Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Nenhuma regra está acima da maior de todas as regras: Fazer o bem (Mc 2,23-28) (22/01/08)

Nenhuma regra está acima da maior de todas as regras: Fazer o bem!

        O Evangelho de hoje traz algo que nós evitamos aprofundar sobre o assunto: Jesus transgrediu alguma regra? Pois é, Ele se colocou acima da tradicional regra de que o sábado é o dia do descanso. E isso é um fato que precisamos aprofundar hoje... Será que estamos seguindo alguma regra que nos impede de seguir a maior de todas as regras?

        A tradicional regra do sábado impunha que ninguém deveria trabalhar neste dia, já que foi o dia escolhido por Deus, desde a criação do mundo, para o descanso. Os judeus levavam isso tão à sério que foram criando regras cada vez mais rígidas para o sábado. Eles instituíram uma distância máxima que era permitido caminhar, proibiram o uso de sandálias que precisassem amarrar as correias, e nem os curandeiros podiam trabalhar, a não ser em caso de risco de morte. As regras foram ficando tão estapafúrdias que deixaram de lado a razão e o bom senso. Jesus chegou para abalar essas regras que desvirtuavam o sentido original do dia de descanso. "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado." Com essa frase Ele resume o que a nova lei, que Ele veio instituir, pensa a respeito do "dia de descanso". O sábado não está acima do nosso dever maior: FAZER O BEM ÀS PESSOAS, DA MESMA FORMA QUE NÓS GOSTARÍAMOS QUE ELAS NOS FIZESSEM BEM. E nessa frase você pode trocar o "fazer o bem" por AMAR, pois esse é o amor que Jesus quer de nós: o Amor Atitude.

        Pensemos então nas regras que aprendemos a seguir sem pensar, e lembremo-nos que nenhuma delas está acima da maior de todas: a Regra do Amor.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário