Pesquisar neste blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Deus não te fez para esconder do mundo... mas para iluminá-lo (Mc 4,21-25) (31/01/08)

Deus não te fez para esconder do mundo, mas para iluminá-lo!

        Este pequeno trecho do evangelho de Marcos, que à primeira vista nos parece de difícil compreensão, na realidade se transforma num ensinamento límpido e claro.

        "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote?" Basta relacionarmos a lâmpada acesa aos dons recebidos do Criador. Os dons que recebemos só terão sentido e serão eficazes quando partilhamos os mesmos com a comunidade em que vivemos. Se os mantivermos escondidos, eles nos passarão despercebidos e serão infrutíferos.

"Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que tem". Jesus ainda nos adverte sobre a responsabilidade que temos nesse compartilhamento para o qual um dia deveremos prestar contas, e as conseqüências dessa omissão que nos levará até à perda dos dons que possuímos. Ao contrário, se os colocarmos gratuitamente ao serviço dos irmãos, eles serão desenvolvidos e se multiplicarão.

        Cabe a nós descobrirmos nossos dons e disponibilizá-los, porque muitas vezes somos inibidos a essa ação, levados pelo medo da responsabilidade assumida, ou pelo comodismo na situação em que vivemos ou, pior ainda, pelo egoísmo em dividi-los com os outros.

 

José Machado Filho

jose.machado@t-systems.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário