Pesquisar neste blog

domingo, 11 de maio de 2008

Guiados pelo Espírito, Testemunhas de Vida Plena (Jo 20,19-23) (11/05/08)

GUIADOS PELO ESPÍRITO, TESTEMUNHAS DE VIDA PLENA!

Caríssimos,

        Estamos no quinquagésimo dia depois da Páscoa e é literalmente isso que a palavra grega pentecostes significa. Porém, para a Igreja, corpo do qual Cristo é cabeça, e para todos nós membros desse corpo, o significado desse dia vai muito além da etimologia da palavra: hoje celebramos, recordamos a atualizamos o nosso "nascimento" como Povo Santo e Escolhido de Deus. Na primeira criação narrada em Gênesis lemos: "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente" (2,7). Na segunda, narrada no evangelho de hoje, Jesus diz: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo". Portanto, irmãos, para mim está claríssimo: toda a criação é renovada através do mistério da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus que volta ao Pai mas não deixa o gênero humano órfão ao enviar o Espírito Santo para conosco ficar! E o Espírito é antes de tudo um espírito de vida, de vida nova, que impulsiona a Igreja a continuar anunciando a Verdade e denunciando os erros e injustiças do mundo. O próprio Cristo garantiu que as portas do inferno nunca prevalecerão sobre sua igreja (cf. Mt 16, 18).

        Irmãos, quem se abre à ação do Espírito é uma nova criatura! Sem sua ação em nossa vida voltamos ao pó de onde viemos: "Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais" (Salmo responsorial 103). Reflita comigo: o Senhor Deus sabe tudo de todos. Sabe quantos são os cabelos da nossa cabeça e nos conhece muito antes de nascermos. Ele se importa tanto com cada um que se um dia tirar sua mão protetora e mantenedora, voltamos ao nada de onde viemos. É Ele quem nos mantém vivos e cuida de cada segundo de nossa existência. Perceba como nossa maneira de viver é por vezes medíocre, banal, sem sabor. Estamos preocupados com tantas coisas passageiras e esquecemos o essencial. O dom do Espírito Santo coloca tudo no lugar e nos faz voltar a pensar no que é realmente importante em nossas vidas. JESUS DÁ O ESPÍRITO! É um presente! Vem-nos de graça! Estamos dispostos a recebê-lo? Muitas vezes, NÃO! Pergunte a si mesmo quantas vezes sentiu a presença de Jesus a lhe inspirar um comportamento ou ação e não lhe deste atenção... Nós estamos diariamente bloqueando a ação do Espírito de Deus em nossas vidas, fazendo o que mais nos convém. São Paulo diz na segunda leitura que a cada um é dada a manifestação do Espírito não para proveito próprio mas para o bem comum. Então, ouvimos sua voz e sentimos sua moção interior mas, egoisticamente, fazemos o que nos convém e silenciamos seu clamor. Duvido que você já não tenha sentido uma palavra arder em seu coração diante da possibilidade de testemunhar Jesus para alguém e você se conteve! Quantas vezes sentiu o coração bater mais forte com a possibilidade de partilhar seus dons com sua comunidade, mas acovardou-se, sufocando a ação do Espírito de Jesus? E depois, reclamamos que Deus nos abandonou, que a nossa vida está uma M, que ninguém liga pra gente... O Pai te criou para a vida em plenitude! Com o dom do Espírito Santo, Ele te faz partícipe da própria vida dele pois é o seu Espírito que ele sopra dentro das tuas narinas. Vais ficar aí parado ou vais irradiar a luz dessa nova vida a todos os que ainda estão nas trevas?

 

CHEGOU O TEMPO DA IGREJA! JESUS CONTA CONOSCO! DEIXEMO-NOS GUIAR POR SEU ESPÍRITO E OBEDEÇAMOS SUA PALAVRA: Assim como o pai me enviou, também eu vos envio!

 

SENHOR, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós para sermos capazes de mostrar ao mundo como é maravilhoso viver a tua vida!

 

Humberto Selau Inácio

humberto@ciser.com.br

 

 


Vinde Espírito Santo

Vida Reluz



Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.

Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito,
E tudo será criado e renovareis a face da terra. (..a face da terra)

Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu Senhor.
Doce, doce Espírito Santo, fazei também de mim, morada do Senhor.

Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não
sei, mistérios do Grande Autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. 
Se eu conhecer por nada eu trocarei.
Se eu conhecer por nada eu trocarei.



Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário