Pesquisar neste blog

domingo, 23 de dezembro de 2007

José: quem dera eu tivesse a sua fé... (Mt 1,18-24) (23/12/07)

José: quem dera eu tivesse a sua fé...

        O Evangelho de hoje fala de um dos homens que eu mais admiro na Bíblia: José. Não só pelo importantíssimo papel de pai terreno de Jesus, mas principalmente por aceitar casar-se com Maria, estando ela grávida antes de deitar-se com ele, confiando apenas em um sonho que ele teve. Admito que não sei se teria a mesma atitude dele... Talvez me falte essa fé... E talvez por isso eu o admire tanto...

        Maria poderia ter dito ao anjo: "Posso conversar com meu noivo antes de aceitar essa proposta de Deus?" Mas ela deu a sua resposta independente da resposta de José. E isso deixa clara uma característica de Maria: a sua impulsividade. A mesma impulsividade que fez com que ela antecipasse a vida pública de Jesus nas Bodas de Caná. Fico imaginando... e se José não tivesse aceito casar com Maria? Ele estaria sendo justo, e ninguém iria poder condená-lo, pois ele não foi consultado para concordar ou discordar da concepção de Jesus por Maria, sob a ação do Espírito Santo, sem a sua participação.

        Há muito tempo eu me pergunto se Deus foi justo com José... Só um homem que se guarda para o casamento poderia entender o que eu estou falando. A única resposta que me vem é que Deus não tiraria algo tão importante de José, se não lhe concedesse uma boa compensação... Ser o pai terreno do Filho de Deus. Nenhum outro homem na história teve esse papel de ser o formador, o educador, a referência de pai para Jesus. Quando Jesus pensava em Deus e o chamava de Pai, não tinha como não associar a José, seu pai de criação. Da mesma forma que nós, quando pensamos em Deus, associamos com o nosso pai terreno... e é isso que muitas vezes explica a nossa afinidade ou falta de afinidade com Deus. E é por isso que muitas pessoas só conseguem rezar por intercessão de Maria... porque só conseguia falar com seu pai por intercessão da sua mãe. Da mesma forma, muitas pessoas não conseguem se identificar com Maria, Mãe de Jesus, porque não se dão bem com sua mãe terrena...

        Vou dizer algo bastante óbvio, mas que muitas vezes não nos damos conta: Jesus não nasceu adulto! Ele foi criança, e precisou aprender a andar, falar, ler, escrever, pensar, tratar, observar e tocar as pessoas... Isso não se nasce sabendo: se aprende. E o papel de José foi fundamental para o crescimento físico, social e espiritual de Jesus.

        Observe que em Mateus 12,50 Jesus diz que quem faz a vontade de seu Pai que está nos Céus é seu irmão, sua irmã e sua mãe, mas não diz que pode ser seu pai. O único que pôde desempenhar o papel de pai terreno de Jesus foi José. E eu acredito que tão difícil quanto encontrar a mãe ideal para Jesus, foi encontrar esse pai ideal. Feliz da mulher que encontra um marido como José, e feliz do(s) filho(s) que tem(têm) um pai como José. Uma boa mulher edifica a casa, mas um bom homem é salvação para toda a família.

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Um comentário:

  1. Jailson boa noite, gostaria de lhe informar o quanto as suas reflexões estão me ajudando na novena de natal, são faladas claramente e de facil entendimento, muito obrigado;Deus te abençoe.

    ResponderExcluir