Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aquele que não desiste e espera na fé, tudo alcança (Mc 10,46-52) (29/05/08)

Aquele que não desiste e espera na fé, tudo alcança!

O evangelho de hoje nos conta a historia de um cego que não desistiu de sua cura, que não desistiu de clamar pela piedade do Senhor. Assim como em vários momentos da Bíblia, Jesus estava de passagem, peregrinando de uma região para outra, e em companhia de seus discípulos e uma grande multidão. O cego Bartimeu, que em aramaico quer dizer filho de Timeu, encontrava-se as margens do caminho, sem nome, sem valor, sem amigos, apenas com sua solidão, tristeza e aflição, as margens da vida e da sociedade. Entretanto, apesar da sua impossibilidade de enxergar os milagres que Jesus já havia realizado, e mais ainda, da impossibilidade de ver que Jesus era um no meio daquela multidão; ele teve a fé necessária para crer que este Jesus (homem de quem todos falavam) seria capaz de curá-lo. E com toda sua fé e o pouco de esperança que lhe restava ele clamou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!". O interessante é perceber que nesta época todos acreditavam que as doenças eram "respostas" aos pecados cometidos; e este simples e humilde cego pedia a piedade de Cristo, pedia e clamava como se fosse realmente a última oportunidade de salvação, e realmente era! Jesus estava indo para Jerusalém, era festa da páscoa; todo seu sofrimento e doação seriam nos próximos dias, e ele provavelmente não encontraria mais este cego. Porém, os discípulos e a multidão não compreendiam a importância do milagre na vida deste cego, e o repreendiam, pedindo que se calasse. Mas, dentro dele o seu coração batia mais e mais forte, ele não estava preocupado com os outros, mas com Jesus, com sua cura. Então ele gritava mais forte, como se sua cura dependesse da sua força de vontade, da sua luta: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" Quando os discípulos o chamaram, a pedido de Jesus: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!", o cego jogou o seu manto (manto que talvez o tenha aprisionado a tanto tempo, não como um tecido qualquer envolto ao corpo, mas como forma de auto-condenação, de negação de quem ele mesmo é; manto que carregava junto a ele toda vergonha, toda angústia, todo pecado), despiu-se de toda e qualquer barreira e foi ao encontro do Cristo. Outra parte interessante desta leitura é que Jesus sabia o que o cego desejava, mas ainda assim ousou perguntar: "Que queres que eu te faça?" e o cego respondeu: "Mestre, que eu veja!". Esta simples intenção de "VER" vai muito mais além do enxergar formas e cores. Jesus estava dando uma nova vida a este homem, uma nova oportunidade de se "ver" como um homem novo. E como após todo milagre, Jesus lembra: "Vai, a tua fé te curou"; e é exatamente isto, a Fé opera milagres.

 

Manuele Jardim

manuelejp@hotmail.com

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

3 comentários:

  1. Jailson quero te agradecer por voc� dividir conosco suas reflex�es,isto s� n�s faz crescer espiritualmente,na palavra de Deus.
    Sabe Jailson, voc� faz um coment�rio que n�s entendemos muito bem.Obrigado Jailson, com voc� estou aprendendo, continue sendo esta pessoa iluminada por Deus.A paz de Jesus e o amor de Maria!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fátima..
    Vim agradecer tantos elogios, e dizer que nesses últimos dias, foram as lindas reflexões dos meus inspirados amigos que abrilhantaram nossos dias.
    Graças a Deus, pessoas maravilhosas aceitaram essa missão de compartilhar suas reflexões conosco.
    É uma grande alegria poder reunir tantas pessoas especiais para dar o melhor de si em forma de textos tão inspiradores..
    Que o Espírito Santo nos ilumine a todos, escritores e leitores, para que cada palavra leve-nos mais pra perto do Reino de Deus.

    ResponderExcluir