Pesquisar neste blog

terça-feira, 31 de março de 2009

“Aquele que me enviou está comigo” (Jo 8,21-30) (31/03/09)

Hoje, João nos mostra um diálogo entre Jesus e os fariseus, os quais continuavam perguntando: "Quem és tu?" Continuavam não admitindo que Jesus era o Filho de Deus. Ou talvez, sem querer admitir. Na verdade, todos os líderes judaicos sentiam além de ódio, uma grande inveja de Jesus.

Principalmente porque Jesus colovava seus defeitos e pecados na mesa para que todos vissem. "Eu sei o que vocês fazem nas longas orações nas casas das viúvas..."  "...Porque pensais mal em vossas mentes? (No dia que curou o paralítico).

Aqui, mais uma vez, Jesus afirma sem medo: "...morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado."

Nós também podemos ser odiados,  perseguidos e mesmo maltratados quando denunciamos as injustiças causadoras de violência e infelicidade. O cristão autêntico nem sempre está rodeado de amigos. Por falar a verdade, por denunciar, seremos como Cristo. Rejeitados, odiados por aqueles que não fecham a porta do prédio, que não pagam o condomínio, que só querem tirar vantagem em tudo, que não respeitam os diretos dos outros etc., e  ainda nos ameaçam quando mostramos estas atitudes erradas para que sejam corrigidas pela comunidade.

Jesus então lhes disse: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou."

Irmãos se estivermos sempre sintonizados com Deus, fazendo sempre a sua vontade e se falarmos sempre não as nossas idéias ou palavras mais as palavras dEle, não tenhamos medo daqueles que podem prejudicar o nosso corpo. Porque o Pai estará conosco como estava com o seu Filho amado. "Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado." Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.

Sabemos que nem sempre é prudente dar nomes aos bois quando denunciamos. Pois na verdade, estamos combatendo o pecado e não o pecador. Podemos falar por alto sem citar nomes. Lembrando o que o mestre nos disse: "Sejam simples como a pomba e prudentes como a serpente".

 

Salviano

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Ola,
    Gosto muito do comentario das leituras do Evangelho que você faz, pois abre minha mente e
    assim eu crenço em conhecimento da palavra de Deus e partilho quando vou fazer visitas nas casas. Paz e bem para você.
    Gostaria de saber se você pode dar digas ou informações sobre liturgia para que o grupo de liturgia que faço parte possa dar uma melhorada.
    Entre em contato comigo pelo email lulu_dehon@hotmail.com
    Luciene Alves

    ResponderExcluir