Pesquisar neste blog

sábado, 15 de março de 2008

Encarando os desafios de frente (Domingo de Ramos) (Mt 21,1-11) (16/03/08)

Encarando os desafios de frente (Domingo de Ramos)

        Depois dos 40 dias de Quaresma, chegamos ao Domingo de Ramos. Estamos a uma semana da maior festa cristã: a Páscoa. Na época de Jesus já existia a Páscoa, mas não com o significado que tem hoje. Judeus de todos os lugares visitavam Jerusalém na Páscoa, então a cidade ficava bastante agitada.

        Jesus já vinha evitando aparecer em lugares públicos há um bom tempo, pois já vinha sendo ameaçado de morte pelos fariseus e doutores da lei. Por isso, Jesus até evitava entrar nas cidades, e passou a ensinar seus discípulos em lugares afastados. Mas Ele não estava com medo de morrer, apenas sabia que ainda não havia chegado a sua hora. E a hora certa era a grande festa da Páscoa. Por isso, Jesus se programou para chegar a Jerusalém faltando uma semana para o grande dia. Assim daria tempo de fazer tudo o que ainda precisava fazer, e a sua morte certa teria uma enorme repercussão.

        Nem os Evangelhos, nem os filmes conseguem traduzir a carga emocional que Jesus e os discípulos enfrentaram até chegar a esse Domingo de Ramos. Os discípulos de Jesus se preocuparam até com a visita a Lázaro, pois sabiam que os fariseus queriam capturar e matar Jesus! Chegaram até a aconselhar Jesus a não fazer essa visita, mas Jesus não tinha medo, pois sabia que a sua morte só aconteceria quando o Pai permitisse. Imagine, então, entrar em Jerusalém com toda a festa que o povo fez para recebê-lo! Jesus sabia que os fariseus e doutores da lei entenderiam isso como uma afronta, e Jesus pagaria muito caro por isso!

        A grande lição que Jesus nos deixa hoje é que não devemos nos esconder do que Deus tem para nós. Prepare-se o tempo que for necessário, e apresente-se de cabeça erguida ao desafio que está diante de você. É um concurso? É um complô? É um julgamento? É um jogo? É um fim de namoro? É uma conversa com alguém importante para você? É um discurso? Enfim, é algo que vai ser difícil, mas necessário para o seu crescimento? Então faça como Jesus: prepare-se e apresente-se de cabeça erguida diante do desafio! Ah, você já sabe que vai morrer um pouquinho nesse desafio? Pois então lembre-se que para a semente germinar, ela precisa morrer. Jesus sabia disso, e não teve medo de entrar em Jerusalém à vista de todos, mesmo sabendo que estava jurado de morte pelos fariseus e doutores da lei.

        Se você está com Jesus, não desanime! Não tenha medo! Ele vai conduzi-lo pelos melhores caminhos.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário