Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Certos tipos de demônio só podem ser expulsos pela... (Mc 9,14-29) (19/05/08)

Certos tipos de demônios só podem ser expulsos pela...

        O Evangelho de hoje narra a passagem em que Jesus expulsa um espírito mau de um menino. O evangelista Marcos diz que os outros discípulos já haviam tentado expulsar este espírito mas não  conseguiram, por isso a multidão se aglomerava e provocava um tumulto em torno da situação.

        A descrição de São Marcos para aquilo que o espírito mau provocava no menino é bastante semelhante ao que hoje chamamos de convulsão, que é uma descarga neural descontrolada que faz com que o cérebro perca o controle da função, de acordo com a área cerebral acometida. Existem vários tipos de convulsão, desde aquelas mais leves, na qual o indivíduo tem um lapso de ausência, e depois torna à consciência sem lembrar o que aconteceu, até as mais graves, que se caracterizam por espasmos violentos, que produzem movimentos involuntários, descoordenados e bruscos em todo o corpo, além de salivação excessiva (boca espumante), punhos e dentes cerrados e descontrole dos esfíncteres. Quando as convulsões são recorrentes, adquirindo um caráter crônico, o indivíduo pode estar sendo acometido por um quadro chamado de epilepsia.

        Como nada disso era conhecido na época de Jesus, as pessoas tinham muito medo desse tipo de fenômeno, e associavam isso a um espírito mau que acometeu a pessoa. Ainda hoje, em algumas localidades onde não chegou o conhecimento médico, as convulsões ainda são associadas a ataques demoníacos. Eu mesmo, quando era criança, presenciei um ataque convulsivo de uma menina adolescente, na cidade onde eu morava. A família tentou abrir as mãos e os dedos dela e amarrá-la na cama, mas como não conseguiram, isolaram a menina dentro do quarto até que ela parasse de se contorcer, se debater e falar coisas incompreensíveis, pois acharam que ela estava possuída.

        Jesus, portanto, teria realizado mais do que a "expulsão de um espírito mau", mas a cura de uma doença grave e incapacitante.

        Com todo o avanço da medicina moderna, este tipo de "espírito mau" não provoca mais tanto medo como antigamente. Por isso o nosso saudoso Padre Léo, em uma de suas pregações, disse que "o encardido mudou o seu modus operandi", ou seja, mudou o seu modo de agir. Hoje em dia ele é bem mais sutil. Ele está arrumando diversas formas de entrar dentro das famílias e desestruturá-las, causando desunião, intrigas, separações... E quando percebemos, já é tarde demais... E para esse tipo de espírito mau, Jesus tem a solução no último versículo do Evangelho de hoje: "Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração."

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!

3 comentários:

  1. Jailson,
    que maneira inteligente e bonita de refletir sobre esse texto de Marcos. Sua reflexão me fez muito bem. Obrigado. Humberto.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoá por essa explicação do Evangelho!!!

    ResponderExcluir
  3. parabéns adorei sua explicaçao muito boa q jesus te abençoe sempre meu irmao!

    ResponderExcluir