Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Eu quero Comer e Beber Jesus (Jo 6,52-59) (11/04/08)

Eu quero Comer e Beber Jesus

        O que mais chama atenção no Evangelho de hoje é a insistência de Jesus em dizer que Ele é o Pão da Vida. Nos 6 versículos em que Jesus falou, Ele insiste em dizer que é o Pão da Vida, quem comer viverá eternamente, e quem não comer não terá vida. Os judeus que ouviram essas palavras ficaram escandalizados, pois entenderam como se Jesus estivesse incentivando o canibalismo dEle próprio. E aí eu peço perdão aos leitores do nosso blog para colocar uma idéia que me veio ao refletir esse texto: em momento algum dos Evangelhos, nós vimos São Pedro ou qualquer outro dos discípulos tentarem dar uma mordida em Jesus. E quando eu me refiro a São Pedro, especificamente, é porque ele foi o discípulo que sempre tomou as iniciativas (p. ex. na passagem da transfiguração de Jesus, ou no Lava-pés). Tal idéia de tentar comer a carne de Jesus Homem foi, até para os discípulos, algo que era difícil de entender. Como conceber a idéia de comer os músculos, o coração, o fígado de um ser humano?

        Esta passagem de hoje esconde uma beleza por trás de sua dureza... De fato, Jesus disse: "porque minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida." Quem vai duvidar das palavras de Jesus? Eu não. No entanto é aqui que se encontra a beleza do nosso Sacramento da Eucaristia: Jesus transforma PÃO E VINHO (alimento) nEle próprio, para que possamos TÊ-LO DENTRO DE NÓS. Essa é uma das grandes diferenças entre o Cristianismo e as outras religiões: o nosso Deus vem até nós, se faz humano, se faz pequeno, se entrega COMPLETAMENTE a nós, para que possamos tê-lo dentro de nós, e assim possamos também SER PARTE DELE.

        Quando comungamos na missa, o Pão da Vida é rapidamente digerido pelo nosso sistema digestivo, e rapidamente todas as nossas células passam a ter um pouquinho desse alimento. Assim, podemos dizer que Jesus está dentro de nós, dos pés a cabeça. E se todos os nossos irmãos, que também estão comungando, estão com Jesus dos pés a cabeça, então todos nós estamos fazendo parte de um corpo único: o de Jesus. Isso é que é COMUM UNIÃO. Agora imagine fazer parte de um corpo único com todas as pessoas ao redor do mundo que também estão comungando... Viu como Jesus é grande? E olhe que Ele começou do tamanho de um pequeno pedaço de pão...

        Mas ter Jesus dentro de si implica em algo bem sério: se fazer Jesus! Ou seja, agir conforme Jesus agiria em cada situação. E essa é uma grande responsabilidade de quem quer estar em comunhão com Jesus. Ter Jesus dentro de si, portanto, é muito mais do que receber a Hóstia Consagrada na missa... Ter Jesus dentro de si é receber a Comunhão na missa e dar o verdadeiro sentido a ela, através dos seus atos, palavras e pensamentos.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



3 comentários:

  1. Jailson, você conseguiu expressar muito bem a transformação do nosso ser em Jesus. De fato, quando nos alimentamos tudo aquilo que ingerimos se transforma em nós. Na Eucaristia, o milagre consiste em que o que ingerimos nos transforma naquele que ingerimos. Ou seja, não transformamos Jesus em nós mas é Jesus quem nos transforma nEle. Daí nossa responsabilidade em testemunhar esse Cristo dentro de nós, nos tranformando nEle, ao mundo.

    ResponderExcluir
  2. Jailson,

    suas palavras são belas e traduzem com clareza o caminho a ser seguido para alcançar a vida eterna.
    Contudo, eu e minha esposa (segunda união) mesmo estando numa caminhada de fé, somos impedidos de confessar e comungar.
    Será que Jesus negaria o seu corpo e o seu sangue para nós?

    ResponderExcluir
  3. Caro Dudu,
    Sei o que você está passando porque também estou em segunda união, pelo menos por enquanto, na visão da igreja. E por respeito a essa visão da igreja (ao meu ver, equivocada), minha esposa e eu ficamos sem poder confessar e comungar por muito tempo. A "igreja" nos afastou direta e indiretamente do convívio com nossos irmãos por várias vezes. Muita coisa passou e continua passando por nossas cabeças. Estou há 4 anos lutando em um processo de reconhecimento de nulidade de casamento, para podermos casar na igreja (casamos apenas no civil em julho/2010). Por causa disso e do conhecimento que todos tem da nossa busca pela santidade, o nosso padre tem tomado a atitude de nos conceder a comunhão em missas especiais.
    Temos conhecimento de vários padres que também têm tomado essa atitude para com seus filhos espirituais. Inclusive padres que fazem parte de Tribunais Eclesiásticos - o que para mim significa que a própria igreja reconhece que suas regras são passíveis de reconsideração.
    Mas enfim, respondendo a sua pergunta, que é a mesma que me fiz durante muito tempo, cheguei a conclusão de que Jesus não nega seu corpo e seu sangue a ninguém, nem ao pior dos pecadores, mesmo sabendo que poderá ser cuspido ou menosprezado. A igreja é quem restringe esse acesso para que nos mesmos passemos a dar mais valor a esse gesto tão simples, mas tão cheio de significado para nós, católicos.
    Converse com o seu dirigente espiritual. Estude sobre o processo de anulação de casamento.
    As adversidades devem servir para que passemos a valorizar mais o que realmente deve ser valorizado.
    Que Deus abençoe nossas famílias.

    ResponderExcluir