Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pense rápido! (Mt 21,23-37) (15/12/08)

        Uma das características mais marcantes de Jesus era o raciocínio rápido. No Evangelho de hoje os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo chegaram a Ele com uma pergunta premeditada ("Com que autoridade fazes estas coisas?"), com a intenção de desmoralizá-lo perante o público. Percebendo isso, Jesus devolveu a pergunta de forma genial ("Se vocês me responderem de onde procedia o batismo de João, se do céu ou dos homens, eu respondo a sua pergunta."), e os seus questionadores foram pegos de surpresa.

        As duas perguntas do Evangelho de hoje não teriam resposta adequada para a situação. Se a pergunta a Jesus tivesse sido feita em outra circunstância, Ele certamente teria dito que a sua autoridade vem do Pai.

        Jesus colocou os seus questionadores no mesmo dilema que Ele foi colocado. Se Jesus tivesse respondido que fazia tudo com a autoridade dada pelo Pai, poderia ser acusado de usar o nome de Deus, o que poderia conduzi-lo a pena de morte naquele momento. E se respondesse que a autoridade procedia dEle mesmo, seria acusado de se auto-proclamar Deus, o que também era considerado uma heresia passível de pena de morte.

        Na nossa vida também somos colocados em situações que exigem uma resposta rápida. Você tem raciocínio rápido, como o de Jesus, para resolver estes dilemas? Se você adquiriu experiência ao longo da vida para formular respostas "instantâneas", parabéns! Mas se não se sente seguro para enfrentar este tipo de situação, não hesite em agir como os príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo, que tiveram a humildade de admitir: "Não sabemos." No caso deles, estavam com más intenções para com Jesus, mas agiram com prudência quando se depararam com alguém mais sábio que eles.

        O certo é que Jesus nos enviou o Espírito Santo, o qual "nos dará palavras acertadas" para que possamos nos defender diante dos poderosos deste mundo. No entanto, aos poucos é que adquirimos a maturidade e experiência necessárias para argüir como Ele. Enquanto estamos aprendendo, reconheçamos humildemente nossa limitação (não temos resposta para tudo), e procuremos ajuda de pessoas mais vividas, para que possamos responder ética e respeitosamente.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. sem comentarios uma pagna e uma pessoa cheia da graça de Deus Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir