Pesquisar neste blog

sábado, 4 de abril de 2009

O pré-julgamento de Jesus (Jo 11,45-56) (04/04/09)

Os fariseus, escribas e sacerdotes não descansaram enquanto não conseguiram um jeito de anular a pessoa de Jesus Cristo. Preocupados com a sua fama e a multiplicação dos milagres, estavam sem saber o que fazer. Foram muitos os enfrentamentos entre eles e Jesus, onde questionavam a pessoa de Cristo. Até que finalmente, os pontífices e os fariseus convocaram o conselho...   ...E desde aquele momento resolveram tirar-lhe a vida.

Isso mesmo. Decidiram matar Jesus, O inocente. Resolveram matá-lo por Ele fazer o bem. Curar e ressuscitar pessoas, aconselhar-nos a seguir o caminho reto, a não nos preocupar com o dia de amanhã, e a não ter medo, mas crer nEle e no Pai, e o que mais indignaram os pontífices ou sumo sacerdotes, dizer que Ele era o Filho de Deus. Para os judeus, isso foi blasfêmia, mas na verdade, eles queriam apagar o concorrente. Então aquele conselho foi um pré-julgamento de Jesus, onde O Filho de Deus foi, de antemão, condenado.

Também nós condenamos e até mesmo "queimamos" os nossos concorrentes, arrumando um jeito de diminuir as suas qualidades: sejam no emprego, por ciúmes daqueles colegas que são mais capazes que nós, seja aquela garota que é mais bonita do pedaço, ou aquele cara forte que arrasa quando chega na área...

Será que nós já fizemos isto?

Semana passada, conversando com um professor,  ele disse-me: "Trabalhei muitos anos como funcionário público, e, como eu não conseguia nivelar-me aos demais, quase sempre era chamado de "estrela" e era muito perseguido, acho que não necessariamente pela minha inteligência ou pelo meu destaque, pois não sou pessoa  que gosta de  aparecer, mas pelo meu esforço. E o pior foi quando tive por chefe, uma coordenadora que sabia menos do que todos nós."

Caros irmãos: A psicologia diz que quando cruzamos com outra pessoa na rua, na nossa mente fazemos um pequeno julgamento, ao comparar-nos com aquela criatura de Deus. Olhamos discretamente e pensamos: "será que esse(a) aí já leu os livros que li? Será que tem as mesmas propriedades que tenho? Não me parece que já visitou os mesmos lugares que eu!...

Precisamos tomar mais cuidado para não fazer como os líderes judaicos. Ter mais cuidado com os nossos pensamentos e palavras. E, lembrar, acima de tudo o que nos disse o Ressuscitado: "Não julguem e não serão julgados! Não condenem e não serão condenados!"

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Interesses: O Senhor nunca prometeu um caminho facil, mas assegurou que sempre estaria conosco nesse caminho" Você esta triste olha para traz, e ver as coisas boas, se a preocupação olha em volta e a fé, olha para cima, olhe para JESUS e tenha fé, que o mais DEUS tudo fará por você. Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas verdades. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todos dias. Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; como terra seca exausta, sem água. Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos. Gloria ao meu Deus olha por cada um de nós aqui na terra!

    ResponderExcluir