Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de março de 2009

Jesus escapa de ser jogado no abismo (Lc 4,24-30) (16/03/09)

Este Evangelho relata o segundo milagre de Jesus Cristo. Milagre este que quase não é comentado nas homilias.

Jesus provou que era Deus através de suas demonstrações de poder, ou seja, os milagres. Nos evangelhos temos 51 milagres, mas João afirma que Jesus fez muitos outros milagres que não estão escritos naqueles livros. Se Jesus não tivesse feito nenhum milagre Ele seria apenas um personagem histórico famoso como Tiradentes, Sócrates, etc.

Naquele dia, Jesus estava falando algumas verdades na sinagoga, e isso incomodou alguns daqueles que já não estavam  gostando nada da sua pessoa, da sua presença, por motivo de inveja.

Então alguns líderes inflamaram outras pessoas para matar Jesus, na hora. E foram empurrando-o para o alto de um monte para jogá-lo no abismo... Mas de repente Jesus parou, olhou para seus oponentes, os quais, ao que parece, ficaram como que inertes, sem nenhuma ação, e simplesmente o filho de Deus passou pelo meio deles e foi embora, ileso.

Se fosse hoje que isso acontecesse a um de nós, o que faríamos? Logo que chegássemos na cidade, teríamos feito um boletim de ocorrência na delegacia, exigindo a prisão daqueles que tentaram nos matar.

Jesus, não. Ele perdoou aqueles que não sabiam o que estavam fazendo. Não sabiam, ao certo, quem Ele era.

Jesus poderia ter se defendido, também, na noite em que foi entregue. Poderia ter transformado em uma estátua o carrasco que o açoitou.

Acontece que a diferença entre o ocorrido naquele dia e a noite de sua paixão, é que não era chegada a hora de Jesus morrer. E na sua paixão e morte, tudo tinha de acontecer conforme as escrituras. Simão Pedro, bem que tentou reverter os acontecimentos, cortando a orelha do soldado Malco. Mas Jesus voltou a fita, e recolocou a orelha do soldado no seu lugar, pois Ele teria de passar por tudo aquilo.  

Que Deus nos ajude a ter uma fé não ingênua, mas uma fé baseada em fatos mais que reais. Por isso é que cremos em Jesus, que provou ser o próprio Deus não só com palavras("quem me viu, viu o Pai." "Eu sou a luz do mundo."), mas com fatos extraordinários, impossíveis para nós, mas possíveis somente para Deus, os milagres.

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário