Pesquisar neste blog

sábado, 31 de maio de 2008

Deixe-se visitar (Lc 1,39-56) (31/05/08)

Deixe-se Visitar...

Celebramos hoje, em toda a Igreja, a festa da visitação de Nossa Senhora, a sua prima Isabel.


"Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa" (Lc. 1, 39).

Até pouco tempo Maria levava, uma vida "normal"; porém depois do grande anúncio tudo muda; só Deus sabe o que passou em seus pensamentos, talvez muitas preocupações diante de um fato tão grandioso, do qual estava participando diretamente. Porém, uma coisa é certa ela confia no Senhor. Não ficou presa no fato em si, mas põe-se, como nos diz a leitura, a caminho.

No diálogo que teve com o anjo, 'na anunciação', Maria fica sabendo que também Isabel foi agraciada milagrosamente: "Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril". (Lc. 1,36). Maria vai visitar sua parenta e ao vê-la confirma-se o que anjo já lhe havia falado.

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc. 1,41).

Ao chegar na casa de Isabel, após uma longa viagem de pouco mais de cem quilômetros, as duas mulheres se encontram, e não só elas, também os frutos da bondade e do amor de Deus. Aqui aproveito para abrir um pequeno parêntese, Maria estava com poucos dias de gestação, e ainda assim o seu filho foi percebido por Isabel, e o ainda não nascido João Batista. Como é que pode alguns ainda colocarem em dúvida se o feto não constitui ainda um ser humano, capaz de reconhecer as grandes maravilhas de Deus, mesmo que estes sejam de poucos centímetros?

Maria foi a primeira anunciadora da boa nova, junto com ela, leva a mesma alegria recebida do anjo, leva também o Cristo e o Espírito Santo.

Como não querer bem a uma mulher que soube realizar a vontade do Pai?

Maria é aquela que conduz Jesus até aquela família, mais tarde será ela também que pede a Jesus para que ajude os noivos nas bodas de Caná; e ainda hoje ela continua atenta as nossas necessidades, com seu olhar materno.

Diante de tudo que recebeu, ela não se exalta, mas bendiz o Senhor:

"Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador" (Lc. 1. 46).

Deixemo-nos visitar por Deus! Mas estejamos atentos com a mesma sensibilidade de Isabel e João Batista. Que possamos reconhecê-lo, acolhê-lo e com Ele alegrar-se.

Peçamos por interseção de Maria a graça de reconhecermos o Cristo, no pobre, no idoso, no doente e no mais sofredor e também em nossas dificuldades.  

 

Adrian Diego

adriandiegodasilva@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Jesus deixou um recado para quem está cansado... (Mt 11,25-30) (30/05/08)

Jesus deixou um recado para quem está cansado...

Nas leituras de hoje Jesus nos indica o caminho a ser seguido para encontrarmos a verdadeira felicidade. "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso". Ele pede para nos submetermos aos seus ensinamentos e confiarmos na sua providência.

Nós sabemos que o fundamento de seus ensinamentos é o Amor. São João, em sua carta, nos alerta "Amemo-nos uns aos outros, porque o Amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é Amor."

Para conseguirmos permanecer fiéis a esse ensinamento, precisamos nos despojar dos sentimentos terrenos, das inclinações a que o mundo nos impele, como o apego aos bens materiais, a necessidade mórbida de exercer o poder sobre o próximo, o egoísmo que impede partilhar nossos dons e a inconstância na luta contra os apelos carnais. Tudo isso nos afasta de Deus e aumenta a sensação auto-suficiência dificultando ainda mais a fidelidade aos seus ensinamentos. Por isso, Jesus nos adverte: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos". E pequeninos são aqueles que se consideram impotentes na luta contra o mal e se colocam como dependentes à ação de Deus em suas vidas. "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso."

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aquele que não desiste e espera na fé, tudo alcança (Mc 10,46-52) (29/05/08)

Aquele que não desiste e espera na fé, tudo alcança!

O evangelho de hoje nos conta a historia de um cego que não desistiu de sua cura, que não desistiu de clamar pela piedade do Senhor. Assim como em vários momentos da Bíblia, Jesus estava de passagem, peregrinando de uma região para outra, e em companhia de seus discípulos e uma grande multidão. O cego Bartimeu, que em aramaico quer dizer filho de Timeu, encontrava-se as margens do caminho, sem nome, sem valor, sem amigos, apenas com sua solidão, tristeza e aflição, as margens da vida e da sociedade. Entretanto, apesar da sua impossibilidade de enxergar os milagres que Jesus já havia realizado, e mais ainda, da impossibilidade de ver que Jesus era um no meio daquela multidão; ele teve a fé necessária para crer que este Jesus (homem de quem todos falavam) seria capaz de curá-lo. E com toda sua fé e o pouco de esperança que lhe restava ele clamou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!". O interessante é perceber que nesta época todos acreditavam que as doenças eram "respostas" aos pecados cometidos; e este simples e humilde cego pedia a piedade de Cristo, pedia e clamava como se fosse realmente a última oportunidade de salvação, e realmente era! Jesus estava indo para Jerusalém, era festa da páscoa; todo seu sofrimento e doação seriam nos próximos dias, e ele provavelmente não encontraria mais este cego. Porém, os discípulos e a multidão não compreendiam a importância do milagre na vida deste cego, e o repreendiam, pedindo que se calasse. Mas, dentro dele o seu coração batia mais e mais forte, ele não estava preocupado com os outros, mas com Jesus, com sua cura. Então ele gritava mais forte, como se sua cura dependesse da sua força de vontade, da sua luta: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" Quando os discípulos o chamaram, a pedido de Jesus: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!", o cego jogou o seu manto (manto que talvez o tenha aprisionado a tanto tempo, não como um tecido qualquer envolto ao corpo, mas como forma de auto-condenação, de negação de quem ele mesmo é; manto que carregava junto a ele toda vergonha, toda angústia, todo pecado), despiu-se de toda e qualquer barreira e foi ao encontro do Cristo. Outra parte interessante desta leitura é que Jesus sabia o que o cego desejava, mas ainda assim ousou perguntar: "Que queres que eu te faça?" e o cego respondeu: "Mestre, que eu veja!". Esta simples intenção de "VER" vai muito mais além do enxergar formas e cores. Jesus estava dando uma nova vida a este homem, uma nova oportunidade de se "ver" como um homem novo. E como após todo milagre, Jesus lembra: "Vai, a tua fé te curou"; e é exatamente isto, a Fé opera milagres.

 

Manuele Jardim

manuelejp@hotmail.com

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Servir: uma necessidade da alma (Mc 10,32-45) (28/05/08)

SERVIR: UMA NECESSIDADE DA ALMA

Tenho convicção que o Evangelho (Palavra de Deus) é a realidade de nossas vidas, e retrata fielmente o nosso dia-a-dia. Estava verificando em minha vida todas as vezes que eu quis ser o primeiro, o tal, a atenção de todos, engraçado, que neste caminho que os discípulos faziam com o Senhor seria o mesmo que fazemos hoje, ao sairmos de casa ao trabalho, colégio, faculdade e cinema, pois muita das coisas que pedimos não cabe ao Senhor conceder, mas depende dos nossos esforços, e a sua graça é nos dar força sempre. Muitas das portas que hoje proclamamos que estão fechadas; o que realmente está faltando é bater na porta para que ela se abra, para ser mais direto, muito destas portas se fecham pela falta de perdão em nossos corações. Com isso, não conseguimos servir. Sem perdão o serviço não acontece.

Mas está gravado em nossa alma, que nascemos para o outro. Não que vamos nos anular, mas São Francisco foi muito feliz em sua observação: "Comece fazendo o necessário, depois o que é possível, logo mais o impossível acontecerá".

O que é necessário? Dormir; Acordar; Escovar os dentes; Tomar banho; etc. Ou seja, tudo aquilo que faço para mim.

O que é possível? Lavar uma louça; Abraçar; Beijar; Dar um bom dia; Oferecer uma carona; Amar; Perdoar; etc. Ou seja, aquilo que fazemos pelos outros.

O que é impossível? Espero que respondas...

Então somos criados para servir, e algo, que motiva nossa alma ao serviço é perceber que é melhor dar do que receber, é melhor servir do que ser servido. Não fiquemos estagnados, esperando tudo de todos, vamos ao encontro de todos fazendo de tudo para que eles conheçam este AMOR que não se CANSA de AMAR e SERVIR.

 

Bom dia para todos. Deus te guarde,

 

Raoni

www.raoni.com.br – Blog da Família



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

terça-feira, 27 de maio de 2008

A plenitude do chamado de Deus (Mc 10,28-31) (27/05/08)

A plenitude do chamado de Deus!!!

O evangelho de hoje e uma continuidade da nossa reflexão de ontem, onde aqueles que seguiram a Jesus questionam ao mestre o que eles ganharão ao estar ao seu lado. E através de poucas, porém profundas palavras, Jesus faz um pedido implícito em seu evangelho e que deve ser acatado por todos nós, que se traduz nessas palavras: Entrega tudo para mim, pois Eu sei exatamente o que você precisa. Entrega-me tudo porque tenho o tudo para lhe dar. Confia em Mim e entrega tudo em minhas mãos e nada temas.

Nessa palavra de hoje o Senhor está te convidando a provar da experiência de esperar apenas Dele. E para que isso aconteça Ele te chama a deixar tudo por Ele e pelo Seu evangelho, dizendo: "Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

Não sei se ao ler essa palavra pela primeira vez vocês tiveram o mesmo sentimento que eu, porém eu gostaria de partilhar o que eu vivi e senti ao ouvir esse chamado pela primeira vez. Logo de início fui ficando sem respirar e com o coração bem acelerado. Na minha cabeça passavam mil coisas, todos os meus sonhos de menina, todas as pessoas da minha família, enfim tudo e todos que eram importantes para mim e que eu poderia ter que deixar para poder estar ao lado do Senhor e fazendo a Sua vontade, ou seja, achava que o Senhor queria que eu entrasse em uma comunidade de vida e deixasse o mundo. De certa forma, era exatamente isso que Ele queria, mas para que isso acontecesse eu não precisava ir obrigatoriamente para uma comunidade de vida. A única coisa que Jesus queria me revelar era que Ele precisava ser o centro da minha vida, o meu tudo, a minha direção e o meu sustento.

Entender que deixar tudo significava muito mais do que apenas sair de casa era, naquele tempo, saber compreender no âmago da minha alma a plenitude do chamado de Deus. Ser de Deus e servir ao Seu reino com amor e fidelidade em todo lugar que estejas, pois dessa forma estarás multiplicando irmãos, amigos, pais, filhos, família por onde quer que passes.

Espero que cada um que leia essa reflexão possa entender e acolher o chamado de Deus de forma plena e eterna, pois fora de Deus não há felicidade para ninguém e é caminhando ao seu lado e seguindo seus passos que seremos eternamente felizes e amados pelo Senhor Jesus.

 

Com muito carinho e oração!!! Muitas bênçãos de Deus para vocês!!!

 

Rosa Camila

rosac12@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Apegos desordenados: empecilho para a vida eterna (Mc 10,17-27) (26/05/08)

Apegos desordenados: empecilho para a vida eterna!!!

No evangelho de hoje Jesus fala que: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!" Essas palavras parecem muito fortes e excludentes para os ricos, mas o que Jesus estava querendo dizer era que se já e difícil para os homens comuns buscar a vida eterna aqui na terra com tantas tentações, prazeres da carne, ambições, status, sociedade, luxo e outras tantas coisas para se lutar contra e tentar ser aquilo que Deus quer, imaginem para os ricos que podem usufruir de tudo isso com bem mais facilidade que as pessoas comuns. Então, o que o Senhor estava querendo exortar aquele jovem rico era que o centro da sua vida não deveria ser o dinheiro e todos os bens que ele tinha, mas o amor de Deus.

Quando Jesus disse que para ele ganhar a vida eterna deveria vender tudo o que tinha e dar aos pobres, pois somente dessa forma ele teria um TESOURO NO CÉU, aquele jovem ficou abatido, pois estava muito apegado ao TESOURO QUE ELE TINHA NA TERRA. E aí está o grande segredo desse evangelho: mostrar às pessoas que, às vezes, pensamos estar livres das amarras do mundo, mas quando nos é pedido para realmente abrir mão delas, vemos o quanto estamos APEGADOS às coisas terrenas e distantes das coisas celestes.

E essa realidade não se aplica apenas para os ricos, mas para todos nós. Quantas vezes nos vemos apegados ao nosso cargo em uma empresa, ao nosso carro, a televisão LCD que compramos, ao laptop que carregamos para todo lugar, ao namorado ou namorada, às roupas de marca e a tantas outras coisas que acabam por desequilibrar o nosso espírito e o nosso dia-a-dia. Todo apego desordenado a coisas e pessoas só tendem a nos afastar das coisas do alto e das virtudes do espírito, pois passamos a ser egoístas, individualistas, interesseiros, fúteis, ciumentos, soberbos e esquecemos de olhar as coisas e as pessoas com simplicidade e amor.

E foi por isso, que no final desse evangelho, Jesus disse para as pessoas que achavam que seria impossível abrir mão das coisas materiais para ser feliz, essas palavras: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível".

Crendo nessas palavras, peçamos a Deus a graça de sermos libertos de todo apego desordenado aos quais estamos presos aqui no mundo e dessa forma busquemos seguir Jesus e ganhar a vida eterna.

Que Deus abençoe ricamente vocês!!!! Nunca se esqueçam de serem felizes e lembrem-se sempre de que a verdadeira FELICIDADE ESTÁ EM DEUS E NÃO NAS COISAS E PESSOAS.

 

Rosa Camila

rosac12@hotmail.com



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

domingo, 25 de maio de 2008

Hoje é dia de decisão (Mt 6,24-34) (25/05/08)


HOJE É DIA DE DECISÃO!



Caríssimos,

O trecho do Evangelho deste domingo faz parte do grande SERMÃO DA MONTANHA no qual Mateus, reorganizando as palavras de Jesus, tem como objetivo mostrar aos seus leitores (sobretudo judeus) que Jesus não veio para abolir a Lei de Moisés, mas para recuperar-lhe o sentido original querido por Deus: uma Lei baseada no amor a Ele e ao próximo. Entendendo o trecho de hoje, entenderemos a essência da própria moral cristã ou dos próprios mandamentos que Deus nos deu a cumprir.

        Vocês já repararam como os ânimos se alteram no dia da decisão de um campeonato de futebol? Parece que toda a energia das pessoas está voltada para aquele momento e tudo o que planejam e executam ao longo do dia está orientado para aquela finalidade. Pois bem, pra nós HOJE TAMBÉM É UM DIA DE DECISÃO! Não da decisão de um campeonato de futebol ou de qualquer outro esporte do qual gostemos (decisões estas, vale lembrar, que por mais empolgantes que sejam na hora, NÃO MUDAM EM NADA A NOSSA VIDA) mas de uma decisão que comprometerá o seu futuro, o meu futuro! De acordo com o nosso posicionamento HOJE, teremos sucesso e paz ou derrota e desilusão.

        Vejamos, então, o que nos diz Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro."

        Isso significa que quem tem dinheiro não tem Deus? Não necessariamente! Mas o que dizer dessas outras palavras de Jesus: "Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus." (Mt 19,23-24)

        Difícil, mas não impossível! Mas por que será mais difícil para uma pessoa rica do que para as outras pessoas? Porque são mais cultas e possuem espírito mais crítico? Se assim fosse, alguns cientistas renomados nunca deveriam acreditar em Deus, correto? Errado! J. V. Liebib (1803-1873), Albert Eintein (1879-1955), Charles Darwin (1808-1882), entre vários outros possuem obras recheadas de referências ao Deus Criador e mantenedor de todas as coisas. Só para citar Eistein: "Quem quisesse depreender de minhas teorias científicas a opinião de que sou ateu, não teria compreendido o meu pensamento".

        Para um rico é mais difícil entrar no Reino de Deus porque para entrar no Reino de Deus é preciso aceitar que o Reino, de fato, é de Deus. Agora você vai começar a compreender as palavras de Jesus. Quando Ele fala em riqueza não está falando apenas da riqueza material. Há outros tipos de riqueza que impedem o ser humano de abrir mão de seu pequeno reinado para abrir-se livremente ao Reinado de Deus, tais como: a riqueza do ego, do orgulho, do querer mandar em sua própria vida aquém da vontade Suprema, do achar-se intocável, insubstituível, riqueza de prepotência e do achar-se invencível; a riqueza de pensar que seu dinheiro compra tudo e a todos; que pode pagar os melhores hospitais e dispensar a ajuda do Médico dos médicos. Que infantilidade nossa, não? Achar que somos importantes assim! Quando crianças achamos que o mundo gira ao redor de nosso umbigo. O tempo passa e, em alguns de nós, a raiz dessa idéia transforma-se em um tesouro valiosíssimo donde vêm as riquezas que mencionamos à pouco. Irmão, irmã: se você está nessa situação, ACORDE! Você não é o centro do universo! TOME UMA DECISÃO! Deixe a fase da criança e entre na idade adulta! Faça como Zaqueu, homem muito rico, chefe dos recebedores de impostos. Encontrando-se com Jesus, abriu mão do seu reininho medíocre e se abriu ao Reino de Deus em sua vida: "De pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo." (cf. Lc 19,2-8).

        Viver no Reino de Deus não é simplesmente dizer da boca pra fora que acredita em Deus. Domingo que vem Jesus nos dirá outra palavra dura: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." (Mt 7,21) Viver no Reino de Deus é renunciar a todos os nossos projetos e falsas seguranças (dinheiro, poder, fama) e confiar nossa vida a Ele, e Ele, sendo soberano em nosso coração, dirá por onde devemos ir e o que deveremos fazer. Fácil? Analise sua vida e me diga se é fácil! Quando foi a última vez que antes de tomar uma decisão você consultou ao Senhor para saber sua vontade? Quando foi que você, antes de gastar com o último tratamento disponível no mercado, rezou pedindo ao Senhor que o curasse do mal que lhe tinha derrubado? Quando foi a última vez que você, ouvindo a voz do Espírito Santo soando em seu coração, deixou-se levar por Ele e fazer o que lhe pedia? Quando foi a última vez que você entregou nas mãos poderosas do Senhor do universo as suas preocupações com seu trabalho, com suas finanças, com os problemas da sua família? Irmão, irmã: Deus quer que você apenas viva e viva bem, hoje. Amanhã é outro dia. Entregue todos os seus problemas e preocupações e Ele tomará conta deles pra você! Ele já demonstrou que pode fazê-lo. Já pagou caro para que você fosse livre! Pagou com a vida de seu Filho Amado na cruz! Quer maior prova de amor por você do que esta? Você teria coragem de dar a vida de seu filho ou a sua própria vida pela vida de um bandido que você nem conhece? Ele deu! Para que você vivesse! Penso na minha filhinha de 1 mês e dois dias: que preocupações ela tem? Que esforço ela faz pra que o alimento lhe chegue à boca ou a roupa ao corpo, ou o aconchego de um colo num momento de cólica? Ela, instintivamente confia e sabe que eu, seu pai, estou ali provendo tudo o que ela precisa! Porque crescemos e esquecemos desta lição? Estás precisando de algo? Grite, chore, esperneie na frente de Deus e Ele, PAI, lhe cobrirá com sua proteção pois ele nunca se esquece de você! (veja Isaías 49,14-15). Reoriente sua vida! Tire seu EGO do TRONO de seu coração e peça a Deus que o ocupe! E quando Ele ocupá-lo escute-o e ofereça-lhe sua livre obediência!

        VEM DECIDE AGORA QUEM VAI OCUPAR SEU CORAÇÃO. MAS, LEMBRE: SE ELE NÃO FOR O PRIMEIRO ENTÃO JÁ NÃO É MAIS NADA, NÃO PASSA DE UMA ILUSÃO. MAS SE ELE FOR O PRIMEIRO, O SEU COMPANHEIRO, MOTIVO DO SEU EXISTIR, VOCÊ VAI REALMENTE VIVER, VOCÊ VAI SORRIR, VAI VENCER.

        Pare de se iludir em pensar que podes controlar tua vida! Entregue-a nas mãos daquele que detém todo o poder e seja como uma folha que o vento leva para onde quer! Veja na sua comunidade pessoas radiantes, felizes, em paz! Pergunte se elas não vivem assim!

        Reflita com essa magnífica canção do Quarteto Arautos do Rei e DECIDA-SE!

        Tenha uma ótima semana de SERVO no REINO DE DEUS!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 


Se Ele não for o Primeiro

Quarteto Arautos do Rei


 

No trono do viver, só existe lugar pra um,
Lugar de quem governa todo o ser,
No trono do viver só pode haver um Senhor,
Se forem dois, um será amado e outro rejeitado!


Vem decide agora, quem vai ocupar o seu coração,
Mas lembre se Ele não for o primeiro em seu coração,
Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão,
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,
Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

Um novo dia vai nascer pra você e pra mim,
Depende de aceitar Jesus no viver
É hora de beber da fonte da vida
Você verá que em Jesus existe plena alegria


Vem, decide agora, quem vai ocupar o seu coração,
Mas lembre se Ele não for o primeiro em seu coração,
Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão,
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,
Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

Não há batalha perdida, com Cristo,
Ele mesmo triunfou, lá na cruz
Com o sangue já provou que nos ama
Se o coração não for dele, não será de mais ninguém.

Se Ele não for o primeiro em seu coração,
Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão,
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,
Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.
Você vai viver, você vai sorrir, vai vencer!



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

Aprendendo a viver a liberdade e a felicidade em Deus (Mt 6,24-34) (25/05/08)

Aprendendo a viver a liberdade e a felicidade em Deus

Caríssimos irmãos e irmãs,

        A liturgia desse oitavo domingo do tempo comum nos convida mais uma vez a voltar o nosso coração e a refletir sobre a grande realidade que somos chamados a viver: a liberdade e a felicidade em Deus. Jesus, durante os dias em que conviveu conosco nesta terra, como nos narram os evangelhos, sempre desejou e atuou para que fôssemos homens e mulheres livres de todo tipo de escravidão: da escravidão da lei, do egoísmo, das doenças, dos poderes maléficos; enfim, da escravidão de nós mesmos e das coisas que construímos ao nosso redor. Jesus, porque é Deus e conhece os corações dos homens, percebeu que o maior dom de Deus, e o que o homem mais preza, é a liberdade, porque é por meio da liberdade que podemos ser mais humanos, mais nós mesmos, mais felizes, mais semelhantes a Deus. Por isso, ele não mediu nenhum esforço para nos tornar mais livres, ensinando-nos a lei do amor, pois só o amor liberta. A salvação que Jesus nos trouxe, e que é oferecida em todo tempo da nossa história aos homens e mulheres de todas as raças e línguas, consiste justamente nisso: ser livre em Deus pelo amor. Só amando e deixando-se amar pelo nosso Deus, que nos ama com o amor infinito de uma mãe, é que podemos dizer de sermos salvos. Como bem nos lembra o profeta Isaías, na primeira leitura: "Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu porém, não me esquecerei de ti." Mas a liberdade humana em Deus, que nos conduz a uma autêntica vida, exige de nós vigilância e perseverança para não ser perdida. E é justamente isso que Jesus, na boa nova do Evangelho deste domingo vai nos alertar,  sobre o perigo das riquezas. Jesus, começa o seu evangelho deixando bem claro qual deve ser a nossa atitude diante das riquezas: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou odiará  um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro".  Com essa afirmação, é claro que Jesus não quer condenar as riquezas, pois ele mesmo é consciente que com elas podemos socorrer os pobres, acabar com as injustiças, com a fome, com a miséria, promover a cultura dos menos favorecidos, resgatar a dignidade de tantos irmãos que a perderam; enfim, construir com elas já nesta terra, o reino de Deus. O que Jesus, nos alerta com esta afirmação, irmãos, é que devemos ter cuidado para não nos apegar demasiadamente às nossas riquezas e fazer delas o nosso deus, como normalmente somos tentados. De fato, as conseqüências, se isso viesse acontecer, seriam terríveis para as nossas vidas. Perderíamos a nossa liberdade, porque nos tornaríamos não servidores, mas escravos do dinheiro. Perderíamos a nossa paz, porque os nossos dias seriam uma contínua corrida na busca de mais riquezas e as nossas noites preenchidas pela preocupação de defendê-las dos ladrões. Perderíamos as nossas verdadeiras amizades, porque muitos nos amariam não pelo que somos, mas pelo que temos. Perderíamos a nossa capacidade de sermos mais solidários, generosos, cheio de compaixão, porque fechados nas nossas mansões criaríamos, entre nós e os menos favorecidos, uma barreira que não nos permitiria tocá-los, ajudá-los e, mais ainda, de experimentar um sorriso simples do pobre, um dom gratuito de quem tem pouco para compartilhar.  Diante desse perigo, Jesus nos convida a não nos deixar aprisionar pelo laço fascinante das riquezas e a prezar pela nossa vida e pela nossa liberdade; porque valemos muito mais que os pássaros dos céus, que os lírios do campo. Não percamos a nossa paz e a nossa vida na busca desesperada do que comer, vestir e possuir, porque isso já fazem aqueles que não têm fé. Para Deus, a nossa vida é preciosa e digna de ser vivida com toda intensidade e dignidade.  Por isso, como Pai providente, ele nos dará no momento certo o que necessitamos para sermos felizes, quer materialmente, quer espiritualmente, se soubermos confiar nele. "Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?". 

Façamos das riquezas, portanto, instrumentos para construir o reino e conquistar a nossa liberdade e vida.

                Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Antônio Oliveira Rocha

antoniooly@yahoo.com.br



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

sábado, 24 de maio de 2008

Aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele. (Mc 10,13-16) (24/05/08)

"Aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele." (Mc 10, 15)


Jesus é o filho de Deus feito homem; e uma das dimensões de sua missão na terra foi o de anunciar o Reino de seu Pai. Porém, quando Jesus anunciou o seu Reino, no mínimo foi decepcionante para a maioria das pessoas de sua época. Ainda mais ao afirmar que devemos ser como criança para recebê-lo. E hoje, quem de nós aceita ser como criança, para receber o Reino de Deus?

Cada vez que lemos a Palavra de Deus, podemos correr o risco de pensarmos: "Ah! Este trecho eu já conheço!"; e não fazemos questão de retomá-lo devidamente. Porém é algo realmente fantástico, quando mais uma vez nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo; pois a Palavra de Deus é viva e atual; e isto é maravilhoso!

Jesus Cristo, no evangelho nos diz hoje que devemos ser como criança, para receber o reino de Deus.

E no que isso implica? Mais uma vez Jesus quebra os paradigmas (o menino Jesus entre os doutores da lei). Ele usa de um fato corriqueiro, para traçar o perfil dos receptores do Reino.

Como sabemos a criança confia nos seus pais; não os questiona diante de um pedido; é pura, tem seus amigos pelo fato de poder compartilhar com eles a vida e não com segundas intenções; não guarda rancor, do contrário, está sempre disposta a perdoar e recomeçar.

Mas isto não significa que devemos ser passivos a tudo, despreocupados; pois Jesus foi muito claro em falar: "Aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele". No acolhimento do Reino devemos ser dóceis como criança, mas assim como a criança cresce, devemos também nós crescermos na fé, não só para podermos entrar no Reino de Deus, mas também para sermos verdadeiras setas que apontam o Reino para outras pessoas.

E isto é fácil? Basta olharmos ao nosso redor e veremos que não. Parece que o "mundo", não se cansa em pregar a individualidade, o não perdão, a malícia, a disputa e tantas outras coisas que vão contra a vida, ou seja: contra Jesus, que nos diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida;" (S. João 14, 6).

E o que fazer? O que pudermos! Como se tudo dependesse só de nós, e quando não pudermos mais; confiar em Deus como se tudo dependesse somente d' Ele. (Sto. Inácio de Loyola).

E valendo-se de uma das grandes características da criança; peço!

Que possamos ser como crianças, para recebermos o vosso Reino. Amém!

 

Adrian Diego

adriandiegodasilva@hotmail.com 



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Matrimônio: um compromisso eterno (Mc 10,1-12) (23/05/08)

Matrimônio: um compromisso eterno

As leituras do dia de hoje nos induzem a uma reflexão e aprofundamento do nosso compromisso matrimonial. Vivemos um tempo em que o matrimônio tornou-se mais um evento social do que um compromisso assumido pelos cônjuges. As pessoas se casam já condicionadas a uma separação, se surgirem dificuldades que não as façam felizes. Aquele que procura apenas sua felicidade no casamento certamente sofrerá muitas decepções, porém, aquele que procura fazer seu parceiro/a feliz, esse terá muito maior probabilidade de ser feliz.

Deus nos dá plena liberdade de escolhermos a nossa parceria, não nos impõe nenhuma condição, por isso a nossa escolha deve ser definitiva e devemos nos esforçar ao máximo para honrarmos o compromisso assumido. São Tiago já nos alerta em sua carta,       "que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não".

É na família abençoada pelo sacramento matrimonial que devemos exercer, em primeiro lugar, as recomendações deixadas por Jesus Cristo, que são a disponibilidade ao serviço e a evangelização. Essa é a receita para a união duradoura e eterna que se espera do casamento.

Se um dia, a vida em comum se tornar inviável, apesar do nosso empenho em concretizá-la, lembremos da advertência de Jesus "Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério".

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Estatísticas do Mês de Abril/2008

        Com um atraso considerável, vim trazer as estatísticas do site no mês de abril. Vale dizer que abril foi mais um mês em que as visitas aumentaram, e tivemos a adesão de mais um amigo querido escrevendo belíssimas reflexões para o Blog: Ubirajara Pimentel.

        Comecemos então com os números...

       

Em abril tivemos 5.692 visitas, o que corresponde a uma média de 189,73 visitas/dia. Tivemos 10.952 exibições de página, o que corresponde a 1,92 páginas/visita. E o tempo médio de cada visita foi de 2 minutos e 46 segundos.


        Recebemos visitas de 22 países: Brasil (5.398 visitas), Portugal (175), Estados Unidos (49), Cabo Verde (18), Alemanha (13), Itália (11), Angola (6), Japão (4), Moçambique (3), Espanha (2), Reino Unido (2), São Tomé e Príncipe (1), Colômbia (1), Haiti (1), México (1), Finlândia (1), Suíça (1), Luxemburgo (1), Quênia (1), Canadá (1), Austrália (1) e Argentina (1).


        As 16 cidades do mundo que mais visitaram o Blog foram: São Paulo (454 visitas), Rio de Janeiro (417), Brasília (230), Salvador (224), Belo Horizonte (220), João Pessoa (202), Goiânia (192), Apucarana (173), Curitiba (152), Campinas (128), Vitória (128), Fortaleza (128), Ribeirão Preto (116), Recife (112), Florianópolis (94) e Sobral (94).


        Agradecemos as visitas e reforçamos o convite para que voltem todos os dias, pois diariamente estamos com uma reflexão nova, baseada na Leitura do Evangelho do dia. Também reforçamos o convite para as pessoas que se sentirem movidas a colaborar conosco, enviando reflexões. Estaremos sempre de braços abertos para acolhê-los.

        Que Deus abençoe a todos nós!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Corpus Christi: A Festa da Eucaristia (Jo 6,51-58) (22/05/08)

Corpus Christi: A Festa da Eucaristia

        Hoje se celebra a Solenidade do Corpo de Cristo (Corpus Christi). Para muitos é apenas um feriadão. Mas para nós, católicos, hoje é o dia de comemorar a entrega daquilo que Jesus tinha de mais humano, sua carne e seu sangue, que foram dados a nós.

        É no dia de hoje que em muitas cidades do Brasil e da Europa se tem o costume de fazer um extenso tapete artesanal nas ruas por onde vai passar o Corpo de Cristo. Este tapete é uma verdadeira obra de arte, feita de pétalas de flores, folhas, ramos de plantas, pinturas, borra de café, farinha, tampinhas de garrafa, dizeres... tudo em agradecimento a entrega total de Jesus a nosso favor.

        O site "Portal da Família" traz uma página que conta a história do Corpus Christi na Europa desde o século XIII, a chegada dessa festa ao Brasil e como ela é comemorada atualmente, no Vaticano.

        Mas por que existir um dia especial para comemorar o Corpo de Cristo? Diz a história que no século XIII, uma jovem órfã chamada Juliana, nascida na Bélgica, era freira na Abadia de Mont Cornillon. Ela era apaixonada pelo sacramento da Eucaristia. Certa noite ela teve uma visão na qual a igreja era representada por uma lua cheia com uma mancha negra, que representava a ausência de uma festa para celebrar o Sacramento dos Sacramentos: a Eucaristia. Ela foi falar dessa visão para o bispo da sua diocese e para os doutores da época. Um desses doutores tornou-se, posteriormente, o papa Urbano IV. E foi ele quem instituiu a festa para comemorar o Corpo de Cristo. A jovem Juliana foi beatificada e tornou-se a Santa Juliana de Mont Cornillon.

        No Evangelho de hoje Jesus diz: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." Eis a receita para quem quer se eternizar: se alimentar de Jesus. Quando recebemos a comunhão na missa, temos Jesus circulando em todo o nosso corpo... Somos parte dEle, e Ele se faz completamente em nós! Ou seja, por alguns momentos, somos um corpo só com Jesus e com toda a comunidade que comungou junto conosco! É nossa missão permanecer assim por toda a nossa vida... Que sejamos um com Jesus e com os nossos irmãos... É isso o que Jesus mais quer.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Quem não é contra nós é a nosso favor (Mc 9,38-40) (21/05/08)

Quem não é contra nós é a nosso favor...

Na busca da perfeição, muitas vezes excluímos pessoas em nossas vidas, imagem no serviço da Igreja. O sujeito não conhece a Deus e entra para um serviço na Igreja, já imaginou? Depois de ter tido uma experiência profunda com Deus? É feita pipoca pulando de alegria ao ficar pronta. Achamos que entramos para o serviço de Deus e só vamos encontrar bonança, mas não é bem assim. Nunca estaremos prontos, pois como diz a palavra de Deus: - Meu filho, se entrares para o serviço preparas para provação. E são muitos de nós buscando o que é perfeito que, ao invés de expulsar as imperfeições da nossa própria vida, expulsamos os outros, considerando-os como imperfeitos.

Que o sejam, porém, não são contra nós, mas sim a favor. E por que quando somos contrariados em nossa opinião, queremos abandonar tudo? Só nós somos perfeitos? Donos da verdade? Precisamos reconhecer que um dia o Senhor, teve compaixão de nós, e estendeu sua destra poderosa sobre a nossa vida, pois, onde superabundou o pecado superabundou a graça. Assim foi conosco, e precisamos pedir o dom da paciência para que aconteça com os de nossa casa, com os nossos amigos e com os nossos colegas de trabalho.

Tenho visto, que a cada novidade da minha vida, exige de mim uma nova conversão. Ou seja, uma amizade nova, um trabalho novo, um carro novo, um novo filho, um novo desafio profissional, um novo apartamento, uma nova coordenação, pois o Senhor fará 'nova todas as coisas' se eu abrir as portas do meu coração e a Ele confiar a conversão.

Não deixemos que a nossa busca pelo o que é perfeito e agradável a Deus, expulsem o nosso próximo. E pra terminar, e quem é o nosso próximo?

Aquele do qual eu me aproximo, portanto, temos muito ainda a caminhar quando se trata do amor ao próximo, mas firmeza nas promessas de Deus.

 

Deus nos guarde,

 

Raoni

www.raoni.com.br

Blog da Familia



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!