Pesquisar neste blog

domingo, 29 de março de 2009

Jesus também sentiu-se angustiado (Jo 12,20-33) (29/03/09)

        O Evangelho de hoje traz o momento em que Jesus está em Jerusalém, alguns dias antes da sua morte. As palavras que Jesus fala hoje são típicas de uma pessoa que está angustiada, e Ele admite isso: "Agora sinto-me angustiado! E que direi? 'Pai, livra-me desta hora'? Mas se foi para esta hora que eu vim!" Meditando sobre estas palavras, vem o pensamento... Quanta vezes, diante de uma situação importante e decisiva na minha vida, eu me deixei levar pelo caminho mais fácil...

        Será que isso acontece com todas as pessoas? Quando vai se aproximando o momento de apresentar o resultado de um longo trabalho, de uma prova importante, de uma cirurgia, de resolver um assunto complicado... Enfim, aqueles momentos em que a gente gostaria de "passar por cima", desligar e só religar depois... Acho que isso acontece com todo mundo, sim... porque até Jesus chegou a pensar na possibilidade. Acontece que Ele sabia que seria necessário passar por todo aquele sofrimento para que a sua Boa Nova tivesse força suficiente de se difundir por todo o mundo, e todos fossem atraídos a Ele.

        Essa é a maturidade que precisamos alcançar! Se eu sei que para alcançar um determinado objetivo, seja qual for, é preciso um certo grau de sofrimento e renúncia, então eu preciso estar disposto a pagar esse preço, caso eu realmente queira alcançar o objetivo. O objetivo é ficar curado de uma doença? Então preciso me comprometer com o tratamento! Quero passar num concurso? Preciso ter disciplina e estudar com muita vontade! Quero alcançar o perdão de alguém? Preciso reconhecer meu erro, arrepender-me sinceramente, e ter a intenção de não voltar a repetir o erro. Enfim, precisamos "morrer" um pouquinho, cada vez que abrimos mão do comodismo, para poder renascer junto com a alegria do objetivo alcançado por meio de um esforço genuíno.

        E o mais interessante é que essa tal maturidade, quanto mais exercitada, maiores vão se tornando os objetivos. Até porque os grandes objetivos são sempre subdivididos em objetivos menores. Mais que isso: os grandes objetivos são só para os que conseguem dar conta dos pequenos objetivos. Seja fiel no seu pouco, que Ele lhe confiará mais! Mesmo na angústia, assuma a responsabilidade que é sua, pois foi para isso que você viveu todas as experiências da sua vida até agora! E se ainda assim você estiver angustiado, lembre-se que quando Deus disse: "Glorifiquei e o glorificarei de novo", Jesus disse que "não foi por causa de mim, mas por causa de vós." Deus estará do seu lado SEMPRE!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiaidiaria.blogspot.com



5 comentários:

  1. Olá Jailson;
    Como a palavra de Deus é poderosa! Eu dou glória a Deus por esta palavra e por Ele ter te usado para escrevê-la neste site. Ela confortou meu coração... Sabe, sou professor recém formado e nunca trabalhei no magistério. Semana passada consegui uma entrevista de emprego numa escola particular e fui aprovado. Glória a Deus!!! Mas hoje... depois do primeiro dia de aula, me senti muito desanimado... como se todo o conhecimento que venho acumulando durante esses anos de estudo tenha se transformado em nada... e uma angústia tremenda invadiu meu coração.
    Foi quando me deparei com esta mensagem maravilhosa! E ela me diz que não devo temer!
    Uma das frases que mais me tocou foi esta: "Mesmo na angústia, assuma a responsabilidade que é sua, pois foi para isso que você viveu todas as experiências da sua vida até agora!"
    Preciso ter mais fé e acreditar verdadeiramente que Deus está sempre comigo!

    Meu nome é Jonas Fonseca. Sou de Boa Vista, Roraima. Meu E-mail é jonas_cucamonga@yahoo.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas mais lindas no evangelho de Cristo é que crer em Deus da forma que está escrito na Bíblia. Esse crer redunda em resultados, e esses resultados quando acontecem em esfera sobrenatural, nos faz pensar como os discípulos que em meio a uma tempestade, viram Jesus repreender o vento e o mar...

    "Quem é este que até o vento e o mar atende à sua voz?"

    Deus nos envolve cada vez mais com a Sua presença, por incrível que pareça, quando pensamos a respeito de seu amor, mas antes disso por uma razão que poucos gostam de meditar: quando pensamos sobre o que nos afasta de Deus, nossos pecados.

    Primeiro, porque nascemos no pecado, depois porque damos lugar ao pecado em nossas vidas deliberadamente. Pensar sobre o pecado, sobre a desobediência nos faz ficar mal, mas ao mesmo tempo as pessoas instruídas pelo Espírito Santo de Deus verão a “porta estreita”, ou seja, a saída, que tem certo preço e que nos fará ficarmos bem com Deus.
    Significa que pensar sobre a nossa fraqueza desencadeia automaticamente a única possível saída, se assim quisermos: Trocar o nosso fardo pelo de Cristo. Como cita em Salmos 55.22: “Lança teu fardo sobre o Senhor. Ele te susterá, jamais permitirá que o justo seja abalado”
    Angústias e dificuldades? Sempre as teremos, mas Deus que é eterno e Salvador dos que O buscam, jamais nos abandonará... Glória somente a Deus em Cristo por isso!

    Abração.

    Heldon Menezes
    heldon7@hotmail.com
    www.bibliaensina.bloguepessoal.com

    ResponderExcluir
  3. fiquei totalmente sem acao quando li essa msg de reflexao pois estava dszanimdo e ate pensando na morte pois sou um ex depedente quimico bom nao sei se so um ex porque estava firme a tres anos e tive uma recaida foi uma decpcao para minha familia e para mim tambem pois eu sei que vou vencer por que deus e comigo e eu ja venci muinto obrigado

    ResponderExcluir
  4. Sei que temos que confiar em Jesus Cristo,e neste meu momento de angustia que estou passando,ando procurando essa força dentro do meu coração que esta tão apertado,tão apertado
    que sei até quando possa suportar essa pressão,estou orando e pedindo ao Senhor Jesus Cristo que venha me socorre,estou aqui meu senhor!!! vem meu Jesus Cristo

    ResponderExcluir