Pesquisar neste blog

domingo, 15 de junho de 2008

Antes de falar, experimente! (Mt 9,36-10,8) (15/06/08)


 

ANTES DE FALAR, EXPERIMENTE!


 

Caríssimos,

 

Vocês já notaram como uma pessoa com conhecimento de causa discorre com propriedade sobre o assunto e convence quem a ouve? Já perceberam quanto poder de convencimento alcançam argumentos ancorados em experiências concretas? É próprio da nossa natureza nos convencermos mais facilmente ao nos depararmos com fatos mais que com idéias uma vez que os fatos geralmente são as idéias concretizadas. Jesus sabe muito bem disso, pois nos conhece a fundo, cada cabelo de nossa cabeça... Por isso, antes do envio, ele prepara, forma, capacita!

Aquele que quiser ler as Escrituras Sagradas tomando-as ao pé da letra, fora de contexto, terá grandes problemas de compreensão. Não é diferente com o trecho do Evangelho de hoje. Num primeiro momento pode ter-se a impressão de que os fatos apontados por Mateus todos ocorrem seguidamente num mesmo instante: Jesus chama doze entre seus discípulos e na mesma hora os envia. Mas não foi com toda essa rapidez que as coisas aconteceram.

        O primeiro ponto de luz que você deve jogar nesse texto para entender onde quero chegar é o seguinte: os Evangelhos começaram a ser escritos por volta dos anos 50 d.C.. Portanto há uma lacuna de pelo menos 20 anos entre Jesus e os escritos sobre sua vida. E começaram a ser escritos por onde? Pelo nascimento de Jesus? Não!, diz a maioria dos cientistas bíblicos, mas à partir de sua morte e ressurreição. Então, começaram a ser escritos do fim para o começo. Isso porque as experiências passadas verbalmente  começavam pelo anúncio do "querigma", aquele sintetizado diversas vezes por Pedro, logo após a Ressurreição de Jesus (que refletimos no Tempo Pascal): "...a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo..." (At 2, 36). Com o passar do tempo, houve a necessidade "natural" de se registrar esses tais acontecimentos da vida de Jesus. Foi aí que alguns homens, inspirados por Deus, reunindo os ditos de Jesus às suas experiência de vida com Ele, redigiram os Evangelhos que temos hoje. Desta forma, o chamado e o envio dos doze aparece de forma bastante condensada em Mateus o que não significa que o chamdo e o envio tenham se dado no mesmo dia. Pelo contrário (e esse é o fundamento de toda a reflexão de hoje): entre o chamado e o envio dos doze houve um tempo de formação, de preparação, de capacitação, tempo de convívio com o Senhor em que eles puderam "fazer a experiência" de Jesus e aprender com Ele como ser verdadeiros filhos de Deus! Lembre-se do que falou Jesus a Mateus no domingo passado: "Vem e segue-me!" (Mt 9,9). Veja que Jesus não diz: Vem e anuncia-me! e sim SEGUE-ME! Esse é o ponto crucial: os chamados ao anúncio são aqueles que, antes, fizeram a experiência de seguir a Jesus. O apóstolo, antes de ser propriamente apóstolo, é discípulo. Leia novamente o trecho de hoje e veja se antes de aparecer o termo apóstolo (palavra de origem grega que significa enviado) o evangelista não se refere a discípulos. Isso é extremente importante para não colocarmos a carroça na frente dos bois: Jesus é quem envia e só envia depois da pessoa ter feito experiência dEle, ter vivido com Ele e com Ele aprendido! Agora, repare na celebração da Missa: primeiro nos encontramos com Jesus em sua Palavra, com Ele refltimos. Depois o recebemos na Eucaristia, vivemos com Ele. Só então é que somos enviados com o "Ide em paz..."

        Aqui em Florianópolis(SC), de vez em quando saímos para comer um peixe. Eu, minha esposa Carol e nosso filho Lucas (8 anos) gostamos muito, mas nossa Elisa (6 anos) abomina qualquer tipo de peixe. Pela diversidade, dificilmente comemos sempre o mesmo peixe. Seu maior problema é que ela não quer mais nem experimentar outros sabores. Pra ela se é peixe, não é bom! Algumas pessoas agem para com Cristo e com sua Igreja, do mesmo modo que a Elisa age para com o peixe. Talvez um dia tiveram uma experiência desagradável e continuam anos depois generalizando e dizendo que padre é tudo igual, que a Igreja Católica é atrasada, que discordam disso ou daquilo e por isso não mais participam da comunidade. Responda-me você: o que acha que falta a esta pessoa? No fundo, no fundo, o mesmo que falta à Elisa: CORAGEM PARA EXPERIMENTAR e mais coragem ainda para dar o braço à torcer entregando-se a Jesus pois quem tem um encontro verdadeiro com Ele não pode ficar indiferente! Veja o que diz o nosso catecismo no parágrafo 864: "Sendo Cristo enviado pelo Pai a fonte e a origem de todo apostolado da Igreja", é evidente que a fecundidade do apostolado, tanto o dos ministros ordenados como o dos leigos, depende de sua união vital com Cristo". Portanto, irmão, irmã: quer afastado do Senhor, quer junto dEle, antes de estarmos preparados para o seu anúncio, Ele quer que o experimentemos de verdade, que abramos nossos corações e lhe demos permissão para entrar e fazer ali sua morada. Todos fomos chamados à vida carnal. Pelo batismo (e pela crisma) demos nossa resposta para o chamado que Jesus faz para ficarmos com Ele, numa vida que transcende e dá sentido à carne. É PRECISO SABER QUE ELE QUER NOS ENVIAR E VAI NOS ENVIAR mas só quando estivermos prontos para a batalha. Enquanto não sentir em seu coração o seu chamado para o anúncio, alimente-se bem com sua presença. Permita que Ele te nutra com sua Palavra e com a Eucaristia. Deixe o Espírito dEle te modelar, tornando-te uma pessoa mais dócil, mais bondosa, mais afável, mais compreensiva, mais paciente, mais misericordiosa e mais tolerante com os seus próprios erros e com os erros dos outros. Agindo assim, você perceberá que mesmo sem querer, seu anúncio estará acontecendo, você o estará anunciando com toda a propriedade possível através de sua própria vida! Assim, quando questionado por alguém sobre o modo diferente como você vive, poderá encher o peito e gritar ao mundo que vives assim porque Ele vive em ti, que já não é mais você quem vive mas é Ele que vive em você! Aí tudo fará sentido e você perceberá como foi importante tê-lo experimentado antes de simplesmente falar dEle!

        Assista esse vídeo e deixe-se inebriar pela beleza e veracidade desta canção e pela importância de ser discípulo antes de ser apóstolo!

Você que está distante: ELE, ANO A ANO ESTÁ AO SEU LADO, com amor, CUIDA DE VOCÊ para que você não vá muito longe, porque és preciso aos seus olhos. Reflita nEle e a Ele entregue, no silêncio do seu coração, sua vida daqui pra frente. Renda-se e seja seu discípulo ouvindo-o e vivendo com Ele à partir de agora. ELE VEIO PRA VOCÊ! Se estás fraco, Ele é a Força! Se estás doente, Ele é a Cura! Se estás desesperado, Ele é a esperança. Se estás perdido, Ele é a Salvação! ANO A ANO, AO SEU LADO, COM AMOR, CUIDANDO DE VOCÊ PARA FAZÊ-LO SEU DISCÍPULO E APÓSTOLO!

 

Uma maravilhosa semana de vida com Jesus a todos!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 

CURIOSIDADE: A Igreja é apostólica, porque funda­da sobre o alicerce dos Apóstolos, que Jesus constituiu em colégio e mandou em missão, cujo ministério é hoje exercido pelos bispos seus sucessores, em comunhão com o sucessor de Pedro. Mas é também apostólica em todos os nós, seus membros que, pelo Batismo (e Confirmação), têm parte a seu modo nesse ministério, em particular pelo apostolado laical de evangelização e de cristianização do mundo.

 


Reflita em Mim

Prisma Brasil


 

Reflita em Mim
Numa Bíblia envelhecida pelos anos
Reflita em Mim
Num templo com silentes orações
Pois ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Com amor filho de Deus
Cuido de você
Reflita em Mim

Reflita em Mim
Quando a cor do pôr-do-sol encher o céu
Reflita em Mim
Quando as lágrimas surgirem ao orar
Pois ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Com amor filho de Deus
Cuido de você
Reflita em Mim

Reflita em Mim
Se as crianças entoarem seu louvor
Reflita em Mim
Se for velhor ensinar...
Velhor pra pregar, velho pra sair
Pois ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Com amor filho de Deus
Cuido de você
Reflita em Mim

Ano a ano, lado a lado
Sobre a graça e a paz
Reflita em Mim
Com amor filho de Deus
Eu cuido de você
Ó, reflita em Mim



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário