Pesquisar neste blog

segunda-feira, 30 de março de 2009

Atire a primeira pedra (Jo 8,1-11) (30/03/09)

Os escribas e os fariseus viviam procurando uma oportunidade para por Jesus à prova, tentando incriminá-lo de qualquer jeito. Mas não era fácil, ou melhor, era impossível fazer Jesus cair em uma armadilha. Ele tinha resposta para todas as perguntas maliciosas. "Dai a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus".  Ele, ao contrário de nós e dos fariseus, enxergava além das aparências. No dia que curou o paralítico que desceram pelo telhado, ele percebeu os pensamentos dos fariseus que estavam no fundo da sala, e respondeu-lhes: Por que vocês estão pensando maldade? Qual é mais fácil dizer: teus pecados estão perdoados ou dizer: Levanta pega tua cama e vai embora? Ele sendo o próprio Deus, lia os pensamentos, e conhecia o passado de cada um daqueles que o estava pressionando a condenar Madalena. Então foi "mole" sair daquela armadilha que lhe prepararam. Tudo bem! "Quem de vós estiver sem pecado", pode começar a jogar as pedras. Ainda bem que foram sensatos. Cada um fez um rápido exame de consciência e, se sentindo também pecador, digno de julgamento, jogou a pedra no chão e se retirou. 

Só restou Jesus e a linda morena de cabelos lisos, Madalena. Jesus a dispensa, mas recomenda: "Não peques mais"!

É aí que alguns incrédulos se aproveitam para dizer que Jesus tinha um "q-zinho" por Madalena.

Mas que absurdo! Jesus, no seu lado humano foi igual a todos nós. Fazia tudo o que um humano fazia, com exceção de uma coisa. O pecado. E não é por ter perdoado Madalena que Jesus tinha algum interesse carnal por ela.

Este evangelho dos lembra que a todo instante da nossa vida, quando pensamos mal de alguém, quando desejamos o mal a uma pessoa que nos ofendeu, quando achamos que ninguém está vendo o que estamos fazendo ou pensando, alguém está vendo. Sabe quem? Deus. Isso mesmo. Deus vê tudo. Portanto precisamos tomar mais cuidado.

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



2 comentários:

  1. achei legal sua reflexão , só acho que deve tomar um pouco de cuidado com as palavras pois tem muitos que querem contorcer as coisas .
    algumas palavras podem ser mudadas. achei muito maneiro mesmo !
    Ass:Fábia

    ResponderExcluir
  2. reflexão:Ótima!Aquele que contorcer as coisa é porque não entendeu. o mais importante entendermos a reflexão.Parabéns!

    ResponderExcluir