mundo, feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não) deste segundo mandamento, que nos manda amar o próximo. Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento (amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de: cadeia, polícia, exércitos, usar a violência, processos, julgamentos, armas etc.

     Quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a felicidade às pessoas:

Amar a Deus e amar o próximo.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



47 comentários:

  1. em que parte da bíblia diz que devemos ir a casa do senhor aos Domingos?
    na verdade, devemos honra-lo todos os dias...
    mais apenas um dia ele, abençoou e santificou. (Êxodo 20:8)
    Jesus resumiu para compreendermos melhor, não para deixarmos de seguir os mandamentos. pois Jesus seguiu a todos.
    e a palavra do senhor é uma Só. (malaquias 3:6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo pecado nada mais eh do q a falta de amor e é isso q Jesus explica,com relação o ir a igreja aos domingos ñ c deve acreditar q ir na igreja q conta e sim entender o proposito de estar reunido para o adorar em união (na biblia tbm ñ diz que ñ pode usar maconha ,ver pornografia seguindo esse seu racicinio eu poderia defender tudo isso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Aonde tem isso nas escrituras..? Que Jesus explica sobre ir a "igreja"..?
      rapaz vocês inventam qualquer coisa para manter as pessoas em aprisco.

      Excluir
    5. Jesus falou em Mateus 19 16/23 leian a bíblia e tirem suas dúvidas! !fiquem em paz !!

      Excluir
    6. Jesus falou em Mateus 19 16/23 leian a bíblia e tirem suas dúvidas! !fiquem em paz !!

      Excluir
  2. Oi, devemos horrar a ¨DEUS TODOS OS DIAS¨ler a biblia diariamente e praticar seus ensinamentos.Jesus veio não para abolir a lei e sim cumpri-la(Mateus 5-17)O senhor curou; pregou e peregrinou todos os dias durante o seu ministerio terrestre.O proprio nos advertiu que irião mudar seus ensinamentos(Mateus 7-15).

    ResponderExcluir
  3. vc estar correto devemos Honrar a Deus todos os dias, Jesus veio sim cumprir toda a lei, por isso sofreu tudo que a nos estava imputado, nao valorizamos o grande ssacrifio feito por nos. algums pessoas continuan adorando deus falsos .oque desagrado totalmente a Deus.mas naquele dia toda lingua confessara e todo joelho sedobrara na presenca do supremo Juiz que e o Senhor Jesus Cristo.amem.Glorias a Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Para quem falou q Jesus seguiu todos os mandamentos está equivocado, pois não observou o sabado como dia de descanso. Bem como não respeitou em nada a Lei dos Judeus, como por exemplo não comer carne de porco. E aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para podermos entender essa questão da lei, devemos estudar o livro de Gálatas. Vou cita aqui Gal. 3: "Gal 3:19 Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
      Gal 3:20 Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.
      Gal 3:21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
      Gal 3:22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
      Gal 3:23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
      Gal 3:24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
      Gal 3:25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
      Gal 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
      Gal 3:27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
      Gal 3:28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
      Gal 3:29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa". A verdade é que o verbo em hebraico se refere à palavra "cumpriu" como, "completou". encerrou. Jesus encerra a lei, ela está cumprida, completada.
      Deus vos abençoe Pr. José Luz

      Excluir
  5. como os adventistas tem o coração fechado,só pensa no sabado,o sacrificio de jesus fica sempre por ultimo.pra eles basta guardar o sabado.

    ResponderExcluir
  6. como os adventistas tem o coração fechado,só pensa no sabado,o sacrificio de jesus fica sempre por ultimo.pra eles basta guardar o sabado.

    ResponderExcluir
  7. nossa como tem pessoas tapada nessa vida mais o amor de cristo salva!!

    ResponderExcluir
  8. meu DEUS voces nao conhece jesus mesmo.

    ResponderExcluir
  9. TIRA ESSA MASCARA; POVO MEU EU JESUS ESTOU NO PROXÍMO, NAS RUAS PASSANDO FOME,SEDE, FRIO,NOS ORFANATOS NOS AZILOS SEMPRE SOLITARIO.

    ResponderExcluir
  10. QUAL LADO VCS ESTAO DIREITA OU ESQUERDA?

    ResponderExcluir
  11. SO DISCUTIR BIBLIA, FARIZEUS ,CUIDAO DA SUA IMAGENS E ESQUECEM DA PAIXAO DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  12. FAREZEUS,HIPOCRITAS SO SABEM DISCUTIR BIBLIA, E ESQUECEM DA PAIXAO DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  13. Prestem atenção e parem de ser enganados....Hoje estamos na nova aliança.....a Lei de Moises foi feita para os israelitas e nos não somos israelitas, nossos mandamentos são simples e claros, amar a deus acima de todas as coisas, amar um aos outros, se alguem lhe bater na face lhe de o outro lado, se alguem te pedir sua tunica de a capa tb....ele nunca falou para guardarmos sabado, cantarmos louvores, irmos em igreja e o detalhe mais importante não chamar ninguem na terra de pai.....parem de ler pedaços e leiam a historia inteira na integra...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu tenho várias dúvidas e busco na bíblia,e entendo que leis é uma coisa é o estatuto perpétuo (para sempre) é outra lei de Moisés eu até entendo que foi feito para os israelitas,,mas os mandamentos foi feito para todas as gerações e até Jesus disse que não pense que vim para destruir leis ou profetas e sim para cumprir,,, à daquele que acrescentar um tiu ou tirasse um vírgula,, então deveríamos segui os mandamentos do princípio da bíblia ao fim,

      Excluir
    2. Bom!! Deus e um só e a lei e pra todos a bíblia e o manual de Deus gente e a ela que temos que segui os equívocos deixa como DEUS !!busquem a face do pai deixa que as pessoas facão imagem de barro e pessoas comuns e adorem e pecado mas mas deixa que Deus vai julgar no juízo final !!afinal o julgamento final e pra isso né? E Jesus vai vaí voltar e Deus vai cumprir tudo aquilo para o qual enviou seu filho para nos alertar!

      Excluir
    3. Bom!! Deus e um só e a lei e pra todos a bíblia e o manual de Deus gente e a ela que temos que segui os equívocos deixa como DEUS !!busquem a face do pai deixa que as pessoas facão imagem de barro e pessoas comuns e adorem e pecado mas mas deixa que Deus vai julgar no juízo final !!afinal o julgamento final e pra isso né? E Jesus vai vaí voltar e Deus vai cumprir tudo aquilo para o qual enviou seu filho para nos alertar!

      Excluir
  14. so um ultimo detalhe quero que alguem me prove no novo testamento que existe santissima trindade e o pior de todos os erros me provem que segundo as escrituras Maria e santa e intercessora e que algum santo existe sem ser Jesus....espero respostas

    ResponderExcluir
  15. filho eis ai a tua mâe Mâe es ai o teu filho

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. maria como a biblia diz foi agraciada e ela é bem dita como muitos outros tambem são na biblia como nois hoje em dia tambem podemso ser benditos mais isso não significa que seremos intercessores como Jesus disse eu sou unico caminho e niguem vai ao pai se não por mim.

    ResponderExcluir
  18. Não tem segredo, quem é de Deus sabe que o que nos salva são esses 2 mandamentos que Jesus pregou: Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar as pessoas como a nós mesmo. Simples assim como Jesus, nosso salvador.

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Onde Jesus disse que devíamos adorar Maria?

      Excluir
  20. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.

    - que viu jesus e tem provas cientificas disso, ou fotos?
    Jesus é mito dos judeus, eles copiaram as lendas de tabuas de barro na sumeria, pesquisem, leiam...

    ResponderExcluir
  21. isso é catolico não faz sentido !!!!!

    ResponderExcluir
  22. Caros amigos, a questão não é saber quem está certo ou quem está errado, quem é embaixador do Reino de Deus não tem opinião, pois a PALAVRA de DEUS é sua Lei e ESCUDO. JESUS CRISTO é a Palavra, quem crê na Palavra tem a vida, quem não crê na Palavra (que é Cristo) ainda está na escuridão e não sabe de onde vêm , nem para onde vai. Jesus disse que se nossa justiça não ultrapassar a dos escribas (estudiosos) e fariseus (religiosos) não poderemos entrar no Reino de Deus. Podemos concluir que devemos guardar e praticar os dez mandamentos e mais os mandamentos do Senhor Jesus, pois o Senhor não veio para abolir, mas para cumprir e elucidar o verdadeiro significado dos mandamentos e dos mistérios do Reino. Sabendo que é a fé no Senhor Jesus que nos capacita para guardar e praticar os seus mandamentos, pelo Seu infinito amor e poder dado pelo Espírito Santo, dado aqueles que creem no Seu sacrifício. Busque em oração e na leitura da Palavra, pode crer meu irmão, toda a Bíblia é inspirada por Deus, cuidado com a mentira de que pode entrar no Reino de Deus de qualquer jeito, pois escrito está: quem ama o mundo e o que está no mundo, nele não está o amor do Pai. Seguir a Cristo é negar-se a si mesmo, um cristianismo sem cruz, é mentira de satanás, não caia nessa. Está escrito:"Saia dela filho meu para não se tornar participante das suas abominações", quem tem ouvidos ouça! Deus abençoe a todos, com amor.. irmão Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Cristão e devo seguir os mandamentos de Cristo.Não tenho nada a ver com leis que foram dadas ao povo de Isrrael.Eu sou do povo gentio e recebi os mandamentos de Jesus.É esse
      novo testamento que tenho de seguir.

      Excluir
  23. Sou Cristão e procuro seguir os mandamento de Cristo.Porisso não tenho que me preocupar com a velha aliança.Jesus nos trouxe a nova aliança e é essa que devemos seguir.

    ResponderExcluir
  24. Ressurreição e vida eterna. Eis aí a promessa. Jesus conquistou-a por nós na cruz do calvário. o que mais fizermos, se não fizermos por amor, não valerá nada. A Salvação é de graça, pela fé. Jesus fez o que era suficiente e necessário para que termos salvação.
    Porém, nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas apenas aqueles que fazem a vontade do meu Pai - disse Jesus.
    Jesus é Senhor e Salvador. Senhos significa que ele manda e nós, os servos Dele, obedecemos. Se obedecermos a Jesus, vamos experimentar a Sua vontade que é perfeita, boa e agradável. A Palavra de Deus se renova a cada dia, por isso seria muito bom se lêssemos e meditássemos nela todos os dias.
    Cada um faz para Deus conforme suas forças. Deus é o Juiz. Não nós.
    Sirvamos a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns foi uma muito bom mencionar essa passagem ela tem uma siguicado especial pode tirar as dúvida!pesso ao amados irmãos que leia mais a bíblia e pessa dicernimento a Deus pois Jesus escreveu muitas parábola porque se não meditar naquilo e horar pela visão espiritual nao vai haver significado para vocês a palavra de Deus e misteriosa porque essa é uma característica do nosso Deus! Lembrem se que Jesus foi enviado por Deus e Jesus recorria a Deus em oração quando estava em apuros,imagina nos que somos pecadores!!imagina uma pirâmide nesse caso Deus seria a base de sustentação da pirâmide!assim e o evangelho Deus nos fez seres espirituais porque somos imagem semelhança dele e ele nos amou acima de toda criacão fomos feito para adora-lo.fiquem em paz que Deus abençoe a todos!

      Excluir
  25. Ressurreição e vida eterna. Eis aí a promessa. Jesus conquistou-a por nós na cruz do calvário. o que mais fizermos, se não fizermos por amor, não valerá nada. A Salvação é de graça, pela fé. Jesus fez o que era suficiente e necessário para que termos salvação.
    Porém, nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas apenas aqueles que fazem a vontade do meu Pai - disse Jesus.
    Jesus é Senhor e Salvador. Senhos significa que ele manda e nós, os servos Dele, obedecemos. Se obedecermos a Jesus, vamos experimentar a Sua vontade que é perfeita, boa e agradável. A Palavra de Deus se renova a cada dia, por isso seria muito bom se lêssemos e meditássemos nela todos os dias.
    Cada um faz para Deus conforme suas forças. Deus é o Juiz. Não nós.
    Sirvamos a Deus.

    ResponderExcluir
  26. o que indica que jesus resumiu os dez mandamentos em dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oseias, leia Mateus 22.36-40

      "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
      Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
      Este é o primeiro e maior mandamento.
      E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
      Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".

      Excluir
    2. Queridos irmãos em Cristo, boa tarde!
      Permitam-me dizer algo a respeito do assunto em questão mas sem querer ferir a sensibilidade de ninguem e dizer que de antemão que respeito a opinião de todos:
      Queridos, dizer que Jesus aboliu os dez mandamentos não seria o mesmo que dizer, matar, roubar, adulterar, desonrar pai e mãe, ter outros deuses além do Criador, ser idólatra é licito?
      Porque o termo "Abolir" segundo o meu conhecer é, "Não vale mais" ou "Deixou de ser observado ou váildo".
      Se é que Jesus nos queria dar a entender desta maneira, não estaria doutra maneira a dizer-nos, matem, roubem, adulterem, desonrem pai e mãe, sedes idólatras e tendes outros deuses além do criador?
      Certo jovem rico, preocupado com a sua salvação foi ter com Jesus perguntando-lhe o seguinte:
      Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
      Respondeu-lhe Jesus: por que me chamas bom? ninguem é bom, senão um que é Deus.
      Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguem defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe.
      Nesta historia queridos e amados irmãos, vemos que Jesus mostrou a necessidade da observação dos mandamentos, que resumidos em apénas dois não deixa de ser a mesma coisa.Marcos 10:17-20.
      E, Ele ainda acrescenta: Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Mateus 5:17.
      Aqui está a perseverança dos Santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12.
      Concluindo meus irmãos?
      Pode alguem matar seu próximo e dizer que o ama?
      Ou pode alguem trair a sua esposa cometendo adultério constante e tendo como consequência do seu pecado AIDS,transmitindo a mesma a ela e dizer que a ama?
      Pode alguem adorar ídolos de toda espécie e dizer que ama a Deus?
      Acredito que não!
      Os dez mandamentos são eternos para nos revelar o pecado.
      1 Corintios 13:4-8. Leia por favor.
      Deus abençoe a todos os comentadores!

      Excluir
    3. Nossa esse irmão q hipócrita
      Quem ama a Deus num roba,nem mata é não adúltera.quem ama o próximo não cobiça nao mata é não odeia. Vai estudar p entender as palavras.

      Excluir
  27. Deus e tão sábio,misericordioso e benigno;que permite que haja discussões como essas.Permite que creiamos ou não em Sua existência.
    Mas se por um minuto deixarmos a Bíblia de lado(como se não existisse) e vivêssemos o "Amor verdadeiro",iríamos chegar onde Deus quer.Prova de sua grande sabedoria.
    Mas seu Amor é tão grande,que ele permite que tenhamos dúvidas.
    Não percamos tempo com críticas,desafetos, descrenças e ódio com nosso próximo.
    Deus E Perfeito.... nós não!

    ResponderExcluir