Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de março de 2008

O pecado do adultério e da mentira (Jo 8,1-11) (10/03/08)

O pecado do adultério e da mentira

        No Evangelho de hoje Jesus é colocado em uma situação difícil: apresentam-lhe uma mulher adúltera, e perguntam a opinião dEle quanto à lei de Moisés, que diz que tais mulheres devem ser apedrejadas até a morte. Jesus começa a escrever no chão com o dedo, e pela insistência das perguntas, Ele se levanta e diz: "Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra." É então que todos vão embora, começando pelos mais velhos, só ficando Jesus e a mulher. É então que Jesus olha para ela e pergunta o que já era óbvio: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?" E ela responde: "Ninguém, Senhor." E Jesus termina dizendo: "Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais."

        Duvido que aquela mulher tenha voltado a cometer adultério! A experiência que ela teve com Jesus foi transformadora! É impossível não mudar de vida após uma experiência com Jesus!

        Cada vez que eu escrevo aqui, peço a Deus que me inspire as palavras certas, para que a pessoa que ler, sinta-se tocada e tenha uma experiência transformadora. Hoje, gostaria que essa mensagem tocasse, em especial, as pessoas que estão cometendo algum tipo de traição. Não vou atirar a primeira pedra, até porque também sou um pecador... Mas gostaria muito de fazer o mesmo "favor" que os delatores daquela mulher adúltera fizeram: levar você diante de Jesus.

        Fico imaginando a cena... Todos os homens saindo, um a um, até que ficam só Jesus e a mulher. Ela bem que poderia ter fugido, ao perceber que eles estavam indo embora... mas não... ela ficou até o final, para ouvir o que Jesus iria dizer. E veja só: Jesus era o único que poderia pegar uma pedra e atirar nela... ou pior: poderia ter passado um sermão que iria doer mais que uma pedrada... Mas não foi isso que Ele fez. Jesus também não perguntou o que fez ela pecar... nem perguntou se ela estava disposta a não pecar mais... Jesus não perguntou NADA... Ela já tinha sido humilhada o suficiente. Ela já sabia que tinha errado. Para que ainda ficar remoendo a situação? O que Jesus disse a ela deve ter sido uma surpresa até para ela, que esperava uma grande bronca de Jesus. "Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peque mais."

        É essa a experiência que eu gostaria de fazer você (que está envolvido/a em algum tipo de mentira) passar. É uma experiência dolorosa, pois algum daqueles homens poderia ter jogado uma pedra, e ela iria doer... Jesus poderia perceber que você não está arrependido/a do seu pecado, e poderia lhe passar o sermão que você precisa ouvir... Mas seria essa experiência TRANSFORMADORA que eu faria você passar, se tivesse a mínima oportunidade. Da mesma forma que eu gostaria e pediria que você fizesse por mim, se eu cair em tentação.

        Fica aqui o apelo para que você procure um padre, e peça para se confessar. Não vai ser fácil. Mas o alívio que você vai sentir, ao sair da conversa com ele, vai ser extremamente reconfortante. Não espere a verdade aparecer do pior jeito, como foi com a mulher deste Evangelho... Jesus está ansioso para lhe perdoar, basta você querer o perdão e seguir a ordem que Ele deu no final do Evangelho: "... e de agora em diante, não peque mais."

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário