Pesquisar neste blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Sabeis qual é o dom mais precioso do homem? (Lc 1,26-38) (22/08/07)

Mais uma vez nos deparamos com uma passagem em que São Lucas não presencia o fato, e narra o ocorrido com a liberdade do estilo literário que caracteriza o seu livro. Ao parar para refletir essa leitura, podemos nos limitar a entender o fato histórico, mas também podemos ir um pouco mais além, e tentar ultrapassar a limitação das belas palavras usadas pelo evangelista.
O fato histórico é um dos mistérios de fé bastante discutidos, principalmente nos primeiros anos do cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Romana. Maria engravidou por obra do Espírito Santo, após ter dito seu SIM ao anjo Gabriel. Ela se colocou como serva, à disposição da vontade do Senhor. Jesus precisava nascer de uma mulher que fosse exemplar, e Deus escolheu Maria. A partir daquele momento, ela tinha uma enorme missão na sua vida: ser a mãe do Filho de Deus.
Certa vez, eu li um livro em que duas pessoas arrumaram um jeito de voltar no tempo até a época de Jesus, utilizando uma máquina do tempo. E durante esta aventura, eles tiveram algumas oportunidades de conversar a sós com Jesus. Em uma dessas conversas, Jesus perguntou: “Sabeis qual é o dom mais precioso do homem?” Um deles respondeu: “A liberdade.” Jesus continuou: “A consagração amorosa da vontade humana a do Pai. De fato, meus filhos, é o único dom válido que o homem pode oferecer a Deus.” Eles perguntaram a Jesus: “Queres dizer que nada mais podemos oferecer?” E Jesus concluiu com essas palavras: “Fazer a vontade de Deus é tudo.”
Mas qual é a vontade de Deus na minha vida? E na sua vida? A vontade de Deus na vida de Maria até que foi fácil dela descobrir, afinal, um anjo foi visitá-la e disse com todas as letras, bastou ela dizer “sim”. Realmente, dizer o “sim” foi fácil, mas cumprir o “sim”, com certeza foi muito difícil. Isso sem falar de José, que também teve que dar seu “sim” para que Jesus também tivesse um exemplo de pai terreno. Como homem, acredito que o “sim” de José tenha sido tão difícil quanto o de Maria... Tudo isso para fazer a vontade de Deus na vida deles.
A mensagem que esse Evangelho nos deixa para o dia de hoje é: silenciar a nossa mente e o nosso coração para escutar o que Deus quer de nós. O interessante é que nós, quase sempre, já sabemos o que Ele quer de nós, mas nos falta coragem de admitir... Ficamos adiando, procurando confirmações que venham de fora... Alguém que chegue e adivinhe exatamente o que estamos passando... enquanto isso o tempo vai passando...
Feliz de quem ainda sente o incômodo de querer mudar algo que sabe que não está certo... Quando nem esse incômodo existir mais, aí sim, Deus se preocupa...

Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário