Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A verdade precisa de um ouvido (Jo 16,12-15) (30/04/08)

A VERDADE PRECISA DE UM OUVIDO

 

Jesus em sua paciência foi dando aos apóstolos as condições de irem compreendendo, a cada dia, as suas próprias vidas,com a sabedoria e a força do Espírito Santo. Ontem, em uma missa de sétimo dia, de uma avó de um amigo meu, o meu dirigente espiritual deixou frases que marcam meu coração neste momento, e que acima de tudo, são VERDADES que precisam de um ouvido.

Chegará o nosso dia de partir, mas parece que preferimos camuflar, esconder, achar que nunca acontecerá conosco. Esta VERDADE serve para avaliarmos constantemente nossas atitudes, e se somos autênticos cristãos. Pense numa verdade que poucos querem escutar!!! E tantas outras, que ficamos "empurrando com a barriga".

O epicentro do Evangelho de hoje é este versículo: 13Quando, porém,vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

Precisamos assumir este Jesus, para que sigamos o nosso CAMINHO, na VERDADE e assim tenhamos uma VIDA plena. Necessário nos é nascer de novo, vamos oferecer o nosso coração de pedra pedindo a Jesus um coração de carne, pois o Espírito Santo nos dirá tudo, se nós tivermos ouvidos, inclusive as coisas futuras (profecias). Mas para compreendermos, teremos que estar vivendo plenamente a VERDADE.

Jesus, vem com o teu sangue poderoso, retirar dos corações que leram esta partilha do evangelho, toda tendência ou desejo de MENTIRA. Que eles sejam, por mais que doa escutar a VERDADE e proclamá-la em suas vidas, revestidos de toda a VERDADE.

 

Deus nos guarde,

 

Raoni

raonimendes@hotmail.com

terça-feira, 29 de abril de 2008

Por que Jesus teve que ir embora? (Jo 16,5-11) (29/04/08)

Por que Jesus teve que ir embora?

        Essa é uma pergunta que é respondida no Evangelho de hoje: "É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei." Agora eu vou um pouco mais além... E por que Jesus não podia ficar aqui, com os discípulos, e pedir para o Pai mandar o Espírito para eles? Vamos pensar um pouco a respeito disso...

        Durante os três anos que Jesus ensinou aos seus discípulos, Ele sempre foi o personagem principal, e os discípulos foram os "coadjuvantes". Era sempre Jesus quem estava no centro de todas as histórias, e quando os discípulos apareciam, era sempre para participar de algum episódio no qual Jesus era o centro das atenções.

        Isso colocava os discípulos numa "posição confortável". Na qual eles precisavam apenas aprender, observar, perguntar. Eram como alunos diante de um grande mestre. Eles tinham Jesus sempre do lado, para orientá-los passo-a-passo, e não deixá-los sair da linha. A grande responsabilidade era de Jesus... Eles só precisavam imitá-lo, segui-lo. E imitar é sempre mais fácil do que ser autêntico, original.

        Jesus ensinou aos seus discípulos como um verdadeiro mestre deve fazer: sem super-proteção. Disse a eles que iriam enfrentar muitas dificuldades, e que os deixaria sozinhos por um tempo, mas que enviaria o Espírito Santo, para defendê-los e inspirá-los em todos os momentos.

        Os discípulos precisariam entender que a partir daquele momento eles não veriam mais Jesus em carne e osso. E a partir dali, teriam que ser os "atores principais" de suas próprias histórias. É a MATURIDADE ESPIRITUAL que Jesus queria que eles alcançassem. É esta MATURIDADE ESPIRITUAL que Jesus quer de cada um de nós.

        Jesus quer nos preparar para receber o Espírito Santo, Aquele que vai nos dar o entendimento do que é certo e errado, e que nos vai dar forças para agir corretamente, principalmente nos momentos mais difíceis. Apenas com o Espírito Santo alcançaremos a MATURIDADE ESPIRITUAL. Por isso...

        VEM, ESPÍRITO SANTO!!!

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

E agora Senhor... Quem poderá nos ajudar? (Jo 15,26-16,4a) (28/04/08)

E agora, Senhor, quem poderá nos ajudar?

        A mensagem de hoje emitida através do evangelho de João, procura nos encorajar no seguimento da palavra de Deus. Neste período em que Ele permaneceu entre nós, após sua ressurreição, procurou sempre destacar que o amor a Deus é expresso pela observância de seus mandamentos e que esta atitude nem sempre é executada com facilidade, porém, prometeu o envio do Espírito Santo para nos auxiliar nessa empreitada: "Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará o testemunho de mim".

As dificuldades que encontramos na guarda de seus mandamentos são originadas tanto de nossa fraqueza humana – portanto, dificuldades interiores como o comodismo, a soberba, a luxúria, a ambição e o egoísmo – como do ambiente em que vivemos, contaminado pela competição inescrupulosa, pelo consumismo desenfreado, pelo acúmulo de riquezas sem nenhum compromisso com a partilha.

Nesse contexto Jesus nos anima com a promessa de amparo do Espírito Santo nessa luta, mantendo acesa nossa esperança e confiança nas promessas do Senhor "E vós também dareis testemunhos, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada".

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

domingo, 27 de abril de 2008

O Teu Espírito me consola e encoraja (Jo 14,15-21) (27/04/08)

O TEU ESPÍRITO ME CONSOLA E ENCORAJA

A uma semana da Solenidade da Ascensão do Senhor a Igreja nos convida com a liturgia deste domingo, que é continuidade da liturgia do domingo passado, a prepararmo-nos para sua partida física de nosso mundo.

O trecho do Evangelho de hoje é a segunda parte do primeiro discurso de despedida e tem como ponto central o amor dos discípulos a Jesus, expresso através da observância dos seus mandamentos. Jesus promete a eles o dom do Espírito da Verdade e assegura a sua presença a todo aquele que observar seus mandamentos. Essa notícia foi motivo de consolo e encorajamento para os discípulos e o é, hoje, para nós pois sabemos que Jesus nunca nos deixará sem rumo. Tal como o Povo de Israel que, no deserto, diante de si levava a arca da aliança com as tábuas dos mandamentos, representação da Presença de Deus em seu meio, a Igreja e cada um de nós, ao guardarmos e observarmos os mandamentos do Senhor, poderemos contar com a certeza da sua presença em nós e entre nós, não mais apenas sensível (física), mas espiritual e interior, pela fé. É uma presença tremenda que nos enche de coragem e ânimo para enfrentarmos os obstáculos e dificuldades. Mas, para desfrutarmos dessa graça é preciso que antes, observemos seus mandamentos. Já ouvi muitas pessoas queixando-se (eu mesmo já fiz isso) de não sentir Jesus atuando em sua vida diária, a tal ponto de chegarem a afirmar que Deus tem coisa muito mais importante a fazer do que se preocupar com seus problemas. Julgam que Deus está afastado delas. Será mesmo assim ou será que elas é que estão afastadas de Deus? Todas as vezes que não observamos os mandamentos de Jesus, o afastamos de nossa vida. Não é Ele quem se afasta! Todas as vezes que nosso comportamento contraria a vontade de Deus trazendo prejuízos aos nossos irmaos e à nós mesmos, somos nós que dizemos a Ele: "sai fora, vou fazer ou vou agir do jeito que eu quero!"

        Veja o que nos diz Paulo em Efésios 4:

 

25.

Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros.

26.

Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.

27.

Não deis lugar ao demônio.

28.

Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados.

29.

Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem.

30.

Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.

 

Assim, se quisermos sentir a presença de Jesus e o consolo do seu Espírito, precisamos, antes, viver como Ele deseja que vivamos. E viver como Jesus é aceitar que teremos tribulações, muito mais com Ele do que sem Ele, porque nosso modo de vida começará a incomodar e denunciar o modo de viver de outras pessoas. Pedro, em sua primeira carta diz:

 

15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.
16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal.

 

Por isso, Jesus nos envia o Espírito Santo, como Advogado, nosso Defensor, que nos dará palavras e comportamentos acertados nos momentos de maior necessidade. Mas precisamos permitir sua ajuda! Quantas vezes diante de uma atitude o Espírito nos constrange, fala dentro de nós e não lhe damos ouvidos? Aproveitemos suas moções e deixemo-nos guiar para transpareça este poder que Deus tem de modificar nossa vida e a vida daqueles que estão à nossa volta. A caminhada com Cristo não é fácil. O terreno é íngreme e a passagem estreita. Ademais não somos perfeitos e muitas vezes derramamos lágrimas e caímos. Mas nosso Deus não nos condena, nos ajuda enviando-nos seu Espírito, para nos provar que é na nossa fraqueza que Ele revela sua força transformadora. Assim, seguindo a luz de sua Ressurreição e não afastando de nós o seu Espírito de Verdade, nós mesmos passaremos a brilhar para que mais irmãos o descubram e a Ele se entreguem.

Partilho com todos a canção abaixo a fim de ajudar nossa reflexão!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 

 


Eis-me Aqui

Diante do Trono


 

A tua luz acendeu meu coração
E eu pude ver em meio à escuridão
Tua presença, tua fidelidade, graça e amor
Me levantaram outra vez,
Me deram forças, e prosseguirei.

Irei contigo onde quer que fores, meu Senhor!
O teu chamado cumprirei na alegria ou na dor!
E toda vez que eu chorar ou quiser desanimar
O teu Espírito me consolará!
Se é na fraqueza do meu ser

Que manifestas teu poder
Eis-me aqui! Dependo de ti! Preciso de ti!


Toda glória, toda vitória
Eu sei, pertence a ti
Toda honra, todo louvor
Entrego a ti, porque, sem ti
Não estaria aqui.


 

Humberto Selau

Humberto@ciser.com.br



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ai de nós se não evangelizarmos (Mc 16,15-20) (25/04/08)

AI DE NÓS SE NÃO EVANGELIZARMOS!

Jesus, o Ressurreto, deve ter ficado deveras triste com os apóstolos. Passar por tudo que passou, ser o verdadeiro cordeiro de Deus imolado e crucificado, e quando ressuscita os discípulos, por não o terem visto, não acreditam. Mas, com a humildade de um verdadeiro Deus, que entende a fraqueza das suas criaturas, Ele foi e se manifestou a eles para repetir-lhes o ensinamento de que: sem o Reino de Deus instaurado estaríamos, todos, condenados.

Lembro aqui de um fato em minha vida. Fui testemunhar numa Vara Criminal, em favor de um amigo que tinha cometido, junto com seu chefe, crime de peculato. Não entrando no mérito desta questão, lembro que vi uma cena que não esqueço. O chefe estava algemado e encontrou com o filho no corredor do prédio, uma criança com seus sete/oito anos de idade, o qual balançando a cabeça, como quem não estava acreditando no que estava vendo, correu chorando para abraçar o pai e este, também chorando, não pôde abrir os braços para abraçá-lo. Saí do Fórum me perguntando por que isto aconteceu? A resposta que encontrei foi: falta de Deus.

        E agora me volto para os dias de hoje. O que temos? O que será que está acontecendo? Aumenta o uso de drogas, aumenta a criminalidade, falta de consideração, falta de respeito. Não encontro outra resposta. É a mesma. FALTA-NOS DEUS.

        Agora vejo os ensinamentos de Cristo aos apóstolos e o deles para nós.

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura!"

        Não é para ficarmos parados. Temos que anunciar Cristo, O Messias, O Salvador, para todos em toda parte. Se não fizermos isto é porque não cremos e assim seremos condenados, desde agora, a vivermos uma vida de infelicidades. Mas se crermos, se anunciarmos e pregarmos a Boa Nova de Cristo com palavras e ações com certeza os venenos e as cobras desta vida não nos farão mal.

        Devemos lembrar também do que Pedro nos deixou em sua carta. Cantemos a Glória do amor de Deus com humildade. Sabendo que "Deus resiste aos soberbos".

        Não podemos ficar parados (sem evangelizar), pois a cada Cristo negado nesta vida, muitos são condenados e entre estes poderemos estar, se calarmos.

        Entendo agora o que Paulo falou aos corintos. "Anunciar o evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho" I Cor. 9,16.

 

Ubirajara Pimentel

uhop@hs24.com.br



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O infinito amor de Deus deve estar presente em nós (Jo 15, 9-11) (24/04/08)

      O INFINITO AMOR DE DEUS DEVE ESTAR PRESENTE EM NÓS

       O evangelho de hoje nos remete a um dos sentimentos mais plenos e mais gratificantes: O AMOR. Ele não faz o bem apenas para quem o sente e o transmite, mas também para as pessoas que o recebem, direta ou indiretamente.

Lendo, hoje, este evangelho, lembrei-me de duas passagens que nos diz: "amai uns aos outros como eu vos amei" e "Amai ao próximo como a si mesmo". Refletindo sobre as palavras de Jesus aos discípulos: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei " percebi que ele já cumpriu o que havia nos pedido: o PAI (Deus) amou o filho (sendo o mesmo DEUS, lembremo-nos da trindade santa) e o Filho (Jesus) com o mesmo amor que Deus (o Pai e o Filho) tinha por ele, amou a cada um de nós. Esta é uma verdade que nunca esqueceremos: JESUS NOS AMA. Entretanto, ele não nos ama, apenas; mas quer que amemos, pois mais gratificante do que receber é doar/dar-se em amor. Por isto ele diz: "Permanecei no meu amor". Aquele que permanece no amor, pleno, de Deus também ama. E assim, terá a alegria plena e a paz do Espírito.

Jesus ainda nos ensina como permanecermos sempre no amor, quando estivermos fracos devemos guardar os mandamentos do Pai, e assim estaremos na paz, no amor e na alegria de DEUS. "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".

Que a paz e o infinito amor de Deus, estejam com todos vocês em cada momento de vossas vidas e, principalmente, quando estiverem sem mais forças para continuar.

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Sozinho eu não posso mais (Jo 15,1-8) (23/04/08)

Sozinho, eu não posso mais!

Poderia hoje transcrever o evangelho "ipsi literis" e não partilhar mais nada, pois Jesus é muito claro e objetivo, e com um exemplo fantástico. Mas onde reside o problema? Reside em nossa auto-suficiência, ou seja, queremos fazer tudo sozinhos, na nossa própria vontade e de nossa cabeça e não compreendemos o que Ele quis nos dizer por várias vezes, em especial hoje: - Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

       Quer aumentar a sua produção pessoal? Quer sair do desânimo? Quer compreender o sofrimento? Ou seja, quer ser mais feliz? Una-se a Jesus! Não perca mais tempo com o que não faz a vida valer a pena. Concentre-se em tudo o que tens para fazer e o faça por Jesus, com Jesus e em Cristo, assim produzirás muitos frutos.

       Este exemplo da videira é fantástico. Jesus é a verdadeira videira, e para que os ramos dêem frutos, e muitos frutos, ele precisa limpar, ou seja, podar. Precisamos deixar Jesus podar a cada um de nós que somos os ramos. Lendo alguns artigos sobre podas, vi que existem culturas de algumas árvores, que quando são podadas na época certa, triplicam ou até quadruplicam a sua produção. Podar na época certa! Como não sabemos a época que precisamos ser podados, às vezes, acontecem algumas podas, que dentro de nós chegam a sangrar de dor, então você clama: - Jesus, sozinho, eu não posso mais! E pede que o Espírito Santo te conceda sabedoria para compreensão da situação. Não se pode dar frutos por si só, como não se pode podar-se a si mesmo, em qualquer um destes casos, haverá um sofrimento sem sentido, levando a tristeza e assim por diante. Se sofremos com Jesus, damos um sentido ao sofrimento, e logo encontramos a alegria.

       Que fruto nós, ramos cristãos, podemos dar?

       Cada um responderá com sua vida, mas de uma coisa tenho certeza: - Sozinhos, não podemos mais!

 

Deus te guarde,

 

Raoni

raonimendes@hotmail.com



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ana Carolina Oliveira (mãe de Isabella) - um testemunho silencioso da Paz de Jesus (Jo 14,27-31a) (22/04/08)

Ana Carolina Oliveira (mãe de Isabella): um testemunho silencioso da Paz de Jesus

        Nas últimas semanas, o assunto mais comentado no Brasil é, sem dúvida, o assassinato da pequena Isabella, que foi jogada do sexto andar de um prédio em São Paulo. Até o momento, não comentamos aqui nas nossas reflexões sobre este assunto, mas o tema do Evangelho de hoje me deu a oportunidade de falar sobre algo que vem me chamando a atenção neste caso. O tema de hoje é a PAZ de Jesus.

        Há alguns dias, eu estava entre amigos, comentando sobre o caso da Isabella, quando alguém disse: "Eu acho que a mãe dela está tranqüila demais. Como é que pode? Perder a filha e ficar calma daquele jeito? Pra mim, isso é muito estranho." Como eu já tinha visto que a Ana Carolina Oliveira (mãe da Isabella) era católica, e estava tendo acompanhamento de padres, amigos e da própria família, resolvi tomar partido dela: "Ao que me pareceu, ela tem a Paz de Deus no coração." Como no grupo em que aconteceu esse comentário as pessoas não eram religiosas, e eu falei com bastante seriedade, o assunto acabou aí. Mas uma coisa eu tenho que reconhecer: é realmente "estranho", aos olhos do mundo, a Paz que a Ana Carolina Oliveira, bem como a sua família, vem lidando com esta situação tão intensa!

        Na minha busca de sempre tirar uma lição de cada situação, não poderia deixar passar a maior lição que pude tirar dessa história tão chocante. Não foi nada do que foi falado em entrevistas. Não foram palavras... mas foi a atitude pacífica de uma mãe (e sua família) que perdeu a filha de 5 anos de forma tão brutal. A atitude que a maioria de nós esperaríamos é que ela aparecesse na mídia chorando alto, gritando e esperneando, cobrando que a polícia agisse rápido e prendesse logo os assassinos da filhinha dela! Mas não... Ela seguiu o exemplo da Mãe das Mães, Maria, que vendo o seu filho ser julgado, condenado injustamente, sofrendo e morrendo, não insultou ninguém... Apenas se colocou ao lado do seu Filho, consolou e até foi consolada por Ele. A dor de uma mãe que perde o filho deve ser a maior dor não-física que uma pessoa pode sentir... E é isso que me faz admirar tanto a fortaleza de uma mãe que chora, mas que sabe que a sua princesinha está junto do Pai, assim como Jesus disse no Evangelho de hoje: "Se vocês me amam, fiquem alegres, porque vou para o Pai!"

        Mães do Brasil, sigam o exemplo dessa mãe... Sei que vocês vão dizer que é difícil ficar calma quando se perde um filho... mas vocês hão de convir que a Ana Carolina Oliveira também perdeu a sua filhinha, e deve sentir falta dela, deve chorar à noite, e deve querer que a justiça seja feita... Mas acima de qualquer coisa, existe um Deus Misericordioso, que está consolando o seu coração, aproximando ainda mais a sua família e trazendo mais amigos para perto dela e de sua família...

        Muito obrigado, Ana Carolina Oliveira e família, pela lição de PAZ, da VERDADEIRA PAZ que vem de Jesus. Que a dor da perda seja consolada em seus corações, e que o seu exemplo nos faça lembrar que não existe nada que possa tirar a VERDADEIRA PAZ! Nem a morte, nem a maldade, nem a solidão... E PARABÉNS à família Oliveira, que também vem SENDO um testemunho da ação de Deus, fazendo-se necessitada do apoio de todos quantos se dispõem a ajudar. Vocês estão fazendo o ato mais nobre que poderiam: transformando a dor da perda em uma oportunidade de arrastar mais pessoas para o Caminho da Verdadeira Paz... Muito Obrigado!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

P.S.1: Gostaria muito que esta reflexão chegasse à família de Ana Carolina Oliveira. Peço a alguém que conheça a família ou a própria Ana Carolina, que encaminhe esta mensagem ou um link do Blog. Assim eles saberão que estão sendo exemplos de Fé, Paz e Esperança para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

 

P.S.2: Recebi este e-mail algumas horas após ter enviado a Reflexão, e achei bastante oportuno acrescentar aqui.

Jailson!!
Achei interessante abordar sobre a família de Isabella, pq essa semana li no site da Globo.com que a avó materna de Isabella havia ido à missa e pediu ao Padre pra rezar por Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, pq são eles os que mais  precisam de Deus!Q lição! Fiquei emocionada pq isso é ter Deus no coração!Isso é conhecer o amor do Pai!
A Paz!

Talita Quirino (tati_quirino@hotmail.com)



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Por que Jesus não se manifesta publicamente nos dias de hoje? (Jo 14,21-26) (21/04/08)

Por que Jesus não se manifesta publicamente nos dias de hoje?

        A mensagem que o Evangelho nos transmite hoje é de uma profundidade e beleza especial. O trecho de hoje faz parte do discurso de despedida que Jesus fez durante a Última Ceia. Ele já estava anunciando que se manifestaria para aqueles que o amassem, mas que não se manifestaria para aqueles que não seguissem seus mandamentos, e não o amassem. A pergunta de Judas (não o Iscariotes) foi bem oportuna, e poderia ser traduzida assim: "Senhor, por que Tu só irás se manifestar para os que te amam? Por que o Senhor não aparece logo para o mundo todo, inclusive para os que não acreditam em Ti? Para que todos saibam que o Senhor está vivo, venceu a morte?" Mas aqui vale lembrar que eles ainda estavam na Quinta-feira Santa, antes do julgamento e morte de Jesus. Sendo assim, os discípulos ainda não sabiam bem o que iria acontecer a Jesus, apesar de Jesus ter avisado...

        A resposta de Jesus a esta pergunta vale até hoje: "Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada." Esta parte sublinhada é a forma na qual Jesus e o Pai irão se manifestar a quem O ama. Ou seja, Deus vai habitar nele. Não existe forma mais profunda de se manifestar a alguém! No entanto, para perceber essa manifestação, é preciso ter .

        Agora, na prática, COMO Jesus e o Pai se manifestam?

        De várias formas. A única regra é que ocorre de forma SUTIL e PESSOAL. Sempre será possível que a manifestação de Deus passe despercebida aos olhos de quem não acredita nEle, ou quem não está atento aos seus sinais.

         Para cada pessoa, Deus se mostra (se manifesta) de um jeito particular. Para mim, por exemplo, Ele está se manifestando agora, enquanto estou escrevendo, me dando inspiração para colocar as palavras que irão tocar o coração de algumas pessoas que estão lendo, e fará com que essas pessoas passem a enxergar que agora mesmo, enquanto lêem estas palavras, Deus está se manifestando dentro do seu coração, e mostrando que em tudo o que você fizer, Deus pode estar se manifestando em você e ATRAVÉS DE VOCÊ.

        Você ama Jesus à acolhe sua Palavra à o Pai te ama à Jesus e o Pai passam a habitar em você, agindo em seus pensamentos, palavras e atitudes. E assim VOCÊ passa a ser a própria manifestação de Deus para as outras pessoas! Você está percebendo Deus se manifestando para você agora?

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

domingo, 20 de abril de 2008

Nos braços do Pai... estou em paz (Jo 14,1-12) (20/04/08)

Nos braços do Pai, estou em paz!

Irmãos,

já manifestei em outras ocasiões a maravilha que é viver o Tempo Pascal. A liturgia deste tempo nos inunda com textos maravilhosos, manifestando sobretudo o cuidado que o Senhor Ressuscitado tem de fortalecer nossa fé na realidade de sua Ressurreição que o torna PRESENTE e ATUANTE na vida de sua Igreja. Nos domingos anteriores Jesus se apresentou VIVO desejando a paz (II Domingo), caminhando conosco e se importando com o que pensamos (III Domingo), nos protegendo e orientando qual pastor a seu rebanho (IV Domingo). A partir de hoje a Igreja nos prepara para a sua partida física deste mundo, sua ascensão, seu retorno ao Pai, que celebraremos daqui a dois domingos. Por isso os textos de hoje e do próximo domingo são do cap. 14 de João, chamados também de discursos da despedida.

        O Cap. 14 que iniciaremos hoje são palavras de Jesus durante a ceia, pouco antes de seguir para o Jardim das Oliveiras onde será preso. Jesus tinha acabado de anunciar sua morte, sua traição por Judas e sua negação por Pedro. Os apóstolos estão atônitos e amedrontados pois começam a entender a gravidade da situação. Neste momento vem a afirmação de Jesus que dá início ao trecho de hoje: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim..."

        Queridos, com essa Palavra a Igreja nos prepara para encarar o fato de que não teremos mais a presença física de Jesus entre nós após sua ascenção aos céus (entenda, já não a temos, mas liturgicamente, enquanto durar o Tempo Pascal, Jesus Ressuscitado continua presente em CORPO na comunidade). Com seu retorno ao Pai, Jesus inaugura um novo modo de presença na sua Igreja. Mas isso é papo pra daqui a duas semanas...

        Tendo-vos dado a linha mestra de pensamento, gostaria de partilhar um pouco de minha experiência dos últimos dias.

Tenho vivido em um turbilhão de situações a resolver, de grandes espectativas e decisões difíceis que estão por vir que poderão causar mudanças de rumo na minha vida e na vida de minha família. Tenho sentido forte cada Palavra do Senhor dos últimos domingos e sentido realmente sua presença firme a caminhar comigo, a me proteger e orientar. Hoje partilho do sentimento dos apóstolos: vem muita coisa pela frente e não sei como resolver tudo isso! Sou capaz de apostar que você já sentiu-se desse jeito, já viveu alguma situação semelhante. Todos nós, vez ou outra, nos deparamos com situações que não sabemos resolver, esquentando a cuca com que decisão tomar, parados em encruzilhadas sem saber por qual caminho seguir adiante! Uma nova oportunidade de emprego, o início de um relacionamento mais sério, um aperto financeiro, um convite para uma atividade específica dentro da comunidade, um problema de saúde em alguém na família. Isso mexe conosco; revira nossas vidas; nos tira de uma situação cômoda, sob controle, gerando insegurança e medo da nova realidade. A todos nós hoje Jesus declara: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim..."  Às vezes parece que Jesus não está conosco, mas essa é a ilusão criada pela nossa incapacidade de ver além da matéria. Se continuarmos firmes, crendo, não demorará e essa impressão cederá lugar à uma paz imensa proporcionada pela Presença VIVA E ATUANTE do Ressuscitado. Mas qual decisão tomar? Que caminho seguir? A melhor decisão é seguir o caminho apontado pelo próprio Jesus: ELE MESMO! "Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém vem ao Pai se não for por mim!" Perceba que O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA são uma PESSOA: Jesus! Pela graça de Deus, um cristão tem seus olhos abertos para ver que tipo de pessoa ele é; portanto, ele se submete e crê no Senhor, confiando que o Senhor fará aquilo que ele não pode realizar sozinho. Nossa fé nos leva a crêr que o Senhor definirá o que é melhor para cada um de nós, se assim o pedirmos! Faça-se a tua vontade e não a minha!

        Certa vez, uma catequista ao falar sobre a paz e a segurança que nosso Deus proporciona aos que nEle acreditam de coração, pediu aos alunos que fizessem um desenho e propôs-lhes um desafio: o que melhor revelasse a profunda paz dada por Deus, receberia um prêmio! Logo todos silenciaram e puxando por grandes folhas, pincéis e tintas de muitas cores, começaram a expressar no papel o que imaginavam que a Paz seria. Esgotado o tempo proposto, um a um foram apresentando os desenhos. Eram representações de verdes bosques, campos com flores a se perder no horizonte, lagos com águas claras e tranqüilas, céus avermelhados por um maravilhoso pôr-do-sol, e assim por diante. Cheios de admiração uns pelos desenhos dos outros, a cada revelação exclamavam aquele ohhhhhhhhhhhh! próprio desses momentos. Chegada a vez de Francisco, o garotinho mais pobre daquela sala, ao levantar seu desenho, todos dele caçoaram com uma enorme gargalhada: Francisco havia pintado uma floresta sobre a qual se abatia forte tempestade; um céu escuro e a fúria dos ventos agitava todo o cenário.

-- "Essa é a Paz de Deus pra você?", perguntou um colega desdenhando o desenho apresentado, seguido por mais gargalhadas.

Sem dizer uma palavra Francisco esticou o dedinho ainda sujo de tinta, apontando para uma das árvores no desenho. Todos se calaram e fixando os olhos perceberam que num galho daquela árvore, em meio a tamanha agitação do vento, a clarões de raios e intensa chuva, havia um ninho e dentro dele um pássaro que serenamente chocava seus ovos! Preciso dizer quem ganhou o prêmio?

        De fato, estarmos tranqüilos quando tudo vai bem, é fácil. Mas é quando tudo à nossa volta está contra nós, que podemos sentir o dom maravilhoso da Presença de Deus a nos proteger, a dar-nos forças. Não sabemos o que Francisco estava passando. A julgar pelo desenho sua vida não devia ser uma navegação tranqüila. Apesar de tudo, temos uma certeza: ele estava em Paz! Veja o que nos ensina o salmo 56:"Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade de mim, porque a minha alma em vós procura o seu refúgio. Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe." E o salmo 90: "Ele te livrará do laço do caçador e do flagelo do maligno. Cobrir-te-á com suas penas, debaixo de suas asas encontrarás abrigo."

        Portanto, irmãos, que nenhuma situação ou aparente problema nos consuma ou nos tire o sono! Tais situações e problemas já estão resolvidos no nome que está acima de qualquer outro nome, Jesus Cristo, sem o qual nada podemos fazer! Peçamos ao Senhor fé suficiente para, como crianças, sentarmos no colo do Pai e, adormecendo, descançar em seus braços na certeza de que Ele cuida de tudo para nós!

 

SENHOR, ACALMA MEU CORAÇÃO COM TUA PODEROSA PRESENÇA! PREPARA-ME UM LUGAR EM TEU REINO! TOMA CONTA DE SITUAÇÕES QUE NÃO SEI RESOLVER! QUE EU ESTEJA EM TI COMO ESTÁS NO PAI! QUE EU SEJA UM CONTIGO PARA QUE O MUNDO CREIA AO VER AS OBRAS QUE REALIZAS EM MINHA VIDA! AMÉM!

 

Atenciosamente,
 Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 

P.S.: Partilho com vocês uma canção bastante propícia para continuarmos a reflexão!

ACHO QUE JESUS ME ACHOU

Um dia eu parei e quase desisti

Há muito tempo eu vivia sem rumo e sem razão

Os bens não preenchiam o vazio do meu ser

As festas, os amigos, tudo era em vão.

 

ACHO QUE JESUS ME ACHOU

E SEU TOQUE ME ALCANÇOU

NÃO ME SINTO MAIS VAZIO

E NÃO ANDO MAIS SOZINHO!

ACHO QUE JESUS ME FEZ

PERCEBER O SEU AMOR

ELE É TUDO EM MINHA VIDA

NÃO VIVO EU, ELE AGORA VIVE EM MIM!

 

Outro dia eu pensei o quanto sou feliz

Os problemas não me afastam do meu Senhor Jesus

Renovo a esperança de joelhos na oração

Encontro paz e graça no seu perdão.