Pesquisar neste blog

domingo, 9 de março de 2008

Quero ser amigo de Jesus (Jo 11,1-45) (09/03/08)

Quero ser amigo de Jesus!

        Hoje vamos falar sobre amizade... O Evangelho cita várias atitudes de amigos verdadeiros, por exemplo: Jesus sair do seu roteiro e voltar à Judéia, onde estava sendo perseguido, para rever seu amigo; os discípulos o acompanharem, mesmo sabendo do risco de morte; as atitudes de Marta e Maria ao saberem que Jesus estava chegando; as lágrimas de Jesus, pelo amigo; e o milagre propriamente dito.

        De todas as cenas deste Evangelho, a mais marcante, para mim, é o momento em que Jesus chega à sepultura de Lázaro. Se você parar um pouco e fechar os olhos, vai visualizar Jesus à frente daquele buraco na rocha, fechado por uma grande pedra... Neste momento, Jesus esquece de todos os que estão ao redor dEle, e só fica lembrando dos momentos que havia passado com o seu amigo, que agora está "dormindo" lá dentro... E fica triste, pois sabe que aquele tempo não volta mais... E chora profundamente... E ainda com lágrimas nos olhos, faz a sua oração a Deus, e pede que retirem a pedra que está lacrando a sepultura. A reação das pessoas é de acharem que Ele enlouqueceu, e Jesus precisa insistir para que retirassem a pedra. Após retirarem, Jesus começa a gritar: "Lázaro!" Alguns dos presentes começam a se entreolhar, outros baixam a cabeça em sinal de respeito à "loucura" de Jesus, mas o Amigo continua a gritar: "Lázaro! LÁZARO! Vem pra fora!" Algumas das mulheres presentes começam a chorar, ao sentirem a grande amizade de Jesus por Lázaro... Até que, algum tempo (e gritos) depois, Lázaro aparece, coberto por faixas e com a cabeça coberta por um sudário. Então Jesus manda que retirem as faixas que o recobrem e alimentem-no. A partir de então, muitos creram nEle.

        Fico aqui pensando... Será que eu teria alguém aqui, neste mundo, tão meu amigo, que faria por mim o que Jesus fez por Lázaro? E você, teria? Alguém que se arriscaria para me ajudar... Alguém que abriria mão da sua segurança e conforto por mim... Alguém que choraria ao relembrar os momentos felizes e tristes da nossa amizade, e sentiria saudades...

        Padre Fábio de Melo deu um show aqui em João Pessoa ontem, e uma das frases que ele disse foi: "Nesse mundo, não há nada melhor do que ter amigos verdadeiros." E relembrou com saudades de alguns dos seus melhores amigos... Cantou... "Eu gosto tanto de você que até prefiro esconder, deixa assim ficar sub-entendido..." E depois da música disse, com um sorriso maroto no rosto: "Amar é prejuízo." A platéia de aproximadamente 5 mil pessoas caiu na risada... Ele: "É verdade, gente... Quanto mais você ama, mais tem prejuízo! Você aí, você ama? Então já teve prejuízo." Enquanto a platéia ria, ele continuava com o mesmo sorriso esperto: "Quanto mais você ama, mais você sofre na hora da despedida... Fica sem querer deixar a pessoa amada ir embora... A pessoa morre e você ainda fica levando ela dentro de você por dias, meses, anos... Eu vou dizer uma coisa pra você... Pra Deus entrar no seu coração, você precisa se libertar dessa prisão... Aí tem aquela música: "Eu faria tudo pra não te perder, assim... Mas o dia vem e deixo você ir..." Pois é! Você faria tudo para não perder aquela pessoa, mas ela se foi.... E como é bonito quando você deixa a pessoa ir. Pode ter certeza que se aquela pessoa lhe amou, ela vai gostar de ver você bem, feliz, VIVENDO!"

        As palavras do Padre Fábio de Melo poderiam ser as palavras do próprio Jesus, mas o sinal que Jesus nos dá hoje é que a morte não é o fim, PARA QUEM É AMIGO DE JESUS. Um dia, meu amigo, vamos nos reencontrar... E vamos ter muitas histórias pra contar...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário