Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Quer fazer parte da família de Jesus? (Lc 8,19-21) (25/09/07)

Quer fazer parte da família de Jesus?

        Esta é uma das passagens preferidas dos protestantes que gostam de diminuir Maria. Aqui, Jesus afirma que a mãe e os irmãos dEle são aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática. Os protestantes afirmam, a partir daí, que Jesus não dava importância à Maria, e que Ele tinha irmãos, ou seja, que Maria teve outros filhos.

        Já li livros que ensinam como interpretar essa passagem bíblica sob a ótica católica para "defender" Maria contra os ataques dos protestantes. Como prefiro a praticidade e a objetividade, não perco tanto tempo tentando argumentar muito com os protestantes. Basta saber que o termo "irmão", no idioma falado naquela região, na época de Jesus, era utilizado para designar irmão ou primo. Quanto a importância de Maria, a questão é pura relatividade: você pode encarar que Maria é rebaixada... mas eu entendo que Jesus exalta aqueles que escutam a Sua Palavra e as põe em prática, a ponto de igualá-los à pessoa que Ele mais tem consideração no mundo, a sua mãe.

        Então se nós escutarmos e pusermos em prática seus ensinamentos, faremos parte da família de Jesus? Exatamente! E fazer parte da família implica dizer que teremos os mesmos direitos, os mesmos bens e os mesmos deveres!

        Mas e a questão de Maria ter tido outros filhos? Meu amigo, se ela teve relações com José, o MARIDO dela, e se teve outros filhos, por acaso, isso diminui a mulher excepcional e especial que ela foi? Eu li e reli várias vezes os dogmas da igreja, e não encontrei nada que afirmasse que Maria morreu virgem. A certeza é que ela concebeu Jesus virgem, e permaneceu virgem após o parto inexplicavelmente (mistério de fé), e que após a sua morte, ela subiu aos céus sem pecado. O próprio Catecismo da Igreja Católica considera o ato sexual NO MATRIMÔNIO uma bênção de Deus. Considera José como castíssimo esposo. No entanto, a nossa visão de castidade é um pouco distorcida: castidade não significa abstinência sexual, mas sim a vivência da sexualidade de forma sensata e coerente, respeitando o tempo de viver cada etapa da vida. Após o casamento, José e Maria poderiam ter relações sexuais, e isso não seria nenhum pecado. Pelo contrário, seria um ato abençoado por Deus. Conseqüentemente, não haveria motivo para se pensar que Maria seria menos santa e digna por causa disso. Afinal, ela foi a mãe do Filho de Deus.

        Não estou afirmando aqui que Jesus teve ou não teve irmãos de sangue, ou seja, que Maria teve outros filhos com José. Nem que José e Maria tiveram ou não tiveram relações sexuais. Não quero escandalizar nem polemizar. Só quero deixar claro que tendo ou não, ela é e sempre vai ser a minha Rainha, Mãe do nosso Salvador e nossa Mãe, minha intercessora, e vai merecer toda a minha admiração, carinho e respeito. E ai de quem falar mal dela!

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Cadastre-se já!

7 comentários:

  1. Caro Jailson...
    Gostei do seu desejo de querer dar a importância devida à Virgem Maria. Todavia ao dizer: "Eu li e reli várias vezes os dogmas da igreja, e não encontrei nada que afirmasse que Maria morreu virgem", você põe em dúvida esta verdade de fé. Veja o que o magistério da Igreja ensina:“Nós, com a autoridade apostólica e de parte de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, requeremos e admoestamos aqueles que afirmaram (...) que nosso Senhor não é o verdadeiro Deus e da mesma substância em tudo igual ao Pai e ao Espírito Santo; ou que não fosse concebido segundo a carne no útero da beatíssima e sempre virgem Maria, pelo Espírito Santo, mas que nasceu do sêmem de José como todo ser humano; (...) ou que a mesma beatíssima Virgem Maria não permaneceu sempre na integridade virginal, antes, durante e depois do parto seja considerado anátema". Como católcios não podemos colocar esta verdade de fé em dúvida. A virgindade de Maria não é apenas um caráter espiritual ou moral, ela é um fato, uma realide.

    ResponderExcluir
  2. faltou o anônimo citar qual documento

    ResponderExcluir
  3. mas porque na biblia diz que todos sao pecadores, onde disse que maria nao tinha pecado???

    ResponderExcluir
  4. Amado irmão, você esueceu de colocar a homilia completa, mas como conheço os dogmas da minha igreja, vou ajudá-lo

    segue--http://blog.cancaonova.com/homilia/2008/09/23/a-mae-e-os-irmaos-de-jesus-lc-819-21/

    cuidado com os complementos e interpretações pessoais, pois assim podem surgir cismas

    ResponderExcluir
  5. Caro Abel,
    Agradeço pela preocupação. E fico feliz por ver que você está em busca de conhecer melhor a palavra de Deus lendo em vários sites as reflexões e homilias para as passagens da Bíblia.
    Gostaria apenas que você observasse a data em que foi publicada a homilia da Canção Nova e a data em que foi publicada esta reflexão. Só para saber qual foi escrita primeiro.
    Não estou aqui para provocar cismas. Não faço interpretações pessoais que divergem dos dogmas da noss igreja. Apenas reflito sobre o que está na Bíblia, sempre com cuidado para não polemizar, mas buscando esclarecer.
    Que Deus abençoe todos os que passam aqui e lêem nossas reflexões, para que continuem difundindo a Palavra de Deus em outros sites e meios de comunicação, sempre lembrando de citar suas fontes.
    Abraços.
    Jailson.

    ResponderExcluir
  6. olá!esta passagem nao quer dizer que Jesus estava diminuindo Maria,ela teve sim sua importancia que o Senhor a escolhe para que o concebesse,mas quem deu a vida por nós na cruz do calvario foi Jesus e nao Maria,esta escrito na palavra ninguém vem ao pai a nao ser por mim(joao 14:06),leia lucas 2:49;50;51JESUS fala que esta tratando assunto do pai que é Deus nao deixe de ler tbm oseias 4:6 um abraço e A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo,dizer que Maria foi pro céu,sem pecado,todos nós somos pecadores,é só lê a bíblia e outra até ela precisou de um salvador.Quem esta sentado a direita do Pai é Jesus Cristo e não Maria.
    Será que ao fazer um bolo,comemos a forma ou o bolo? Estamos tirando o lugar de Jesus e colocando Maria.Temos que ler,para não continuarmos,sendo enganados,por pessoas que leva o engano e a idolatria,ao povo em nome de uma religião que engana o povo,porque lhe convém,é uma vergonha ainda nessa época,as pessoas não,lerem e acreditar na religião,se enganando e levando outros ao engano,impedindo o povo de adorar,em Espírito e verdade.Abrem o olho,Jesus vira será que alguém poderá salvar ,a não ser aquele,que morreu em nosso lugar e quebrou todos os paradigma,por amor. Não temos que brigar ou se defender usando religião,mas saber a verdade e passar,a verdade,e cumprir nossa tarefa ide de Jesus.Que a graça e o amor de DEUS seja com todos ,vós.

    ResponderExcluir