Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Como é fácil encontrar defeitos nos outros! (Lc 7,31-35) (17/09/08)

        No Evangelho de hoje, Jesus expressa o que pensa sobre os homens da sua geração. E a principal característica que Ele observa é a imaturidade. Veja que nas quatro situações citadas por Jesus como exemplo, aqueles homens sempre estão reclamando... "Tocamos flauta e não dançastes"; "Fizemos lamentações e não chorastes"; veio João que não comia e não bebia e disseram que "ele está com o demônio!"; veio Jesus que comia e bebia e eles disseram que "ele é um beberrão e comilão, amigo dos publicanos e pecadores!"

        Jesus identificou algo que estava evidente, e teve a coragem de denunciar! E hoje, será que a nossa geração também é assim, imatura? Será que nós reclamamos de tudo e ficamos chateados quando as outras pessoas não fazem a nossa vontade, ou não atendem às nossas expectativas?

        Você que torce para um time, acha errado que outras pessoas torçam para outro time? Você que é de uma determinada religião, acredita que as pessoas de outra religião já estão condenadas? Você que se acha a pessoa mais correta do mundo, igual ao irmão mais velho do filho pródigo, sabe o que vai acontecer quando o seu irmão que está vivendo uma vida desregrada resolver voltar para casa? O seu Pai, que está nos céus, irá aceitá-lo independente do que ele tenha feito... só porque ele se arrependeu.

        Você é aquele tipo de pessoa que procura logo os defeitos de qualquer coisa ou pessoa que lhe aparece na frente? Quando lhe pedem para falar sobre alguém, você tem facilidade para falar os defeitos, mas tem dificuldade para falar sobre as qualidades? Não se engane: isso é um problema que pode e deve ser resolvido! Quer saber qual é a raiz desse problema? Bem lá na origem do problema, está o medo de perder algo (ou alguém) que você considera seu. É um sentimento de competitividade velada ou assumida: quanto mais defeitos a outra pessoa tiver, mais chances você tem de superá-la. É feio, mas é algo que é inerente ao ser humano.

Já conheci algumas pessoas que sempre procuram exaltar as qualidades das outras pessoas, e evitam ao máximo ficar falando dos defeitos delas (o que não significa que não existam). Sabe qual a característica principal dessas pessoas? São as pessoas mais bem-sucedidas que eu conheço. Talvez por não perderem tempo tentando superar as outras pessoas, mas tentando se superar.

Da próxima vez que você se pegar falando mal de alguém, pense: O QUE ESSA PESSOA PODERIA TIRAR DE MIM? Talvez você se surpreenda com o que o seu inconsciente está fazendo com você! Quando você conseguir superar essa ânsia de encontrar defeitos, estará dando um grande passo para a maturidade.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário