Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A autoridade de Jesus (Mc 1,21b-28) (15/01/08)

A autoridade de Jesus

        No Evangelho de hoje, Jesus continua entrando nas sinagogas para ensinar aos sábados, só que agora já leva consigo os discípulos. E o acontecimento que chama atenção, hoje, é a presença de uma pessoa com um espírito mau, que vem perguntar a Jesus o que Ele quer. E o tal espírito reconhece Jesus como o Santo de Deus.

        Jesus apenas ordena ao espírito mau que "cale-se e saia dele". O espírito sacode o homem e deixa-o. As pessoas ficam admiradas ao verem que além da autoridade ao ensinar, Jesus também tem autoridade sobre os espíritos maus.

        No tempo de Jesus, os espíritos maus tinham um modus operandi diferente de hoje. Naquele tempo esses espíritos assustavam as pessoas no ponto fraco delas: o medo do desconhecido e do sobrenatural. Nos dias de hoje, com o avançar da ciência e do conhecimento, muitos fenômenos como a histeria, a convulsão e a esquizofrenia têm explicação na medicina e na psicologia. Os espíritos maus atuam hoje de forma mais sutil, mais discreta: abalando as bases familiares. A relação pais-filhos vem sendo minada por vários fatores: o ritmo de vida acelerado, a falta de tempo, diálogo e carinho, a influência da televisão, cinema, computador e videogame nas mentes sem senso crítico para filtrar o que é certo e errado. Os espíritos maus de hoje são a falta de respeito entre pais e filhos, a preguiça e acomodação, a falta de auto-estima que gera a carência e torna nossas crianças e adolescentes vulneráveis às más influências... E Jesus também tem autoridade sobre esses maus espíritos! À medida que os ensinamentos de Jesus passam a fazer parte do cotidiano dos pais e dos filhos, os espíritos maus não encontram mais espaço, pois é o Espírito Santo quem conduz os pensamentos e os atos de todos e de cada um.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



5 comentários:

  1. Adorei a forma como foi refletido o evangelho objetivo e atual.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a forma como foi refletido o evangelho objetivo e atual.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a forma como foi refletido o evangelho objetivo e atual.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a forma como foi refletido o evangelho objetivo e atual.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a forma como foi refletido o evangelho objetivo e atual.

    ResponderExcluir