Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de março de 2008

Você pediu... Jesus atendeu. E agora... sua vida mudou? (Jo 4,43-54) (03/03/08)

Você pediu... Jesus atendeu. E agora, sua vida mudou?

        No Evangelho de ontem refletimos sobre a cura do cego de nascença, e vimos que toda a sua vida foi modificada a partir do momento da cura. Esse foi o verdadeiro milagre. No Evangelho de hoje, um funcionário do rei vem pedir que Jesus vá de Caná a Cafarnaum, para livrar seu filho da morte, ao que Jesus diz que ele pode voltar pra casa, pois seu filho está curado. No caminho de volta, o homem é avisado que seu filho ficou curado. A partir deste momento, "ele abraçou a fé, juntamente com toda a família". O milagre não foi a cura, mas a cura foi parte do milagre que aconteceu com aquela família. Jesus sabia que aquele homem precisava de um sinal para poder acreditar, e realizou o sinal. Agora eu pergunto: e você, quantas vezes já pediu um sinal a Jesus, e Ele realizou o sinal para que você acreditasse nEle e transformasse a sua vida e a de sua família?

        "Ah, mas eu agradeço a Deus nas minhas orações." E você já ouviu falar que a fé sem obras é morta? Não basta só acreditar, agradecer, pedir perdão... É preciso ter gestos concretos!

        Se você acredita em alguém, você confia a sua vida nas mãos dessa pessoa. Com Deus deveria ser mais que isso: se confiamos em Deus, devemos acreditar que tudo o que acontece ao nosso redor, só acontece porque Ele permite. Sendo assim, devemos tirar lições do que é bom e do que é ruim. Então, ao invés de culpar Deus por uma situação, procure ver o outro lado... você vai perceber que Ele livrou você de algo pior.

        Se você está muito grato por alguém que lhe fez algo extremamente bom, o que lhe vem logo à cabeça? Retribuir, não é? Então por que não pensar numa forma de retribuir a Deus, ao invés de ficar agradecendo só nas orações? E como retribuir? Existem várias formas de se retribuir, mas todas elas têm algo em comum: a gratuidade. Independente da forma escolhida (doação de dinheiro, de sangue, de medula, de tempo; atividades voluntárias em uma escola, orfanato, asilo, igreja, nas ruas, no trabalho, etc), o gesto deve ser completamente desinteressado em retribuição. Ah, quem dera que esse parágrafo tocasse pelo menos 1% dos corações que o lessem...

        Por fim, um gesto concreto de quem abraça a fé em Jesus é o perdão. Para pedir perdão é necessário despir-se do orgulho, e isso não é fácil, pois é como uma roupa de verdade, que tenta nos fazer mais importantes que os outros. Renunciar a essa "roupa" é sinônimo de igualar-se ou até tornar-se inferior à pessoa a quem se pede perdão. É O MAIOR EXERCÍCIO DE HUMILDADE. Conheço pessoas que não pedem perdão em casa, só aos "de fora". Se sentem superiores aos de casa. Para elas, pedir perdão é sinônimo de fraqueza. Você é assim? Se for, saiba que há solução...

        Todos os dias, Jesus está realizando curas à distância, como a do Evangelho de hoje. São os sinais que as pessoas pedem, e Ele concede a graça. Ele já concedeu alguma graça a você, ou a alguém que você ama? Então o milagre começou a acontecer... Para ele se completar, precisa que você abrace a fé, e passe a realizar as obras que são os frutos da maturidade dessa fé. Só assim você poderá dar testemunho do milagre que Jesus realizou em sua vida (e na sua família).

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário