Pesquisar neste blog

domingo, 30 de março de 2008

O Evangelho de São Tomé (Jo 20,19-31) (30/03/08)

O Evangelho de São Tomé

        O Evangelho de hoje nos traz 2 pontos interessantes para serem refletidos: a Paz e a Fé. O que você entende por Paz? O que você entende por Fé? Paz é apenas não estar em guerra? Fé é apenas acreditar sem ter visto? Vamos acrescentar algo mais a essas idéias...

        Quando Jesus aparece aos discípulos, a primeira frase que ele diz é: "A Paz esteja convosco." Quando o padre fala isso numa missa, nós já respondemos "automaticamente": "A Paz está no meio de nós." Esta resposta poderia ter 2 sentidos... Sabendo que a Paz é Jesus, nós podemos responder que Ele está entre as pessoas, ou que Ele está dentro de cada pessoa, de nós. Esse segundo jeito de entender o Jesus que está "no meio de nós" me fascina, pois quando eu afirmo que Jesus (a Paz) está dentro de mim, então eu posso levá-lo a qualquer lugar, independente de estar só ou acompanhado de outras pessoas. E que Paz é essa? Quem já experimentou a Paz de Jesus, sabe que ela não é uma paz qualquer. Não é a "Paz = ausência de guerra". Mas é a "Paz = Shalom"! É a Paz que nos faz viver o Reino dos Céus aqui na terra. É a Paz que está comigo ATÉ SE EU ESTIVER NO MEIO DE UMA GUERRA, pois é aquela que é resultado da consciência tranqüila, de saber que Deus está no controle da situação. Não é a paz da passividade, do descanso, até porque Jesus nos deixa a missão de divulgá-lo a todos os povos da terra, e para isso nós precisamos ser ativos e mostrar com nossas atitudes como é bom ser um jovem que leva o Reino dos Céus dentro de si!

        Jesus também faz, hoje, uma íntima associação entre Fé e Fidelidade. Quem tem FÉ é FIEL. Ou ainda: A sua FIDELIDADE a Jesus é do tamanho da sua FÉ nEle. Então... até que ponto você permanece no barco do Capitão Jesus? Só quando esse barco está em águas tranqüilas (dentro da igreja, nos retiros e encontros)? Ou você continua no barco quando o mar se agita (no seu ambiente de trabalho, de estudo, entre os seus amigos, familiares)? Quanto mais você se mantiver firme nesse "barco", mais fiel você é, e essa FIDELIDADE só vai ser grande, se a sua FÉ também for grande. Disse Jesus: "Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que acreditaram sem ter visto". Ou seja, bem-aventurados (felizes) os que têm FÉ! Se a FÉ é um dom gratuito de Deus, significa que Ele me dá 100% de FÉ como presente, mas eu tenho a liberdade de querer receber apenas 50% desse "presente", ou 90%, ou posso optar por recusá-lo. Portanto, no frigir dos ovos, a FÉ é DOM DE DEUS, mas também é OPÇÃO PESSOAL. É dom de Deus porque não existe a possibilidade de você dizer "Jesus é o Senhor" se não for pelo Espírito Santo, mas também é opção pessoal porque você tem o livre arbítrio de decidir se acredita sem ter visto, ou não.

        O que nos resta a fazer então? Acreditar em Jesus, mesmo sem tê-lo visto, e levá-lo dentro do coração. Assim teremos os dons da FÉ e da PAZ.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

 

P.S.: A reflexão de hoje é dedicada aos queridos amigos José Machado Filho (que me deu uma belíssima lição de humildade e simplicidade) e Humberto Selau (que vem nos presenteando dia após dia com a partilha do seu conhecimento da Bíblia e da doutrina católica). Espero poder contar sempre com a amizade e as orações de vocês. Que Deus abençoe sempre as suas famílias e os seus projetos. Grande abraço!



3 comentários:

  1. Gosto muito de suas reflexões. Sou do Ministério Extraordinário da Eucaristia e venho sempre aqui procurar seus comentários, preparar a Palavra para levar Jesus Sacramentado aos enfermos.

    Espírito Santo continue te iluminando.

    Rosa Matos

    ResponderExcluir