Pesquisar neste blog

sábado, 15 de setembro de 2007

O pensamento de Simeão sobre Jesus (Lc 2,33-35) (15/09/07)

O pensamento de Simeão sobre Jesus

        A infância e adolescência de Jesus não são muito bem descritas na Bíblia. Mas Lucas fez questão de mostrar que Jesus, desde criança, já chamava atenção das pessoas, que comentavam entre si e até mesmo com os pais dEle. Observe que a passagem do Evangelho de hoje não relata o que as pessoas diziam do Jesus criança... diz apenas que os pais de Jesus estavam admirados. E provavelmente foram procurar alguém sábio, experiente, um profeta, que pudesse dar sua opinião sobre esse assunto que estava, de certa forma, mexendo com a tranqüilidade Maria e José.

        Simeão era o típico profeta. Idoso, experiente, observador, sábio com as palavras... Deve ter passado algum tempo com Jesus, conversando sobre vários assuntos, e percebendo como aquela criança já tinha idéias de adulto, convicções sobre as práticas vigentes na época... Deve ter percebido que aquele menino teria coragem de enfrentar os poderosos da época, e que não abriria mão do que considera justo...

Também era claro que, na sociedade, as pessoas sofriam com as imposições religiosas impostas pelos fariseus e doutores da lei. Então elas iriam gostar das idéias de Jesus, e muitos corações encontrariam sua razão de viver pelas palavras daquele menino.

        O potencial de liderança de Jesus não passou despercebido pelo sábio Simeão, que teria que falar com os pais de Jesus para dizer seu "diagnóstico"... Mas Simeão deu não só o "diagnóstico", mas também o "prognóstico" de Jesus. O velho Simeão previu, sabiamente, que Jesus não conseguiria sair ileso se batesse de frente com os poderosos da época, o que resultaria em um fim trágico para Ele. E a forma que ele encontrou de dizer isso para Maria foi, no mínimo, poética: "...uma espada te traspassará a alma." Ele não disse tudo o que pensava... e a sua declaração, se analisarmos bem, foi até imparcial... em cima do muro... Não falou mal, mas também não elogiou.

        A lição de hoje: humildade, para agir como José e Maria, que foram procurar alguém com quem pudessem compartilhar suas ansiedades.

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário