Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Realidades diferentes, lições a serem aprendidas (Lc 7,36-50) (18/09/08)

        Jesus nos apresenta muitos personagens nesse Evangelho. Durante a leitura você se questionou com qual deles você se identifica? Com fariseu que convida Jesus para uma refeição? Com a mulher pecadora? Com um dos dois devedores? Ou quem sabe talvez com o credor que perdoou a divida?

        Tantos significados cada um deles nos trazem, com realidades diferentes, mas todos com uma lição a ser passada. Particularmente não foram poucas a vezes que eu me encontrei na situação de fariseu, muito mais preocupado em duvidar da divindade e da providência de Jesus, do que confiar em seu amor e em suas palavras. É a experiência do humano que existe dentro de mim, e o que deveria ser uma página de graças em minha vida, não passou de um mero rascunho.

        Mas talvez hoje seja dia de experimentar a condição de alguém que precisa perdoar, independente da dívida, da mágoa ou do que quer que seja. O perdão é agora! A sabedoria Bíblica nos ensina que o amor nasce do perdão. Não sabe amar aquele que não viveu a graça de ser misericordioso. Seria muito fácil amar alguém que fosse perfeito, difícil viver esse amor ao lado dos fracos, de gente cheia de imperfeição, pessoas eternamente inacabadas. Porém essa é uma das grandes missões do cristão. Tenha a coragem se ser imitador de Cristo, e surpreenda aquele que precisa do perdão. Sei que não é fácil, mas Jesus nunca prometeu que seria.

        Entretanto, se hoje você está precisando do perdão de alguém, lute por isso. Como dizia o poeta: "O milagre se dará por duas, uma é de Deus, a outra é sua." Já é tempo de você fazer a sua parte, a missão é dura, mas nada se compara a glória futura, e quando isso acontecer o céu fará festa. Mas se o perdão não te for concedido, não fique se culpando pelo erro cometido, isso é um crime contra si mesmo. Nossas atitudes deverão ser repensadas para que possamos ter uma postura nova diante do agora, não para nos acusar o passado. Não faça de seus erros um cárcere. Aprenda a perdoar-se, não crie mais problemas para si mesmo, Deus te quer feliz.

        Mas voltando agora um pouco nossa reflexão a personagem principal dessa passagem, tenho certeza que todos em algum momento da vida tivemos a oportunidade de sermos semelhantes à "mulher pecadora", chorando aos pés de Jesus. Não sabemos os motivos daquelas lágrimas, o que temos ciência é que a dor é um acontecimento sem datas, chega como um susto. Pode durar um bom tempo, contrariando toda lógica, argumentos e regras. As dores desconhecem o que é cronologia, chegam quando menos esperamos, alojam-se no mais profundo da alma, apertam nossa carne, e dessa situação é que nasce em nós a necessidade do cuidado, porque a dor nos indica que algo precisa ser curado. Porém, o mais importante é estarmos confiantes na providência de Jesus, cheios de esperança, pois o Senhor nunca nos decepciona, e o mais bonito é que na hora em que você menos esperar Ele lhe dirá: "Sua fé salvou você. Vá em paz!"

         Meu irmão, minha irmã, não sei qual a situação que melhor você se encaixa. Mas espero que recolhas depois dessa leitura os aprendizados de cada lição transmitida através dos personagens que o Evangelho nos apresentou. Não ouse colocar um ponto final em suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, há muito o que lutar, e principalmente há muito o que amar na longa estrada da vida.

 

Que seu dia seja repleto de graças e paz. Deus te abençoe!

 

Do seu irmão,

 

Suélio Moreira

Comunidade O Ângelus

lelhomoreira@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. Amei o comentário. Servirá de imspiração para minha homilia hoje a noite. DEUS TE ABENÇOE MEU IRMÃO

    ResponderExcluir