Pesquisar neste blog

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia 1º de maio = Dia do Trabalhador (Jo 6,52-59) (01/05/09)

Como ontem refletimos sobre Cristo pão da vida, hoje vamos pensar no trabalhador que vende suas forças de trabalho por um prato de comida.

Conheci um sujeito muito esperto que sempre repetia: "quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro". Pensando bem, se a gente reparar na sociedade, vamos perceber que aqueles que estão com muito dinheiro, nem sempre são os que trabalham muito. Por que aqueles que trabalham muito como a faxineira, o lavrador, o operário, esses não estão com muito dinheiro.

Meu irmão, você que trabalha de sol a sol, que levanta e sai de casa ainda escuro e quando volta já está escuro, você que trabalha muito e ganha pouco, não se revolte contra Deus. Lembre das palavras de Jesus: " Felizes são aqueles têm fome e sede de justiça, pois eles serão saciados (na vida eterna).

Apesar da distribuição das riquezas ser uma grande injustiça, infelizmente é assim mesmo. Sempre teremos ricos e pobres. Não. Eu não estou do lado dos ricos. Nem mesmo do lado dos pobres. Estou do lado da verdade. E na verdade, a distribuição das riquezas no planeta Terra é assim: 85% dos bens terrenos estão nas mãos de uma minoria de 15% que são os ricos. (É, eles são minoria.) Sobrando apenas 15% das riquezas do mundo para a maioria que somos nós, os pobres que formamos 85% da população mundial. Infelizmente esta é uma das causas da violência.

Mas não vamos olhar os ricos como se eles fossem maus, e totalmente injustos, etc. Pois eles podem ser bons. Aliás, existem muitos ricos caridosos ou misericordiosos. E "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." (na vida eterna)

É necessário que existam ricos. De quem são as fábricas que geram empregos? Dos ricos. Viu? Ricos e pobres formam o equilíbrio da sociedade. O problema é achar que, por causa da riqueza, não se precisa de Deus.

 

Bem-aventurados os humildes de espírito,

porque deles é o reino dos céus.

 

Bem-aventurados os que choram,

porque serão consolados.

 

Bem-aventurados os mansos,

porque herdarão a terra.

 

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,

porque serão fartos.

 

Bem-aventurados os misericordiosos,

porque alcançarão misericórdia.

 

Bem-aventurados os limpos de coração,

porque verão a Deus.

 

Bem-aventurados os pacificadores,

porque serão chamados filhos de Deus.

 

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça,

porque deles é o reino dos céus.

 

Bem-aventurados sois quando, por minha causa,

vos injuriarem e vos perseguirem e,

mentindo, disserem todo mal contra vós.

 

Regozijai-vos e exultai,

porque é grande o vosso galardão nos céus;

pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Palavras de Jesus em Mateus 5:3-12

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.catequeseatual.blogspot.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário