Pesquisar neste blog

sábado, 21 de março de 2009

Jesus cura à distância (Jo 4,43-54) (23/03/09)

        O funcionário real seria o centurião romano do episódio paralelo em Mateus e Lucas.  Toda vez em que conto este milagre nas escolas em que eu evangelizo, eu digo que Jesus curava ou fazia milagre até à distância, e vejam que nem existia controle remoto naquela época.

É que para Deus não existe distância, parede, ou barreira, nenhum tipo de empecilho, nada o atrapalha ou dificulta pois para Deus tudo é possível.

E em Mateus e Lucas temos uma descrição mas detalhada, que mostra a admiração de Jesus pela grande fé do centurião romano, que disse: "Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa, basta que diga uma só palavra e meu criado será curado."

A nossa confiança em Deus deveria ser assim também. Mas, às vezes, balançamos na fé. Ficamos apavorados quando perdemos o emprego, quando temos que passar em um bairro perigoso, quando ficamos doentes, quando o avião decola, quando a tempestade elétrica é muito barulhenta, etc.

É nessa hora que precisamos lembrar as palavras do Mestre. "Por que temeis, homens de pouca fé?"  E "Não vos preocupeis com o dia de amanhã". 

É claro que temos de ir à luta, fazer a nossa parte, pois ter fé não é ficar de braços cruzados e dizer "Não esquenta, brother. Deus vai me dar tudo que preciso." Assim, não. Temos de ter muita fé, rezar direto, mas temos de fazer a nossa parte, que nem Deus faz por nós. O pai que faz as lições do filho está impedindo que o mimado aprenda caminhando com suas próprias pernas. Pelo mesmo motivo Deus não faz a nossa parte, pois nós é que temos de fazê-la.

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com



Um comentário:

  1. Salviano, é um estímulo para nós mais jovens lermos essas palavras de uma pessoa com mais experiência de vida. Ah!, a fé... é assim mesmo como você diz... no dia em que entendermos que as Palavras do Evangelho são realmente verdadeiras e aplicáveis à nossa realidade, seremos mais livres porque ao descobrir a Verdade..., sem tantos medos, sem tantas espectativas falsas... Senhor, abençoa-nos com esse dom, amém!

    ResponderExcluir