Pesquisar neste blog

domingo, 5 de abril de 2009

Bendito o que vem em nome do Senhor! (Mc 14,1-15,47) (05/04/09)

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos dia em que  aconteceu:

·         Entrada Triunfal de Jesus a Jerusalém;

·         Jesus entrou na cidade montado em um jumento;

·         Jesus é saudado como um rei --  com os Ramos;

·         Jesus é Rei;

A Semana Santa merece ser vivida em clima de oração pessoal, esforço de conversão e maior dedicação fraterna. Do Domingo de Ramos até a Quinta-feira santa, completamos o grande retiro quaresmal. Com a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira à tarde, iniciamos o Tríduo pascal da morte e ressurreição do Senhor. O cume de todas as celebrações é a vigília pascal na noite de sábado, madrugada de domingo. Essa Vigília se desdobra na alegria do Domingo da Ressurreição e nos cinqüenta dias do Tempo pascal, o Pentecostes sagrado, que é considerado como que um único e grande domingo.

As celebrações devem ser bem preparadas, e tanto seu conteúdo como sua forma merecem todo o zelo. Não podem ser meros espetáculos litúrgicos destinados a nos comover. Não são também apenas reuniões catequéticas feitas para instruir ou para conscientizar as pessoas. Não são comemorações nostálgicas de acontecimentos ocorridos vinte séculos atrás. Cada celebração se situa como memorial do Senhor, o que é uma retomada da lembrança dos fatos antigos da salvação para viver e aplicar a eficácia atual que eles têm. É uma realização da Igreja convocada para atualizar permanentemente a Páscoa do Senhor, nos sinais litúrgicos e principalmente no compromisso de construção do Reino de Deus... (Do livro Semana Santa — Anos A,B,C, Paulus, São Paulo, 4ª ed., 1998, pp. 5-6).

        É na semana e que vamos relembrar o sofrimento de Jesus por nós, e comemorar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ao passar da morte para a vida, além de nos deixar mais uma prova da sua divindade, nos sugere também a nascer de novo, a passar da morte para a vida, em nossa ressurreição pessoal. Morrer para tudo aquilo que nos afasta de Deus, e viver para uma vida sintonizada nEle através dos ensinamentos de Jesus.E fazendo a sua vontade, firmes no nosso compromisso de construção do Reino de Deus, realizando a nossa missão de evangelizadores pelo mundo, graças a Internet.  

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário