Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Ensinemos nossos conterrâneos a serem hospitaleiros. Se não... (Lc 10,13-16) (05/10/07)

Ensinemos nossos conterrâneos a serem hospitaleiros! Se não...

        No Evangelho de hoje, Jesus conclui o discurso de ontem, em que Ele deu as recomendações aos 72 discípulos que iriam preparar a Sua chegada nas cidades que Ele pretendia visitar.

        A irritação que Jesus demonstra hoje é com as cidades que não acolheram bem os discípulos de Jesus. Corazim e Betsaida eram cidades em que viviam judeus, ou seja, o povo a quem Jesus deu a prioridade de receber a Boa Nova em primeiro lugar. Até Cafarnaum, que foi a cidade onde o próprio Jesus pregava aos sábados nas sinagogas, e fez tantos milagres, a ponto de pedirem que Ele ficasse lá... não acolheu bem os seus discípulos... A estas cidades, Jesus mostrou toda a sua revolta, pois deveriam ser cidades que mais estariam de braços abertos para receber os anunciadores do Reino, mas foram as que rejeitaram. Por isso Jesus fala de Tiro e Sidônia, que eram cidades fora da Palestina, em que moravam não-judeus, no entanto, em várias passagens Jesus visitou estas cidades (Mateus 15,21; Marcos 7,24; Lucas 4,26) e muitos dessa região se aproximaram para ouvi-lo pregar (Marcos 3,8; Lucas 6,17), e sempre tiveram muita fé. Se tivessem visto os milagres que foram realizados no meio dos judeus, estas cidades pagãs já teriam se convertido há muito tempo!

        Observe que Jesus dá o veredicto negativo de toda uma cidade pelo mau acolhimento que alguns deram aos seus discípulos. Talvez houvessem, naquelas cidades, pessoas que acolheriam bem os discípulos... Mas pela falta de hospitalidade e acolhimento de alguns, todos pagaram! Jesus sabia que a brutalidade e arrogância dos maus gritam mais alto que a boa vontade e acolhimento dos bons... como aconteceu em Jerusalém, durante a Sexta-Feira Santa.

        A mensagem de hoje vai para os formadores de opinião pública! Vocês têm um grande poder e uma enorme responsabilidade nas mãos! Usem da sua influência para tornar as pessoas melhores: mais acolhedoras, mais educadas, mais hospitaleiras... mais humanas!... Quando os discípulos de Jesus chegarem na nossa cidade, que eles encontrem boa acolhida, para que não entremos todos na lista onde está Corazim, Betsaida, Cafarnaum...

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário