Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Para que saber a genealogia? (Mt 1,1-17) (17/12/07)

Para que saber a genealogia?

        O Evangelho de hoje lembra a genealogia de Jesus. O Antigo Testamento diz que o Salvador do mundo virá da descendência de Davi, por isso que Jesus também é chamado, em algumas passagens dos Evangelhos, de Filho de Davi.

        Alguns pontos são interessantes observar nessa reflexão:

        Primeiro: de Davi até José, a descendência passou apenas entre os homens. É claro que a nossa tradição católica diz que José não teve nenhuma participação na concepção de Jesus, mas apenas na sua criação.

        Segundo: são observadas algumas contradições entre a genealogia apresentada nesta passagem de Mateus, e na genealogia apresentada em Lucas 3,23-38. Uma delas é o pai de José, que aqui em Mateus, é Jacó; e em Lucas é Heli. A explicação para isso pode ser uma tradição antiga entre os judeus, que dizia que o genro também era considerado filho; portanto, ou Heli ou Jacó seria o pai de Maria. Em Lucas 3,4-5, quando é falado do recenseamento de toda a terra, é reafirmado que José era "da casa e da família de Davi". Tudo isso para afirmar e confirmar que Jesus era da linhagem real, profetizada no Antigo Testamento.

        Terceiro e mais importante para a reflexão de hoje: o valor dado aos nossos antepassados. Dificilmente encontraremos alguém que saiba os nomes dos seus bisavós, muito menos dos seus tataravós, que representam apenas a 3ª e 4ª geração antes de nós. Na época de Jesus, conhecer a genealogia era fundamental, principalmente quando a descendência era composta de pessoas importantes. Qual a importância de se valorizar os antepassados? Conhecer a nossa origem. De onde viemos. Mas também tem outro fator importante: conhecer a origem das nossas qualidades e defeitos mais profundos. Dos nossos pais, não herdamos apenas a carga genética, mas muitos traços de personalidade, seja por imitação ou por "contra-imitação" consciente do que consideramos errado. Por exemplo: quem cresceu recebendo atenção dos pais, vai considerar isso importante e vai ser assim com os filhos, e vai repassar isso de geração para geração. Da mesma forma, quem cresceu sendo espancado pelos pais, pode considerar que essa é uma forma errada de educar os filhos, e nunca repetir essa atitude com seus filhos. Você pode estar pensando: por que isso é importante? E eu respondo: Você está pensando em casar? Pois então saiba que quando você casa com alguém, não casa somente com uma pessoa, mas com toda a família dela. E é claro que de uma família ajustada, a probabilidade de sair uma pessoa ajustada é bem maior, em comparação com uma família desajustada. Por isso, vai o conselho: conheça a família do(a) seu(sua) namorado(a); observe a forma como se tratam os pais dele(a); observe a forma como os pais dele(a) o(a) tratam; observe a forma como ele(a) trata os pais e os irmãos dele(a). E o mais importante: converse sobre isso com ele(a). Pode até ser difícil para ele(a), no início... mas se você deixa passar, todos os maus tratos que aconteciam na casa dele(a) vão repassar para a sua futura casa. Lembre-se: traços de personalidade hereditários sempre têm uma grande influência (positiva ou negativa) na nossa personalidade.

        Aproveite e observe também as suas próprias falhas hereditárias, e acredite: você pode ser melhor, basta querer!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário