Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A criança e o 'pirralho' (Mt 11,16-19) (14/12/07)

A criança e o "pirralho"

        No Evangelho do hoje, Jesus compara a geração da época em que Ele viveu (particularmente os líderes religiosos) com crianças que nunca estão satisfeitas. Que reclamam que quando eles cantam e tocam flauta, ninguém dança; quando entoam lamentações, ninguém bate no peito... Falam mal de João Batista, falam mal de Jesus... Mas "a sabedoria é reconhecida com base em suas obras." E quais foram as obras dos líderes religiosos daquela época? Jesus nem chegou a dizer, mas é como se dissesse: "Eu curei cegos, coxos, possuídos, trouxe de volta pessoas que estavam perdidas... E vós? Que fizestes para os necessitados? Quais foram suas obras?"

        Você já prestou atenção que Jesus disse que devemos ser como crianças, mas nesse Evangelho Ele critica a sua geração comparando-a com crianças? Por quê?

        Eu não sei se existia essa palavra no idioma de Jesus, mas eu acredito que nessa passagem de hoje, Ele não se referiu às crianças, mas aos "pirralhos". Aqui no Nordeste do Brasil existe uma diferença entre a criança e o pirralho. O pirralho é aquele que é mal-educado, mal-criado, que não obedece ninguém, nem aos pais, que cresce em estatura mas continua imaturo, que maltrata as pessoas e sente prazer com isso... Diferente da criança, que quando se magoa, no segundo seguinte já esqueceu; que se faz pequena e se coloca nos braços do Pai... Quando um pirralho quer ir para o colo do pai e não consegue, esperneia, grita, chora, até conseguir, e quando consegue, já quer sair de novo. E o pirralho leva tudo isso quando vai ficando adulto: faz de tudo para conquistar uma menina, e quando consegue, desiste dela e já parte pra outra... Se for magoada por alguém, fica tramando uma vingança, e só sossega quando se vinga. Quando se relaciona com alguém, passa mais tempo procurando os erros e defeitos do que elogiando e exaltando as qualidades...

        A imaturidade da geração de Jesus ainda existe hoje, e o pior: entre pessoas INTELIGENTES. Eu conheço pessoas muito inteligentes, mas que não aprenderam a reconhecer o que é mais importante... E o que é o mais importante? O que Jesus disse hoje no último versículo: as obras. A fé sem obras é morta. O amor sem obras é só um sentimento.

        Nesta preparação para o Natal, que não sejamos pirralhos crescidos, que só sabem ver o lado negativo das coisas, que estão sempre insatisfeitos com tudo e com todos... Seja inteligente e maduro: perdoe. Eu garanto a você: na maioria das vezes, eles não sabem o que fazem.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

 



Um comentário:

  1. gostei da difereça entre criança e pirralho e acho que é isso mesmo.

    ResponderExcluir