Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Por que Jesus começou a pregar e curar numa terra de pagãos? (Mt 4,12-17.23-25) (07/01/08)

Por que Jesus começou a pregar e curar numa terra de pagãos?

        O Evangelho de hoje é de uma sutileza bastante interessante. A mensagem principal que é passada hoje não está nas linhas, mas nas entrelinhas. A pergunta que devemos fazer é: por que Jesus começou a sua vida pública, suas pregações, suas curas e os seus milagres em uma terra de pagãos? Sendo judeu, a primeira opção (aos nossos olhos) deveria ser cuidar dos próprios judeus. Então por que começar pelos pagãos?

        Será que os judeus tinham a cabeça tão fechada que não conseguiriam dar crédito ao filho do carpinteiro? Àquele rapaz que eles viram crescer? Àquele homem que perdoava os pecados em seu próprio nome? Àquela pessoa que falava em nome de um Deus que eles morriam de medo? Será que a fé que Jesus encontrou entre os pagãos, Ele encontraria no meio do seu povo? Na sua própria cidade? Talvez isso responda o porquê dEle ter começado a pregar e curar em uma cidade de pagãos. Os pagãos talvez tivessem menos "pré-conceitos" que os judeus. E hoje, seria diferente?

        Fico pensando, se Jesus fosse começar a sua vida pública nos dias de hoje, onde Ele começaria? Dentro das grandes igrejas, ou dentro das comunidades carentes? Quem será que teria mais fé: os doutores e os teólogos, ou os pequeninos excluídos da sociedade?

        Que partindo da reflexão desse Evangelho, nós possamos pedir ao Espírito Santo a graça de reconhecer e ter fé em Jesus quando Ele estiver diante de nós, falando e nos curando... Amém.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário: