Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de março de 2008

Amar: uma atitude que gera bons efeitos (Jo 13,1-15) (20/03/08)

AMAR! UMA ATITUDE QUE GERA BONS EFEITOS

O evangelho de hoje nos faz refletir bastante sobre o quanto nós realmente amamos as pessoas que dizemos amar e sobre o quanto nós podemos amar as que dizemos não gostar. Jesus amou verdadeiramente cada um dos seus discípulos, Ele não fez distinção entre o que amou e o que traiu ou entre o que o seguiu e o que o negou. Talvez muitas pessoas estejam pensando: "Mas esse é um amor divino, um amor incondicional". Não discordo de forma alguma deste pensamento; amar pessoas que nos fazem bem nem sempre é tão simples. Mas, muito mais difícil, e às vezes quase impossível, é amar pessoas que nos apunhalam pelas costas, que nos traem e que nos prejudicam! Pois bem, Jesus amou, verdadeiramente, aquele que o entregou à morte de cruz; e este amor ficou bem mais claro com sua morte. O sangue de Jesus não foi para purificar apenas as almas dos que o amavam, mas também das próprias pessoas que o crucificaram.

Uma vez, li em um livro de Augusto Cury, uma forma diferente, do que eu imaginava ser o ato de amar o inimigo. Fica mais fácil entender, se pensarmos que esse amar é uma atitude, não um sentimento. É difícil ter um sentimento de amor por alguém que te faz mal, mas agir com amor é bem mais simples. Não "precisamos" sentir amor por todas as pessoas, mas devemos agir com amor com todas elas, as que nos fazem mal, as que não conhecemos e também as que nos fazem bem. Por isso, Jesus assumiu uma postura humildade e de amor, diante das pessoas que "poderiam ser consideradas inferiores" já que o chamavam Mestre e Senhor. O amor não faz hierarquias; a atitude que Jesus teve, nos mostra que devemos servir e amar a qualquer pessoa, seja ela mais rica ou mais pobre que nós.

Jesus deixa, assim, um exemplo a ser seguido, de humildade e de amor. Aquele que ama a Deus e ao próximo, já está banhado por Jesus assim como os discípulos, e está purificado.

 

Manuele Jardim Pimentel

manuelejp@hotmail.com



Um comentário:

  1. Belíssima reflexão Manuele! Realmente o amor se demosntra com atitudes e não com sentimentos. E a atitude de quem ama, é aquela exemplificada e eternizada por Jesus: o serviço, a doação. Servir é jogar nosso "eu" pra escanteio e interessar-se pelo "eu" dos outros. Em outras palavras: é interessar-se pelos interesses dos outros. É valorizar mais a vida dos outros do que a própria. Só é verdadeiramente livre e feliz quem conseguir manter essa atitude. Se eu, sendo Mestre e Senhor, vos lavei os pés...

    ResponderExcluir