Pesquisar neste blog

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Sermão da Montanha (Parte II) (Mt 5,1-12) (09/06/08)

O Sermão da Montanha (Parte II)

        Como prometido, hoje iremos continuar a reflexão sobre as Bem-Aventuranças do Sermão da Montanha, iniciada no dia 03 de fevereiro desse ano. Naquela ocasião, refletimos do versículo 1 ao 6, e agora iremos refletir do 7 ao 9.

        "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." O que Jesus quer dizer com misericórdia? Pense um pouco... Quando você encontra com alguém que está necessitando de algo, o que lhe vem à cabeça? Aliás, antes disso... Você percebe quando o seu próximo está precisando de algo? E quando falo do próximo, estou me referindo a todas as pessoas com quem você convive, da faxineira do seu prédio até a sua mãe, da pessoa que está mais próxima de você agora, até o desconhecido que está lá do outro lado do mundo. A minha pergunta é: Você consegue se colocar no lugar dela e sentir na pele a necessidade que ela sente? Você consegue se colocar no lugar da pessoa que você ofendeu, ou até da pessoa que ofendeu você? E daquele seu amigo que está indo pelo caminho errado?... "Ah, não... É muito difícil..." Eu sei... É difícil mesmo... Às vezes ficamos com pena, não é? Ou ficamos indiferentes... Que são atitudes e pensamentos de quem só consegue ver a situação pelo lado de fora. Mas quem consegue ver a situação pelo ângulo de quem está passando pelo problema, dificilmente consegue ficar passivo, e já passa a ter uma postura ativa, de fazer algo para ajudar a resolver a situação. ISSO É O QUE JESUS CHAMA DE MISERICÓRDIA. E quer saber por que os misericordiosos alcaçarão misericórdia? Porque o próprio Deus é quem será misericordioso com essa pessoa. Não faltarão amigos para quem é misericordioso!

        "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus." Há bem pouco tempo atrás, um slogan foi bastante difundido na nossa igreja: QUEREMOS VER JESUS! Isso foi tema de encontros, reuniões, debates, músicas... Enfim, está é uma vontade antiga do ser humano: ver Deus! Os próprios contemporâneos de Jesus faziam essa pergunta a Ele: "Senhor, como podemos ver Deus?" Imagine Jesus, sendo Deus, tendo que responder a essa pergunta dos próprios discípulos... No Salmo 24, Davi já fazia a pergunta: "Senhor, quem entrará no Santuário pra te louvar?" E ele mesmo já tinha a resposta: "Quem tem as mãos limpas e o coração puro." Mas o que significa "ser puro de coração"? Neste contexto, ser puro de coração representa a VONTADE SINCERA de encontrar-se com Deus, de TER UMA INTIMIDADE com o Pai. Aqueles que querem, do fundo do coração, ver a Deus, o vêem. Simples assim.

        "Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus." Essa é bem interessante... A primeira coisa que nos vem à cabeça é que a paz falada nesse versículo é a paz mundial, o estado de não-guerra, do convívio pacífico entre os países, as religiões, as raças, as torcidas de futebol... Só que no contexto do Sermão da Montanha essa interpretação não se encaixa perfeitamente... Quando Jesus fala sobre paz, não é à paz do mundo que Ele se refere, mas a uma paz que transcende essa paz temporal... A PAZ DE DEUS. É a paz de quem consegue se manter tranqüilo em meio às tribulações, pois sabe que Deus está consigo. É a paz de quem tem FÉ, de quem CONFIA em Deus, e sabe que esse mundo é passageiro, e daqui só levaremos o AMOR que cultivamos. E a boa notícia: os "promotores da paz", os "evangelizadores", os que levam voluntariamente a missão de ensinar essa paz e serem testemunhas dessa paz, serão chamados FILHOS DE DEUS. Quanta honra!!! Você costuma levar a mensagem de Jesus para quem precisa? Então pode tomar posse dessa promessa, meu irmão, você será chamado "Filho de Deus", "Filho do Amor", "Filho da Paz"!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

 

P.S.: Novamente, me extendi demais na reflexão, então prometo que na próxima oportunidade, concluiremos a reflexão sobre as Bem-Aventuranças, com os versículos 10-12.



Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário