Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Não à violência (Jo 8,51-59) (02/04/09)

Disse Jesus aos judeus: "Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte."

Os judeus se revoltaram pois entenderam que Jesus estava falando da morte do corpo. O debate continua, até que quase partiram para a violência com o Divino Mestre.

Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou." A essas palavras, pegaram então em pedras para lhas atirar. Jesus, porém, se ocultou e saiu do templo.

Uma atitude de violência por parte daqueles que já estavam a "ponto de bala"

E por falar em bala, quantas pessoas já foram mortas por balas perdidas, por causa da violência!

A violência é um monstro que devora a sociedade atual e tem como casas uma série de fatores que se avolumaram com o decorrer dos anos.

C  A  U  S  A  S     D  A     V  I  O  L  Ê  N  C  I A

1 – A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA:  Isto é, o crescimento descontrolado da população mundial, que foi agravado com a crise financeira global. Fica difícil conseguir emprego, lazer, moradia, atendimento médico, etc para tanta gente! Movidos pelo desespero, alguns assaltam para sobreviver.

2 ­– A DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA:  Brigas, traições, separações, assassinatos, causados pela falta de amor, pelos baixos salários, etc. Os pais trabalham várias horas e não dão atenção aos filhos, os quais crescem revoltados.

3 -  A TELEVISÃO  E  O CINEMA: Que mostram três coisas básicas: sexo, drogas e violência. Os filmes,  e até os desenhos como Tom e Jerry, por exemplo, ensinam vingança e violência. Os comércio do mundo ganham com o aumento da população mundial, pois assim há mais consumidores para os seus produtos. Por isso o cinema e a TV ensinam os jovens a serem violentos e fazerem sexo sem a menor responsabilidade. Por outro lado, está provado que os jogos de video-games (de lutas e de dar tiros), conduzem os jovens a violência! Pois alguns imitam isso na vida real.

4 -  O  CONSUMISMO : A Sociedade Industrial de Consumo nos estimula pela propaganda a comprar e comprar... E, para poder trocar os nossos eletrodomésticos por outros mais avançados e modernos, uns trabalham demais, e outros assaltam...

5 – O  DESEMPREGO: Que é causado pela Globalização, pela máquina que substitui o homem, (catracas eletrônicas nos ônibus, robôs, computadores, colhedeiras na lavoura, esteiras e guindastes nos portos, etc.), pela política administrativa dos governos, o crescimento populacional, etc.

6 -  A  MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RENDA: Ou seja, uma minoria com muito dinheiro, e a grande maioria com muito pouco. Isto gera revolta. Saber que apenas 20% da população mundial desfruta de 80% das riquezas mundiais, sobrando apenas 20%  dessas riquezas para a grande massa de 80%. Sendo grande parte favelados vivendo em condições subumanas .       

7 – O ESTATUTO DO MENOR: Que atribui exagerada impunidade ao jovem. 

      As drogas não são causas de violência, mas sim, consequências: O jovem recorre à venda de droga por estar desempregado, favelado, infeliz com as brigas em casa ... e, principalmente sem Deus.

8 -  A  FALTA DE DEUS: Esta é a principal causa da violência no globo. Porque quem acredita em Deus, e pratica uma religião, sabe que o outro  é seu irmão. E por isso não usará de violência para com ele. O mundo não está com falta de fé, mas sim falta  coragem para praticar a fé. Precisamos mudar o ESTATUTO DO MENOR, e dar ao jovem: formação, ensino técnico, esporte,  lazer, emprego, etc. Assim, ocupados, não terão tempo de praticar violência.

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário