Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

“Quem se faz pequeno como uma criança, esse é o maior no reino dos céus.” (Mt 18,1-5.10) (02/10/08)

Como entender, no mundo competitivo que vivemos hoje, que ser o maior é ser o menor? É realmente descabida esta realidade se não for vista pelos olhos e pelo coração de Jesus, que, no evangelho de hoje, responde, com sua infinita sabedoria, a indagação dos discípulos sobre quem seria o maior no reino dos céus.

Muitas vezes somos nós que queremos saber de Jesus, das nossas lideranças de grupos e paróquias, quem é o maior ou (me desculpe o português) "quem sou o maior?", com o desejo de ser reconhecido, valorizado ou de elevar nosso ego, já dizia o livro do Eclesiastes: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade" (Ecle. 1,2b).    

A receita de Nosso Senhor para ser o maior é ser como uma criança. A criança é espontânea, não guarda mágoa do amiguinho que a magoou, sempre que não sabe de algo, pergunta e não tem a vergonha boba (que nós, adultos, temos) de admitir que é incompleta e que não sabe de tudo, e, acima de tudo, confia cegamente no Pai, ao ponto de se atirar nos braços dele não importa de que altura ou lugar.

Ontem, dia 01/10, a igreja celebrou o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja e Padroeira das Missões, ela viveu a "dica" de Jesus, pois tem estes títulos sem nunca sair do Carmelo. Ela trilhou o que chamava de "pequena via", dizia que a santidade é um simples atirar-se confiante nos braços do Pai, ser santo para ela é saber acolher, perdoar, sorrir, amar e isto não está em grandes feitos, mas na vivência prática do dia a dia, nas pequenas coisas.

Meus irmãos, sejamos como crianças, assim como nos pede Jesus, pois não vale a pena, perder tempo querendo ser o maior, provando que estamos sempre certos, porque já diz uma canção do meio secular: "das brigas que ganhei nenhum troféu pra casa eu levei".  Tudo passa, e como diz Santa Teresinha, só o amor conta, então ame, perdoe, sorria, acolha, ame de novo e sirva a todos, agindo assim seremos pequenos aqui, diante dos olhos do mundo, mas nosso lugar no céu estará seguro nos braços do Pai.

 

Seu irmão,

Juninho

Comunidade O Ângelus

phalvesjr@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário