Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Reflexão: Evangelho do dia 19 de novembro (Lucas 18,35-43)

Roteiro de Cura Interior

        O que você vai ler nas próximas linhas é um roteiro de cura interior baseado no Evangelho de hoje. Enquanto lê, procure ver em que área da sua vida ele se aplica.

        Primeiro ponto: O cego estava na beira da estrada, pedindo esmolas, quando vem a multidão e ele descobre que Jesus está passando. Ele sabe que essa pode ser a sua única chance de ser curado, e começa a gritar por Jesus. Mesmo que as pessoas tentem fazê-lo se calar, ele grita cada vez mais alto, até Jesus ouvi-lo. ISSO É QUE É TER FÉ! Será que nós temos essa fé ativa? Que grita e clama até conseguir ser ouvido? Ou nossa fé é passiva, que espera que Jesus consiga nos enxergar lá no final da multidão, e venha até nós para resolver nosso problema? Quando Jesus passar, não perca a oportunidade, grite!!! Pode ser que Ele não passe novamente...

        Segundo ponto: Quando Jesus percebeu que aquele homem não iria desistir, parou e mandou que o trouxessem até Ele. O cego foi trazido no meio de toda aquela multidão... Todos puderam ver que ele enfrentaria qualquer situação para conseguir a sua cura. Ele não podia ver, mas certamente deve ter ouvido as pessoas fazerem comentários sobre a sua sujeira, o seu pecado... que se ele estava daquele jeito é porque mereceu aquele castigo de Deus... Mas ele atravessou a multidão, e isso já foi uma parte do processo de cura. O que isso quer dizer? Que para conseguirmos a cura do nosso problema, também temos que atravessar a "via crucis" que esse cego atravessou. Não precisa ser necessariamente uma multidão... Mas NÓS PRECISAMOS FAZER O NOSSO SACRIFÍCIO, PARA QUE JESUS POSSA FAZER A PARTE DELE. O sacrifício do cego foi gritar por Jesus (bem alto!) e atravessar a multidão, para chegar a Jesus. Parece pouco? Experimenta se colocar no lugar do cego... Você teria coragem de clamar por Jesus e atravessar uma multidão, expondo o seu problema a todos, escutando os comentários das pessoas, enfrentando os olhares de pena ou de desdém (no caso do cego, isso não foi problema...), e se colocar humildemente aos pés de Jesus?

        Terceiro ponto: Jesus deve ter percebido que o homem era cego, mas mesmo assim perguntou: "Que queres que eu faça por ti?" Parece piada! O que o cego poderia querer? Enxergar, logicamente! Mas Jesus queria ouvir o cego dizer. Observe que essa é uma pergunta muito clara e direta. Então exige uma resposta clara e direta, e foi assim que o cego respondeu: "Senhor, eu quero enxergar de novo." Veja que a visão era algo que ele tinha e que precisou ser tirado, para que ele pudesse dar valor. Não foi Deus quem lhe deu o dom de enxergar? Então por que precisou tirar, para devolvê-lo depois, assim? Para que ele passasse a dar valor aos dons de Deus. Você já percebeu como faz muito mais falta aquilo que você já teve um dia, mas depois perdeu... do que aquilo que você nunca teve? Tem pessoas que nunca conseguem se adaptar a viver sem a visão, sem a liberdade, sem aquele alguém, sem um computador, sem dinheiro... E você, o que lhe foi tirado e hoje lhe faz falta? A sua felicidade depende disso? E você REALMENTE QUER SER FELIZ novamente? Então, meu irmão, siga os passos desse roteiro... Faça a sua parte, o seu sacrifício, que Jesus fará a parte dEle.

        Mais dois detalhes desse Evangelho: 1) Lembre-se que, no final, o ex-cego passou a SEGUIR JESUS, GLORIFICANDO A DEUS, e TODO O POVO DAVA LOUVORES A DEUS POR ISSO. Esse é um dos sinais mais claros do verdadeiro milagre: transforma a pessoa em seguidora de Jesus! 2) O cego precisou que outras pessoas lhe levassem até Jesus... Assim como você também vai precisar, e aquele seu amigo "cego" também precisa que você o leve até Jesus. O caminho é difícil, mas você não está sozinho nele...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!

Um comentário: