Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Os dois lados do 'estrelismo' (Mc 3,7-12) (24/01/08)

Os dois lados do "estrelismo"

        O assunto abordado com sutileza no Evangelho de hoje é daqueles que nem todo mundo pode falar sobre ele, pois dificilmente vai conseguir entender os dois lados. Falaremos sobre o ESTRELISMO.

        E o que vem a ser "estrelismo"? É quando o sucesso sobe à cabeça de uma pessoa a tal ponto, que ela passa a se sentir (e agir) como se fosse superior aos outros. Todos nós conhecemos pessoas que se sentem tão "especiais", que não falam com qualquer um, ou até tratam as pessoas com indiferença. O primeiro sintoma do estrelismo é a falta de humildade ao tratar com as pessoas mais simples... E isso nós vemos acontecer na escola, na universidade, no trabalho, em casa e até na igreja! Se você se acha superior a alguém, e por isso está tratando esse alguém como se estivesse fazendo um favor, cuidado! Uma hora você vai descobrir que precisa mais deles do que eles precisam de você...

        Por outro lado, é normal nós sentirmos admiração por pessoas que tem um carisma especial. Admiramos a pessoa mais bonita da nossa turma, do nosso trabalho, do nosso grupo... Gostamos de ouvir aquela pessoa que fala ou canta bem... Todos nós queremos ficar perto daquela pessoa que está sempre de "alto astral"... E quando acontece de muuuitos admirarem a mesma pessoa, a ponto de sufocá-la na sua privacidade, e até na sua saúde, como acontece com alguns artistas e até com alguns padres, aí a situação se inverte! Da mesma forma que é errado uma pessoa "se endeusar", também é errado "endeusar" alguém! Afinal o único Homem-Deus que já pisou nesse mundo foi Jesus, e veja o que aconteceu com Ele nesse Evangelho de hoje...

        A multidão estava tão empolgada com o que Jesus estava fazendo, de curar e ensinar, que tinham pessoas que se jogavam sobre Ele para ter a oportunidade de tocar nEle. Era tanta gente comprimindo Jesus, que a sua única saída foi pedir que os discípulos arrumassem um barco onde Ele pudesse falar com seu povo.

        De que lado do estrelismo nós estamos hoje? Do lado da estrela, que se endeusa e esquece de ser humilde? Ou do lado daqueles que endeusam seu ídolo e passam a sufocá-lo, esquecendo que ele é tão humano (e cheio de defeitos) como nós? Ou será que estamos dos dois lados?

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário