Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

E se Jesus nascesse nos dias de hoje? (Mt 23,13-22) (27/08/07)

E se Jesus nascesse nos dias de hoje?


No Evangelho de hoje, Jesus é bastante direto e contundente. Ele falava com conhecimento de causa, ou seja, Ele conhecia os fariseus e as pessoas que estes fariseus "convertiam". A cidade onde Jesus nasceu e viveu boa parte da sua vida, Nazaré, era um lugar por onde circulavam povos de vários lugares do mundo, sem contar que Jesus deve ter viajado bastante durante toda a sua vida.

Nesta reflexão de hoje, fico pensando: se Jesus nascesse nos dias de hoje, será que Ele ficaria feliz em ver a situação como se encontram os templos, as religiões, os pregadores da Sua palavra? Ou será que Ele ficaria triste? Encontraria hipócritas que pregam uma coisa e fazem outra... Que fecham (ao invés de abrirem) as portas do Reino para as pessoas a quem supostamente convertem... Que se acham os donos do Reino e da Verdade e excluem aqueles que não aceitam sua forma de entender as sagradas escrituras... Que criam e impõem regras sem sentido... Que ensinam a seus "convertidos" que eles são melhores que os demais, e têm a preferência de Deus.

Será que Jesus gostaria quando visse que a sua própria Palavra se transformou em motivo de divisão entre os próprios seguidores desta mesma Palavra? Os livros da Bíblia foram escritos durante aproximadamente dois mil anos, por povos de culturas diferentes em épocas diferentes, em línguas que foram sendo modificadas ou extintas ao longo dos anos. Tudo isso dá margem a diferentes interpretações. No entanto, a essência é a mesma. Tudo o que Jesus quer, se resume em AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

Eu já vi muitas pessoas ficarem tristes com a "conversão" de alguém próximo, para outra religião cristã, pois isso é sinal de que aquela pessoa vai se afastar. Que seus pensamentos ficarão tão diferentes, que vai tornar difícil uma convivência fraterna. Existe contradição maior? O mesmo Deus, o mesmo Jesus, o mesmo ensinamento de amar ao próximo...

A grande maioria dos que trocam de religião é por questão de ACOLHIMENTO. Eles ficariam em qualquer igreja que desse uma boa acolhida. Quantos amigos eu tenho, que sentem falta de algo para completar suas vidas, e que estão esperando que eu as convide para apresentar esse algo novo? Algo que possa ajudar a superar as dificuldades com mais tranqüilidade... Quantos estão à deriva, esperando que alguém ofereça a oportunidade de FAZER PARTE de um grupo de amigos que saiam juntos, se divirtam juntos, e quando encontram essa oportunidade com um grupo diferente do que consideramos como certo, nós ficamos tristes... Os grupos se fortalecem a medida que seus integrantes SE SENTEM PARTE dele e compartilham suas alegrias e angústias, até que se sintam à vontade para trazer novas pessoas a fazerem parte também... Quando uma igreja enche ou se esvazia, é por isso: ACOLHIMENTO. Todos precisam disso para se sentir bem em qualquer lugar.

A mensagem de hoje é para que abramos nossos olhos ao que está claro: não há salvação para quem exclui as pessoas... Portanto, quem quer construir o Reino dos Céus aqui na terra precisa saber acolher, e fazer as pessoas se sentirem parte do grupo. E a melhor forma de fazer isso é incentivando cada um a desenvolver suas potencialidades, e parabenizando todo e qualquer avanço, por mínimo que seja...

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário