Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Oração e discernimento (Lc 6,12-19) (09/09/08)

Um ponto interessante para refletirmos hoje é que Jesus, apesar de ser Deus e tudo poder por si só, decidiu caminhar e agir com o auxílio/ajuda dos discípulos. Destes, Ele ainda escolheu de forma especial doze homens que foram chamados apóstolos (enviados) que ficaram responsáveis pela pregação da Boa Nova do evangelho aos diversos povos. Importante lembrar que Jesus, mesmo sabendo tudo que aconteceria, passou a noite toda em oração nas montanhas, provavelmente discernindo sobre quais homens escolher (sabendo que entre os doze escolhidos um seria o traidor). No dia seguinte, escolheu "Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor". Algumas pessoas devem ter se perguntando por que "ele"? Um cobrador de impostos... um pescador rude... Mas Jesus sabia exatamente o que estava fazendo. Talvez eles tenham sido escolhidos não por serem melhores ou por poderem dar mais ao Senhor, mas por serem os mais necessitados de estarem próximo de Jesus. Quando falamos algo, falamos primeiramente para nós mesmos e depois para as pessoas que nos escutam, pois os ouvidos mais próximos da nossa boca são os nossos. Penso que os ouvidos mais próximos da boca de Jesus eram os dos apóstolos, pois Jesus não precisava ouvir suas palavras, Ele já as praticava.

        Como em vários outros momentos dos evangelhos, Jesus estava rodeado de pessoas que procuravam suas curas física e espiritual, e todos estes foram curados, em frente aos olhos daqueles que foram enviados a proclamar a palavra de Deus, e divulgar seus milagres.
        O final do evangelho de hoje nos remete a um pensamento, através da oração e boas ações podemos gerar uma força que sai de nós e atrai aqueles que necessitam do amor de Deus; assim como aconteceu com Jesus: "A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos".

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário