Pesquisar neste blog

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O mundo precisa de Paz (Jo 10,31-42) (03/04/09)

              Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar.
Disse-lhes Jesus: "Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?" Os judeus responderam-lhe: "Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus.
"

Estamos vendo neste evangelho, mais uma cena de violência  por parte dos judeus em relaçao a Jesus. 

Caros irmãos, nós também já estamos cansados de sofrer com a violência! Estamos precisando muito de paz.

            O mundo precisa de paz. Paz na família, paz com os vizinhos, paz ao sair na rua, paz entre todas as pessoas. Longe de nós os horrores da guerra: "...lá pelas três e pouco da madrugada, novamente o ronco dos caças inimigos. Eram bombas caindo na nossa cabeça, luzes apagadas para que os pilotos não enxergassem a cidade, falta de água porque a adutora foi destruída, falta de comida porque já não têm mais pontes nem estradas para o transporte, clarões de fogo das bombas explodindo aqui e ali, sirenes disparadas, barulho de metralhadoras, zumbidos de balas perdidas que passam perto de nossos ouvidos, um menino aos gritos de socorro diz que os seus pais acabaram de serem baleados... De repente este verdadeiro inferno tem uma pausa. Os aviões se afastam, os tiros vão diminuindo, agora só se escuta outros tipos de sons: latidos de cachorros, gemidos, gritos por Deus, palavrões de desabafos, uma mãe grita: minha filha!, uma parede que cai, uma explosão do posto de gasolina, um botijão de gás pega fogo perto de mim, incêndios por toda parte, pessoas queimadas, mutiladas, desmaiadas, caídas, penduradas nos escombros, prensadas em baixo de blocos de paredes, ninguém pode socorrer ninguém..."

         Chega! Não queremos mais as palavras do sobrevivente de um bombardeiro aéreo...

          Porque paz não é somente ausência de guerra! Paz é ausência de injustiças, de discussões, de desentendimentos, de brigas, etc.

A paz começa dentro de cada um de nós. É a paz interior, que cada um de nós experimenta quando tudo está correndo bem porque estamos em estado de graça. E pode estar certo, que aquele que está em paz consigo mesmo, vai estar em paz com todos. Ao contrário, aquele que odeia a si mesmo, também vai odiar a todos e, por isso, declara guerra ao mundo.

A guerra é coisa do demônio. "De repente este verdadeiro inferno tem uma pausa..." (disse o sobrevivente).  O estado de guerra faz mal aos ricos e aos pobres. Já reparou numa coisa? o estar de mal com alguém nos faz muito mal. Já a paz é coisa de Deus. "Eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz..." A guerra é a pior coisa que pode nos acontecer nesta vida (a segunda é a cadeia).

Ao contrário, acima de qualquer bem material, casa, terras, carro, que possuimos, a paz é o maior bem que a humanidade possui. A paz nos faz tanto bem, que dizemos que paz e bem é uma só coisa. É por isso que, ligados naquele que disse "...Eu vos dou a mina paz...", costumamos desejá-la aos nossos amigos, dizendo: A paz de Cristo. Que é a PAZ duradoura, pois é a paz que é fruto da justiça.

   

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário