Pesquisar neste blog

domingo, 25 de maio de 2008

Hoje é dia de decisão (Mt 6,24-34) (25/05/08)


HOJE É DIA DE DECISÃO!



Caríssimos,

O trecho do Evangelho deste domingo faz parte do grande SERMÃO DA MONTANHA no qual Mateus, reorganizando as palavras de Jesus, tem como objetivo mostrar aos seus leitores (sobretudo judeus) que Jesus não veio para abolir a Lei de Moisés, mas para recuperar-lhe o sentido original querido por Deus: uma Lei baseada no amor a Ele e ao próximo. Entendendo o trecho de hoje, entenderemos a essência da própria moral cristã ou dos próprios mandamentos que Deus nos deu a cumprir.

        Vocês já repararam como os ânimos se alteram no dia da decisão de um campeonato de futebol? Parece que toda a energia das pessoas está voltada para aquele momento e tudo o que planejam e executam ao longo do dia está orientado para aquela finalidade. Pois bem, pra nós HOJE TAMBÉM É UM DIA DE DECISÃO! Não da decisão de um campeonato de futebol ou de qualquer outro esporte do qual gostemos (decisões estas, vale lembrar, que por mais empolgantes que sejam na hora, NÃO MUDAM EM NADA A NOSSA VIDA) mas de uma decisão que comprometerá o seu futuro, o meu futuro! De acordo com o nosso posicionamento HOJE, teremos sucesso e paz ou derrota e desilusão.

        Vejamos, então, o que nos diz Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro."

        Isso significa que quem tem dinheiro não tem Deus? Não necessariamente! Mas o que dizer dessas outras palavras de Jesus: "Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus." (Mt 19,23-24)

        Difícil, mas não impossível! Mas por que será mais difícil para uma pessoa rica do que para as outras pessoas? Porque são mais cultas e possuem espírito mais crítico? Se assim fosse, alguns cientistas renomados nunca deveriam acreditar em Deus, correto? Errado! J. V. Liebib (1803-1873), Albert Eintein (1879-1955), Charles Darwin (1808-1882), entre vários outros possuem obras recheadas de referências ao Deus Criador e mantenedor de todas as coisas. Só para citar Eistein: "Quem quisesse depreender de minhas teorias científicas a opinião de que sou ateu, não teria compreendido o meu pensamento".

        Para um rico é mais difícil entrar no Reino de Deus porque para entrar no Reino de Deus é preciso aceitar que o Reino, de fato, é de Deus. Agora você vai começar a compreender as palavras de Jesus. Quando Ele fala em riqueza não está falando apenas da riqueza material. Há outros tipos de riqueza que impedem o ser humano de abrir mão de seu pequeno reinado para abrir-se livremente ao Reinado de Deus, tais como: a riqueza do ego, do orgulho, do querer mandar em sua própria vida aquém da vontade Suprema, do achar-se intocável, insubstituível, riqueza de prepotência e do achar-se invencível; a riqueza de pensar que seu dinheiro compra tudo e a todos; que pode pagar os melhores hospitais e dispensar a ajuda do Médico dos médicos. Que infantilidade nossa, não? Achar que somos importantes assim! Quando crianças achamos que o mundo gira ao redor de nosso umbigo. O tempo passa e, em alguns de nós, a raiz dessa idéia transforma-se em um tesouro valiosíssimo donde vêm as riquezas que mencionamos à pouco. Irmão, irmã: se você está nessa situação, ACORDE! Você não é o centro do universo! TOME UMA DECISÃO! Deixe a fase da criança e entre na idade adulta! Faça como Zaqueu, homem muito rico, chefe dos recebedores de impostos. Encontrando-se com Jesus, abriu mão do seu reininho medíocre e se abriu ao Reino de Deus em sua vida: "De pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo." (cf. Lc 19,2-8).

        Viver no Reino de Deus não é simplesmente dizer da boca pra fora que acredita em Deus. Domingo que vem Jesus nos dirá outra palavra dura: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." (Mt 7,21) Viver no Reino de Deus é renunciar a todos os nossos projetos e falsas seguranças (dinheiro, poder, fama) e confiar nossa vida a Ele, e Ele, sendo soberano em nosso coração, dirá por onde devemos ir e o que deveremos fazer. Fácil? Analise sua vida e me diga se é fácil! Quando foi a última vez que antes de tomar uma decisão você consultou ao Senhor para saber sua vontade? Quando foi que você, antes de gastar com o último tratamento disponível no mercado, rezou pedindo ao Senhor que o curasse do mal que lhe tinha derrubado? Quando foi a última vez que você, ouvindo a voz do Espírito Santo soando em seu coração, deixou-se levar por Ele e fazer o que lhe pedia? Quando foi a última vez que você entregou nas mãos poderosas do Senhor do universo as suas preocupações com seu trabalho, com suas finanças, com os problemas da sua família? Irmão, irmã: Deus quer que você apenas viva e viva bem, hoje. Amanhã é outro dia. Entregue todos os seus problemas e preocupações e Ele tomará conta deles pra você! Ele já demonstrou que pode fazê-lo. Já pagou caro para que você fosse livre! Pagou com a vida de seu Filho Amado na cruz! Quer maior prova de amor por você do que esta? Você teria coragem de dar a vida de seu filho ou a sua própria vida pela vida de um bandido que você nem conhece? Ele deu! Para que você vivesse! Penso na minha filhinha de 1 mês e dois dias: que preocupações ela tem? Que esforço ela faz pra que o alimento lhe chegue à boca ou a roupa ao corpo, ou o aconchego de um colo num momento de cólica? Ela, instintivamente confia e sabe que eu, seu pai, estou ali provendo tudo o que ela precisa! Porque crescemos e esquecemos desta lição? Estás precisando de algo? Grite, chore, esperneie na frente de Deus e Ele, PAI, lhe cobrirá com sua proteção pois ele nunca se esquece de você! (veja Isaías 49,14-15). Reoriente sua vida! Tire seu EGO do TRONO de seu coração e peça a Deus que o ocupe! E quando Ele ocupá-lo escute-o e ofereça-lhe sua livre obediência!

        VEM DECIDE AGORA QUEM VAI OCUPAR SEU CORAÇÃO. MAS, LEMBRE: SE ELE NÃO FOR O PRIMEIRO ENTÃO JÁ NÃO É MAIS NADA, NÃO PASSA DE UMA ILUSÃO. MAS SE ELE FOR O PRIMEIRO, O SEU COMPANHEIRO, MOTIVO DO SEU EXISTIR, VOCÊ VAI REALMENTE VIVER, VOCÊ VAI SORRIR, VAI VENCER.

        Pare de se iludir em pensar que podes controlar tua vida! Entregue-a nas mãos daquele que detém todo o poder e seja como uma folha que o vento leva para onde quer! Veja na sua comunidade pessoas radiantes, felizes, em paz! Pergunte se elas não vivem assim!

        Reflita com essa magnífica canção do Quarteto Arautos do Rei e DECIDA-SE!

        Tenha uma ótima semana de SERVO no REINO DE DEUS!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 


Se Ele não for o Primeiro

Quarteto Arautos do Rei


 

No trono do viver, só existe lugar pra um,
Lugar de quem governa todo o ser,
No trono do viver só pode haver um Senhor,
Se forem dois, um será amado e outro rejeitado!


Vem decide agora, quem vai ocupar o seu coração,
Mas lembre se Ele não for o primeiro em seu coração,
Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão,
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,
Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

Um novo dia vai nascer pra você e pra mim,
Depende de aceitar Jesus no viver
É hora de beber da fonte da vida
Você verá que em Jesus existe plena alegria


Vem, decide agora, quem vai ocupar o seu coração,
Mas lembre se Ele não for o primeiro em seu coração,
Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão,
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,
Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.

Não há batalha perdida, com Cristo,
Ele mesmo triunfou, lá na cruz
Com o sangue já provou que nos ama
Se o coração não for dele, não será de mais ninguém.

Se Ele não for o primeiro em seu coração,
Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão,
Mas se Ele for o primeiro, o seu companheiro,
Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.
Você vai viver, você vai sorrir, vai vencer!



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário