Pesquisar neste blog

domingo, 29 de março de 2009

Jesus rezava para nos dar o exemplo (Jo 12,20-33) (29/03/09)

         Neste evangelho João nos mostra uma das muitas orações feitas por Jesus. É uma das mais belas orações espontâneas que Ele fez. "a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.  Pai, glorifica o teu nome! "

         Jesus enquanto Deus não precisava rezar ou orar, mas para nos deixar o exemplo, Ele rezava muito. Levantava de manhã antes do amanhecer e se retirava a um lugar deserto para orar. Às vezes passava a noite inteira em oração.

E nos disse que devemos vigiar e orar sem cessar, pois o espírito está preparado, mais a carne é fraca.

Ele nos deu o exemplo, pois rezava: de manhã, à noite, às refeições, na sinagoga (igreja). Suas orações eram sempre feitas na hora, eram espontâneas.

        Jesus rezou:

De noite: (Lc 6,12) Na montanha, Ele passou a noite toda rezando...

De manhã: (Mc 1,35) Ao amanhecer, foi rezar a sós...

Nas alegrias, agradecendo: (Lc 10,21) "Eu te louvo, Pai, porque escondestes estas coisas dos sábios  e as revelastes aos pequeninos..."

Na tristeza: (Lc 22,41) "Pai... afasta de mim este cálice..."

Pedindo: (Lc.23,34 e Jo.17) "...Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem..."

Jesus nos ensinou a rezar porque Ele conhecia como ninguém a natureza humana, suas fraquezas e suas limitações. Se por um lado nós pecamos durante o dia, podemos contar sempre com o perdão de Deus, pois Ele é amor. E isso faremos momentos antes de dormir. No momento em que prestamos conta  a Deus do nosso dia. Começamos pedindo perdão, depois agradecemos tudo que Ele nos deu,e finalmente pedimos o que precisamos, mas não devemos pedir somente para nós, mas sim também para nossos familiares, amigos e até inimigos. Isso mesmo! Até pelos inimigos. Não só para que eles não nos façam mal, mas pela sua conversão.

Já me perguntaram: Por que as vezes rezamos, pedimos e não conseguimos nada?

Pode ser, que:

1)    Rezamos distraídos ou mesmo sem fé suficiente;

2)    Pedimos uma coisa que não está de acordo com o plano ou a vontade de Deus; (Jesus, mata meu vizinho, ele me incomoda muito!);

3)    Pedimos para testar a Deus, para ver se realmente Ele é poderoso. (Como o fez Herodes)

Irmãos: somos limitados e dependentes, mas unidos a Deus pela oração, nossa coragem aumenta, nossos problemas serão facilmente solucionados. E é aí que se encontra aquilo que mais procuramos na vida, a felicidade, que está na certeza de que não estamos sozinhos diante dos obstáculos normais e extraordinários desta vida terrena.

Tem gente que só reza quando a "coisa fica preta". Só se lembram de Deus na hora do apuro: Na hora do sequestro, do incêndio, da morte iminente do filho, etc.

O próprio Jesus, que era Deus, rezou para nos dar o exemplo. Sendo Deus, Ele não precisava rezar, mas quis nos ensinar que sem Deus não somos nada, e que precisamos pedir sempre a sua força, sua proteção nos perigos, etc.

Podemos e devemos rezar todo instante. Para isso, basta elevar o nosso pensamento a Deus.

Os principais momentos em que precisamos falar com Deus, são: Ao levantar, nas horas de perigos, nas horas de alegrias (agradecendo), às refeições, na Igreja, e antes de dormir, ou a qualquer hora.

Jesus nos ensinou a rezar com fé, confiança, humildade, com insistência.

Podemos inventar as nossas próprias orações, falando com Deus do nosso jeito. Esse tipo de conversa com Deus, se chama: Oração espontânea ou informal. E também podemos pronunciar ou ler as orações que foram feitas por outras pessoas, como os salmos, o credo, o pai nosso, etc. A esse tipo de oração foi dado o nome de oração formal.

Em resumo, orar, ou rezar, é conversar com Deus, e podemos fazer isso a qualquer hora, e em qualquer lugar, porque Deus é onipresente, isto é, Ele está em toda parte. E Onisciente. por que  vê tudo que eu faço, até mesmo o que eu penso. Quem disse que nós devemos rezar foi o próprio Jesus.

Quantas vezes você já rezou hoje? Irmãos não deixem para rezar na hora que "a coisa ficar preta!" Comece agora!

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário: