Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

“Eu quero, fica purificado!” (Lc 5,12-16) (09/01/09)

        O Evangelho de hoje nos coloca um milagre de cura aparentemente diferente das outras curas que Jesus realizou. Na de hoje, o leproso diz a Jesus: "Senhor, se quiseres, Tu tens o poder de me purificar!" E Jesus responde: "Eu quero, fica purificado." E imediatamente a lepra o deixou. Parece até que o homem não precisou fazer nada, mas será que foi assim mesmo?

        Sabemos que na época de Jesus, os que tinham doenças contagiosas (a lepra era uma delas) eram proibidos de entrar nas cidades. E caso precisassem entrar, a lei os obrigava a sair gritando e fazendo muito barulho, para avisar às pessoas que não se aproximassem dele. Imagine a humilhação!

        O Evangelho de hoje começa dizendo que Jesus estava numa cidade, e um leproso foi procurá-lo. Quando encontrou Jesus, o leproso caiu aos seus pés e começou a falar com o mestre. Fico imaginando o quanto esse coitado já havia sofrido pela sua doença. O simples ato de se atirar aos pés de Jesus já denotava o desespero que ele já vinha sentindo. É difícil imaginar como se sente alguém que é privado do convívio social por causa de uma doença (e naquele tempo, doença era sinônimo de pecado!). A solidão é uma sensação assustadora! O leproso procurou Jesus porque era a sua última esperança! Ao pedir a Jesus a sua purificação (perdão dos pecados), também estava pedindo a sua cura física. Ao dizer que queria que o leproso ficasse purificado, estava fazendo algo que transcende ao nosso entendimento superficial... Jesus estava fazendo com que o leproso deixasse de se sentir culpado, independente de qual fosse a razão dessa culpa! Jesus estava dando uma nova oportunidade de recomeçar a vida a partir daquele momento, deixando o passado pra trás, e vivendo o presente para preparar o futuro.

        É isso que Jesus diz a nós hoje: "Eu quero, fica purificado! Não fique se culpando pelo que já passou! Gaste suas energias físicas e mentais com aquilo que você pode fazer daqui por diante para ser feliz, e fazer os outros felizes! Eu quero! O leproso quis! E você, quer?"

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



O jeito mais fácil de manter a sua lista de amigos sempre em ordem! Organize seus contatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário