Pesquisar neste blog

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cura e Dignidade (Mc 2,1-12) (22/02/09)

Qual o tamanho de nossa fé? E a fé das pessoas que estão ao nosso lado, nos motiva ou nos derruba? Interessante perceber que o centro da narrativa, que é cheia de detalhes, situa-se justamente nas tantas barreiras que aquele paralítico e seus amigos enfrentaram para chegar a Cristo. Eles não se conformaram em não alcançá-Lo, o paralítico necessitava da cura e não mediu esforços, junto de seus companheiros para ter aquela cura.

Acontece que o encontro com Cristo é surpreendente, Ele vai além do que pedimos, porque vê perfeitamente nossa necessidade, mesmo quando não conseguimos expressá-la. Jesus, não cura fisicamente imediatamente, mas antes perdoa os pecados daquele homem. O que isso significa? Historicamente, naquela época as pessoas que tinham problemas físicos, mentais, os possuídos pelo demônio, eram excluídos, marginalizados, pois entendia-se que eram pessoas pecadoras e estavam pagando pelos seus erros. Jesus, antes de tudo, mostra a todos que aquele que está ali não é mais pecador, que Ele é o Senhor de tudo e tem autoridade para extinguir todo o mal que cerca as pessoas, Sua sabedoria era enorme, pois sabe que muito mais que o próprio corpo são, aquele homem precisava de dignidade e Cristo devolve sua dignidade não bastava curar, era preciso mostrar o valor daquele homem, valor enquanto filho de Deus.

E ainda em Sua sabedoria, não cura de forma irresponsável, mas em suas palavras pede que o homem leve sua cama para casa. Mas por quê, se afinal aquela cama significa todo o sofrimento de anos sem poder se movimentar normalmente? Mas, é justamente aí o ensinamento de Cristo quanto ao sofrimento. Temos a opção de odiar aquele passado, querer esquecer e quando recebemos a cura, deixamos para trás aquilo tudo achando que é uma forma de apagar o sofrimento, entretanto, podemos ser maduros e perceber que o sofrimento é necessário para nosso crescimento e carregar aquela cama significa lembrar da misericórdia de Deus em nossas vidas, é para nunca mais esquecer que foi Ele quem nos fez andar novamente e nos fez sentir o verdadeiro Amor de Deus.

Peçamos a Graça de não desistirmos diante dos obstáculos, que estejamos sempre rodeados de pessoas que nos impulsione à fé, que sejamos curados fisicamente, espiritualmente, que o Cristo reabilite nossa dignidade e principalmente que jamais esqueçamos que é Deus o Senhor de todos nós, que é através d'Ele que somos vencedores. A Ele toda a honra e toda glória, agora e para sempre. Amém.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário